Misturando saberes no interior do Maranhão: a experiência da rádio-poste da Caema
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar novos formatos e experiências estéticas desenvolvidas no âmbito da comunicação comunitária, a partir do estudo de caso do “Mistura de Saberes”, programa que reúne jornalismo e entretenimento, tendo como protagonistas dos conteúdos, a comunidade da Caema, localizada na cidade de Imperatriz (MA), e estudantes da Universidade Federal do Maranhão. Veiculado semanalmente na rádio-poste da Caema, no formato de radiorrevista, o “Mistura de Saberes” foi ao ar em novembro de 2016, trazendo à tona os problemas e também as potencialidades do local. As experiências com o uso das redes sociais, como Facebook e de ferramentas como o Facebook Live, durante a veiculação do programa acenam para a incorporação, também pela rádio comunitária, do que Kischinhevsky (2012, p. 2) define como um rádio expandido, ou seja, um rádio que “transborda para mídias sociais e microblogs”.
Referências
BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.
CASETTI, F.; CHIO, F. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Paidós, 1999.
IBGE. PNAD 2014. Acessado em: 05/03/2017, Disponível em: , acesso junho de 2016
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs: circulação de conteúdos publicados no portal RadioTube. In: Estudos em Jornalismo e Mídia, Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, jan-jun.2012.
LOPEZ, Débora; QUADROS, Mirian. O rádio e a relação com o ouvinte no cenário de convergência: uma proposta de classificação dos tipos de interatividade. In: Revista Famecos, Porto Alegre: julho, agosto e setembro de 2015.
MAGALHÃES, Caio; NUNES, Márcia. Comunicação comunitária como estratégia política na mídia convencional: um estudo de caso do Meu Bairro na TV. In: Anais do XXIII Encontro Anual da COMPOS, Pará: maio de 2014.
NUNES, Márcia Vidal. Rádio e Política: do microfone ao palanque – os radialistas políticos em Fortaleza. Tese (Doutorado em Comunicação Social), Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1998.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no Rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 3. ed. São Paulo: Summus, 1985.
PERUZZO, Cicilia. Rádios Comunitárias no Brasil: da desobediência civil e
particularidades às propostas aprovadas na CONFECOM. In: Anais do XIX Encontro Anual da COMPOS, Rio de Janeiro: maio de 2010.
__________________. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia. São Paulo: Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica, jun. 2009a.
__________________. Movimentos sociais, cidadania e o direito à comunicação comunitária nas políticas públicas. Revista Fronteiras – Estudos midiáticos. São Leopoldo (RS): Unisinos, jan-abr 2009b.
__________________. Conceitos de Comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados. Reelaborações no setor. Palabra Clave. Bogotá: Facultad de Comunicación, Universidad de La Sabana, dez. 2008.
__________________. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
__________________. Mídia comunitária. Revista Comunicação e Sociedade. n.32. São Bernardo do Campo: UMESP, 1998b
ROCHA, Ana Luísa Carvalho da Rocha e ECKERT, Cornélia. “Etnografia: saberes e práticas.”
In:Ciências Humanas: pesquisa e método, Porto Alegre: Editora da universidade, 2008.
Copyright (c) 2017 Giovana Borges Mesquita
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.