Pró-Professor https://periodicos.ufop.br/proprof <p style="text-align: justify;">ISSN: 2317-8892</p> <p style="text-align: justify;">A Revista Pró-Professor é uma publicação eletrônica de produções de professores atuantes no ensino infantil, fundamental e médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos publicados são registros de experiências, reflexões sobre a prática docente, a formação continuada em serviço e outras produções destes profissionais em diferentes formatos, com ênfase em documentações narrativas pedagógicas. As publicações são mobilizadoras, tanto em seu processo quanto em seu resultado, de uma aproximação entre a academia e a educação básica. Tal aproximação ocorre por meio do incentivo, da tutela e da curadoria dos trabalhos a serem veiculados. O periódico está associado diretamente a um projeto extensionista do <a href="https://cead.ufop.br/index.php/departamento-deete" target="_blank" rel="noopener">Departamento de Educação e Tecnologias</a> (DEETE/CEAD/UFOP) que, por sua vez, está sob a chancela de um Programa de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto: o <a href="https://ufopcomaescola.ufop.br/" target="_blank" rel="noopener"><em>UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores</em></a>.</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:<br><br></p> <ul type="a"> <li class="show">Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li class="show">Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li> <li class="show">Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</li> </ul> proprof@ufop.edu.br (Sandra Augusta de Melo) periodicos.sisbin@ufop.edu.br (Portal de Periódicos da UFOP) Seg, 04 Dez 2023 11:05:37 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7057 Os Editores Copyright (c) 2023 Os Editores https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7057 Seg, 04 Dez 2023 00:00:00 -0300 Um Convite à Escrita de Narrativas Pedagógicas https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7059 <p>É com muita alegria que escrevo o texto de abertura desta edição da Revista Pró-Professor, com o objetivo de convidar você, que é profissional da educação, a escrever narrativas pedagógicas. Não foi por acaso que escolhi escrevê-lo na forma de carta, contando a você um pouco da minha história profissional e imaginando que estamos juntos(as) à mesa, tomando um café bem mineiro e conversando sobre nossas experiências. É exatamente com esse espírito de conversação – ação de versar com – que a Revista Pró-Professor quer se constituir espaço de partilha do saber docente, viabilizando a publicação de textos que narrem a experiência pedagógica.</p> Juliana Batista Faria Copyright (c) 2023 Juliana Batista Faria https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7059 Seg, 04 Dez 2023 11:57:45 -0300 Um Convite às Narrativas https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7068 <p><span style="font-weight: 400;">Querido(a) leitor(a), é com grande satisfação que compartilhamos com você as narrativas docentes, escritas por professoras e professores que vivem o dia a dia das salas de aula e que muito têm a nos dizer.</span></p> Angelita Aparecida Azevedo Freitas Copyright (c) 2023 Angelita Aparecida Azevedo Freitas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7068 Ter, 12 Dez 2023 11:18:52 -0300 Minha Vivência com a EJA no Município de Diogo de Vasconcelos https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7089 <p>Eu, Maria de Fátima Joaquim, sou filha de um casal que morava na comunidade de Boa Vista, zona rural do município. Ele, agricultor rural, ela, lavradora. Lutaram muito para nos sustentar devido à grande dificuldade financeira, pois, naquela época, não existia trabalho fixo na comunidade e também não havia políticas públicas para auxiliar as famílias de pouca renda, como existe hoje.</p> Maria de Fátima Joaquim Copyright (c) 2023 Maria de Fátima Joaquim https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7089 Qua, 20 Dez 2023 00:00:00 -0300 Desafios da Educação Inclusiva e EJA https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7090 <p>Sou professora, trabalho com alunos na faixa etária de 16 a 69 anos, com deficiências. Enfrento alguns desafios, como a efetivação de um trabalho com alunos que não se comunicam verbalmente, alunos que têm dificuldade de se organizar ou que manifestam agressividade. Tenho estudado bastante para me fundamentar e fazer um trabalho que atenda às necessidades deles. Uso estratégias, como a comunicação alternativa com uso de figuras, gravuras, desenhos, sim ou não, rodas de conversa, rotina diária, pequenos textos, histórias, músicas, jogos, vídeos, atividades extraclasses, enfim, tenho procurado sempre aquilo que percebo que traz resultados significativos para eles.