Narrativas benjaminianas: a crônica e as crianças na era do rádio

  • Jeana Laura da Cunha Santos Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Jornalismo, Rádio, Literatura, Narrativa

Resumo

No final dos anos 1920, Walter Benjamin (1892-1940) foi convidado por uma rádio alemã para fazer palestras radiofônicas voltadas às crianças. Das 86 “peças radiofônicas”, 60 ele mesmo se encarregaria da leitura e da apresentação. O rádio recém havia surgido na Alemanha e o filósofo fora precursor no uso dessa mídia voltada à educação infantil abordando assuntos complexos sem apelar para o excesso de didatismo. Para tanto, usava o tom coloquial, em primeira pessoa, numa linguagem que se aproxima, no entendimento da autora, do gênero crônica. Este artigo pretende investigar os recursos de linguagem usados por Benjamin para demonstrar como tal fala miniaturizada aproxima-se do gênero também “menor” da crônica. Essa que, pelo tom de “conversa fiada” que estabelece com o ouvinte, caberia tão perfeitamente no rádio. Uma literatura para se ouvir. E também para ensinar.

Biografia do Autor

Jeana Laura da Cunha Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Jeana Laura da Cunha Santos é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora em Literatura e Pós-Doutora em Antropologia Social também pela UFSC. Como jornalista, trabalhou como apresentadora e repórter no SBT-SC, RBS TV e TV Barriga Verde. Foi assessora de imprensa junto à Associação dos Professores da UFSC e Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina. Atuou como professora na Unisul, Estácio de Sá, Ielusc e, como substituta, na UFSC. Atualmente, é pesquisadora do objETHOS e desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. É autora dos livros A Estética da Melancolia em Clarice Lispector (Edufsc), O colecionador de Histórias Miúdas: Machado de Assis e o Jornal (Insular) e Crônicas das Cidades Partidas (Edufsc), esse último ganhador do prêmio Maura de Senna Pereira.jeanasantos@terra.com.br

Referências

ARMAÑANZAS, Emy; NOCI, Javier Diaz. Periodismo y argumentación: géneros de opinión. Bilbao: Universidad del País Vasco, 1996.

ARRIGUCCI JR., Davi. Enigma e comentário: ensaios sobre literatura e experiência. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. São Paulo: Nau Editora, 2015.

__________. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2002.

__________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. Obras escolhidas; v. 1.

__________. Origem do drama barroco alemão. Tradução, apresentação e notas: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: CANDIDO, Antonio (et al.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. São Paulo: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 1992.

MEYER, Marlyse. Voláteis e versáteis. De variedades e folhetins se faz a chronica. In: CANDIDO, Antonio (et al.). A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. São Paulo: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 1992. p. 93-133.

PAIVA DE LUCA, Heloisa Helena (org.). Balas de estalo de Machado de Assis. São Paulo: Annablume, 1998.

PAIXÃO, Fernando (org.). Crônicas escolhidas: Machado de Assis. São Paulo: Ática, 1994.

SANTOS, Jeana. O colecionador de histórias miúdas: Machado de Assis e o jornal. Florianópolis: Insular, 2013.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo – vol. 1 – Porque as notícias são como são. 2ª ed. Florianópolis: Ed. Insular, 2005.

Publicado
2018-09-28
Seção
Artigos