Misturando saberes no interior do Maranhão: a experiência da rádio-poste da Caema

  • Giovana Borges Mesquita Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Rádio Comunitária, Radiorrevista, Rádio Expandido

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar novos formatos e experiências estéticas desenvolvidas no âmbito da comunicação comunitária, a partir do estudo de caso do “Mistura de Saberes”, programa que reúne jornalismo e entretenimento, tendo como protagonistas dos conteúdos, a comunidade da Caema, localizada na cidade de Imperatriz (MA), e estudantes da Universidade Federal do Maranhão. Veiculado semanalmente na rádio-poste da Caema, no formato de radiorrevista, o “Mistura de Saberes” foi ao ar em novembro de 2016, trazendo à tona os problemas e também as potencialidades do local. As experiências com o uso das redes sociais, como Facebook e de ferramentas como o Facebook Live, durante a veiculação do programa acenam para a incorporação, também pela rádio comunitária, do que Kischinhevsky (2012, p. 2) define como um rádio expandido, ou seja, um rádio que “transborda para mídias sociais e microblogs”.

 

Biografia do Autor

Giovana Borges Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco e do PPGCOM da UFPE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dinâmicas do Jornalismo.

Referências

BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

CASETTI, F.; CHIO, F. Análisis de la televisión: instrumentos, métodos y prácticas de investigación. Barcelona: Paidós, 1999.

IBGE. PNAD 2014. Acessado em: 05/03/2017, Disponível em: , acesso junho de 2016

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs: circulação de conteúdos publicados no portal RadioTube. In: Estudos em Jornalismo e Mídia, Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, jan-jun.2012.

LOPEZ, Débora; QUADROS, Mirian. O rádio e a relação com o ouvinte no cenário de convergência: uma proposta de classificação dos tipos de interatividade. In: Revista Famecos, Porto Alegre: julho, agosto e setembro de 2015.

MAGALHÃES, Caio; NUNES, Márcia. Comunicação comunitária como estratégia política na mídia convencional: um estudo de caso do Meu Bairro na TV. In: Anais do XXIII Encontro Anual da COMPOS, Pará: maio de 2014.

NUNES, Márcia Vidal. Rádio e Política: do microfone ao palanque – os radialistas políticos em Fortaleza. Tese (Doutorado em Comunicação Social), Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1998.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no Rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 3. ed. São Paulo: Summus, 1985.

PERUZZO, Cicilia. Rádios Comunitárias no Brasil: da desobediência civil e

particularidades às propostas aprovadas na CONFECOM. In: Anais do XIX Encontro Anual da COMPOS, Rio de Janeiro: maio de 2010.

__________________. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Revista Galáxia. São Paulo: Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica, jun. 2009a.

__________________. Movimentos sociais, cidadania e o direito à comunicação comunitária nas políticas públicas. Revista Fronteiras – Estudos midiáticos. São Leopoldo (RS): Unisinos, jan-abr 2009b.

__________________. Conceitos de Comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados. Reelaborações no setor. Palabra Clave. Bogotá: Facultad de Comunicación, Universidad de La Sabana, dez. 2008.

__________________. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

__________________. Mídia comunitária. Revista Comunicação e Sociedade. n.32. São Bernardo do Campo: UMESP, 1998b

ROCHA, Ana Luísa Carvalho da Rocha e ECKERT, Cornélia. “Etnografia: saberes e práticas.”

In:Ciências Humanas: pesquisa e método, Porto Alegre: Editora da universidade, 2008.

Publicado
2017-12-26
Seção
Artigos