</p> Juscelina de Fátima da Cruz Gomes Copyright (c) 2023 Juscelina de Fátima da Cruz Gomes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7090 Qua, 20 Dez 2023 16:09:10 -0300 Ser Educadora de EJA https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7091 <p>Eu sou Patrícia, professora da Escola Municipal Francisco Claudino de Oliveira. Nasci em São Paulo. Vim para Diogo de Vasconcelos aos 4 anos de idade, com minha mãe e meus irmãos. Em Diogo, comecei a estudar aos 7 anos.&nbsp;Comecei a trabalhar na Prefeitura de Diogo de Vasconcelos em 2010, como auxiliar administrativo na Secretaria Municipal de Educação, onde permaneci por três anos.&nbsp; Em seguida, o secretário de Educação me fez a proposta de trabalhar como professora na EJA.</p> Patrícia Paula Coelho Copyright (c) 2023 Patrícia Paula Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7091 Qua, 20 Dez 2023 16:14:02 -0300 O que Fui Aprendendo Sendo Professora de EJA https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7092 <p>O processo de formação do aluno da alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é complexo e diferenciado quando comparado ao aluno da alfabetização do ensino regular na idade “certa”. Primeiro, é a condição de não criança, o que requer do professor uma postura diferente, pois se trata de um adulto.</p> Paula Costa Nascimento Copyright (c) 2023 Paula Costa Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7092 Qua, 20 Dez 2023 16:20:16 -0300 Aprendendo com o Senhor João https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7093 <p>Durante dois anos, trabalhei com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma turma multisseriada, com alunos do 1o ao 5o ano, na faixa etária de 15 a 69 anos.&nbsp;O trabalho era árduo, com vários planejamentos. Nunca consegui separar ou agrupar os alunos por série; se assentavam em qualquer lugar e eu ficava indo de carteira em carteira para acompanhar de perto as dificuldades e os<br>progressos. Cada avanço era comemorado, os alunos ficavam agradecidos e felizes.</p> Raquel Drumond Copyright (c) 2023 Raquel Drumond https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7093 Qua, 20 Dez 2023 16:24:37 -0300 A Educação de Jovens e Adultos: Possibilidades e Desafios https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7094 <p>A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende a indivíduos que, por qualquer motivo, não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Segundo a LDB (Brasil, 1996), ela se destina “aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos Ensinos Fundamental e Médio, na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida”.</p> Wagner José da Silva Luz Copyright (c) 2023 Wagner José da Silva Luz https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7094 Qua, 20 Dez 2023 16:29:36 -0300 Vivências, Experiências e Aprendizado https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7095 <p>No ano de 2014, tive minha primeira experiência de trabalho como&nbsp; supervisor pedagógico de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – 1º ao 5º ano do ensino fundamental.&nbsp;Há algum tempo, não havia turma de EJA na Escola Municipal Professor Antônio Martins Machado. Sabemos o quanto é difícil para o jovem ou adulto retornar aos estudos diante da rotina de trabalho e tendo de lidar com o cansaço e a vida familiar, porém, naquele ano, seria diferente: houve uma boa demanda de alunos e foi possível formar uma turma.</p> Alexsandro Aparecido Angelo Alves Copyright (c) 2023 Alexsandro Aparecido Angelo Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7095 Qua, 20 Dez 2023 16:34:19 -0300 Saberes Compartilhados na EJA https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7096 <p>Ao trabalhar com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante dois anos seguidos, pude compreender a aprendizagem de modo diferenciado.</p> Raquel Drumond Copyright (c) 2023 Raquel Drumond https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7096 Qua, 20 Dez 2023 16:38:30 -0300 Memória, Diálogo e a Educação Freiriana https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7097 <p>Nesta carta trarei algumas reflexões sobre pontos discutidos em um componente curricular do doutorado – que, por nenhuma coincidência, leva seu nome –, o que coaduna ainda mais para evidenciar a relevância do seu trabalho. Durante os encontros, sempre com o objetivo de relembrar o que foi trabalhado, cada discente teve de escrever, como exercício, uma memória sobre os pontos discutidos no dia. Essa ação é de grande valia, pois somos sujeitos históricos e imersos no tempo, e uma forma de contribuirmos para a história da educação, ou seja, de deixaremos um legado desses tempos formativos.</p> Luan Manoel Thomé Copyright (c) 2023 Luan Manoel Thomé https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7097 Qua, 20 Dez 2023 16:46:00 -0300 A Educação Libertadora e as Ações Sociopolíticas na Educação em Ciências: Um Diálogo Possível https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7098 <p>Transcorridos 25 anos desde o seu falecimento, seu nome nunca esteve tanto em evidência como recentemente. Infelizmente, dessa vez, não associado à grandiosidade do seu legado, que lhe outorgou o título de patrono da educação brasileira, mas a ataques motivados por setores políticos que temem a educação que você propõe e defende, centrada no desenvolvimento da consciência crítica para a emancipação e libertação das massas populares.