Reflexões sobre o potencial emancipador das rádios on-line

Palavras-chave: Rádio on-line, Convergência, Internet.

Resumo

A ideia do rádio como ferramenta de interação e transformação social foi cunhada por Bertold Brecht ainda na década de 20. Apesar do potencial emancipador do veículo, no entanto, o contexto econômico, político e social decretou rumos de concentração nas concessões, com conteúdos retroalimentados por um discurso de reforço aos valores vigente do sistema econômico. As rádios on-line surgiram com capacidade de rompimento nesse paradigma, mas a profusão dessas iniciativas também está submetida a um contexto político, econômico e social que dita assimetrias na composição dos espaços, temas e formatos e dos respectivos acessos a eles, na internet, um meio permeado por euforias muitas vezes não-corroboradas.  

Referências

REFERÊNCIAS

BRECHT, Bertold Teoria do Rádio: (1927-1932). In. MEDITSCH, Eduardo. (Org.) Teorias do rádio: textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2005. p.35-46.

BOLAÑO; BRITTOS, Valério; MOURA, Fábio; MENEZES, Paulo V. e VIEIRA, Eloy. Economia Política da Internet. Universidade Federal de Sergipe. Aracaju: Ed. UFS. Vol. II. 1ª Edição. 2013. (mimeo)

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge, Londres: MIT Press, 2004.

CASTELLS, Manuel., “A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade”, Jorge Zahar Ed, Rio de Janeiro, 2003.

FERRARETO, Luiz Artur; KICHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. In: XIX Encontro da Compós, Rio de Janeiro, junho de 2010

FIDLER, Roger. Mediamorfosis: compreender los nuevos medios. Buenos Aires: Granica, 1998.

GALLEGO, J. Ignacio. Podcasting: nuevos modelos de distribución para loscontenidos sonoros. Barcelona: Uoc Press, 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádios corporativas e customizadas – novos atores no mercado da radiodifusão sonora. In. ALAIC, Peru, 2014. Disponível em: http://congreso.pucp.edu.pe/alaic2014/wp-content/uploads/2013/09/GT6-Marcelo-Kischinhevsky.pdf acesso: 20/11/2014

MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, Ed. da UFSC, 2001.

MEDITSCH, Eduardo. A informação sonora na webemergência: sobre as possibilidades de um radiojornalismo digital na mídia e pós-mídia. In: MAGNONI, Dino; CARVALHO, Juliano M. O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital. São Paulo: Senac, 2010.

NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O Rádio na Era da Convergência das Mídias. Cruz das Almas/BA : UFRB, 2012.

PRATA, Nair. Webrádio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Editoral Insular, 2008.

PRATA, Nair; MARTINS, Henrique Cordeiro. A webradio como business. Comunicação e Sociedade. Revista 20. 2011 Disponível em:

http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/887/847.

PRIESTMAN, Chris. Web radio: radio production for Internet streaming. Book. English. Published Oxford : Focal 2002

VIEIRA, Beatriz Trezzi. O Conteúdo Religioso em Radiojornais de Emissoras Católicas.

Trabalho apresentado no DT 4 – Audiovisual do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 3 a 5 de julho de 2013. Disponível em

http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1012-1.pdf. Data de acesso: 30/11/2014.

Publicado
2017-01-05
Seção
Artigos