</p> Luan Henrique Alves Copyright (c) 2023 Luan Henrique Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7098 Qua, 20 Dez 2023 16:52:29 -0300 Carta para Paulo Freire https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7099 <p>Apesar da sensação de já termos nos conhecido em algum momento de nossas vidas, gostaria de pedir a permissão para me apresentar. Sou uma profissional de Saúde Pública e trabalho na Estratégia Saúde da Família no município de Mariana-MG.</p> Naiara Alvares de Oliveira Copyright (c) 2023 Naiara Alvares de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7099 Qua, 20 Dez 2023 16:58:47 -0300 O Potencial Transformador da Educação https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7100 <p>Saudoso e querido professor Paulo Freire, é&nbsp;com grande admiração que me dirijo a você para buscar compartilhar algumas reflexões que tive a oportunidade de fazer, com outros colegas educadores, sobretudo a partir de sua obra Pedagogia do oprimido (Freire, 2016). Antes de qualquer coisa, no entanto, convém me apresentar, pois o nosso lugar de fala diz muito sobre o que somos, o que pensamos e como nos constituímos como sujeitos.</p> Aline Cristina Pereira de Azevedo Copyright (c) 2023 Aline Cristina Pereira de Azevedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7100 Qua, 20 Dez 2023 17:03:20 -0300 Aos meus Colegas da Educação https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7101 <p>Inicio esta carta com parte da minha trajetória e das escolhas acadêmicas. Depois, quero contar sobre o que ficou, para mim, desse tempo em que passamos juntos no círculo de cultura da disciplina isolada Seminário temático: Paulo Freire, oferecida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e ministrado pela Profa. Dra. Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva. Ainda que cronologicamente breve, essa experiência foi extensa em trocas, memórias e saberes. Por fim, assim como em nosso último encontro, quero dizer sobre a minha intenção futura e ressalto que espero, do mesmo modo como vocês receberão esta carta, ter a satisfação em receber a de vocês!</p> Aline Idilvane Silva Copyright (c) 2023 Aline Idilvane Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7101 Qua, 20 Dez 2023 17:07:50 -0300 Formação na Educação de Jovens e Adultos https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7102 <p>O artigo aborda a constituição da docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um processo formativo coletivo, dialógico de produção e de sistematização de conhecimentos no ambiente de trabalho. Participaram do processo, além da pesquisadora, seis educadoras da EJA das séries iniciais do Ensino Fundamental, dos municípios de Diogo de Vasconcelos e de Acaiaca, Minas Gerais, que não passaram pela formação inicial na área da EJA. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizados vinte encontros reflexivos com duas horas de duração em Diogo de Vasconcelos (2018-2019) a partir de temas demandados pelo grupo: especificidades, sujeitos e formas de aprender. O estudo realizado foi uma pesquisa-ação crítico colaborativa (PIMENTA, 2005). Os dados foram produzidos em encontros reflexivos e tratados com auxílio da sistematização de conhecimentos e experiências, de acordo com Jara (2012). O grupo produziu ao longo do período formativo, as seguintes sistematizações do conhecimento: uma revista de narrativas autobiográficas das educadoras e dos estudantes; uma revista com textos produzidos pelas próprias educadoras acerca da docência na EJA e uma colcha de retalhos. Compartilhamos aqui o resultado das reflexões, com especial destaque para o tema das especificidades da EJA que subsidiou a feitura da colcha de retalhos com essas educadoras. A colcha de retalhos simboliza um rito de passagem da incompletude do ser (FREIRE, 2016) para tornar-se professora da EJA na relação com a outra, reconhecendo as próprias particularidades assim como a dos/as estudantes. O trabalho aponta para a importância de se pensar a formação inicial continuada a partir das indagações das próprias professoras em serviço e sistematizar os conhecimentos relacionados às especificidades encontradas na Educação de Jovens e Adultos.</p> Angelita Aparecida Azevedo Freitas, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Leôncio José Gomes Soares Copyright (c) 2023 Angelita Aparecida Azevedo Freitas, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva, Leôncio José Gomes Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.ufop.br/proprof/article/view/7102 Qua, 20 Dez 2023 17:31:58 -0300