Cenários de possibilidades e desafios para o jornalismo radiofônico local

  • Antonio Francisco Magnoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Giovani Vieira Miranda Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, campus de Bauru.
Palavras-chave: Comunicação, Jornalismo Local, Rádio

Resumo

Objetiva-se fazer uma análise do atual cenário de avanço das ferramentas digitais no campo da Comunicação tomando como referência analítica as mudanças nos processos informativos em nível local em contraste com a predominância de uma editorialização global-metropolitana. A partir dos novos paradigmas sociais, econômicos e tecnológicos consequentes do atual cenário de reconfiguração das plataformas, conteúdos e linguagens midiáticas, busca-se fazer uma discussão sobre as possibilidades e eventuais empecilhos para o desenvolvimento de um Jornalismo radiofônico plural, independente e cidadão em âmbito local.

Biografia do Autor

Antonio Francisco Magnoni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional e Doutorado) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Interdisciplinar em Rádio e TV e Líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) da Unesp. Email: afmagnoni@faac.unesp.br
Giovani Vieira Miranda, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, campus de Bauru.
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, campus de Bauru. Pesquisador do Laboratório de Estudos em  Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) da Unesp. Email: giovani@faac.unesp.br.

Referências

ANDERSON, C. W.; BELL, E.; SHIRKY, C. Jornalismo Pós Industrial. Revista de Jornalismo da ESPM, São Paulo, n. 5, p.30-89, abril-junho.2013. Disponível em: <http://www.espm.br/download/2012_revista_jornalismo/Revista_de_Jornalismo_ESPM_5> Acesso em 25. ago.2016.

CARVALHO, Juliano M.; CARVALHO; A.M.G. Do hiperlocal aos insumos criativos: as mutações do jornalismo na contemporaneidade. In: CARVALHO,J.M; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 69-87

CASTELLS, M. A sociedade em rede. v. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

______. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder, 6ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2012.

CASTILHO, C. Jornalismo Hiperlocal ganha adeptos na grande imprensa. Observatório da Imprensa. Disponível em <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/jornalismo-hiperlocal-ganha-adeptos-na-grande-imprensa> Acesso em 25. ago. 2016

____________. Jornalismo hiperlocal: luz no fim do túnel. Observatório da Imprensa. Disponível em <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/jornalismo_hiperlocal_luz_no_fim_do_tunel> Acesso em 25. ago. 2016

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MAGNONI, A. F. Primeiras aproximações sobre pedagogia dos multimeios para o ensino superior. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2001.

______.Dilemas do Jornalismo na Era das Redes Digitais e da Globalização. In: CARVALHO,J.M; BRONOSKY (Org.) Jornalismo e Convergência. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2014. p. 43-68

PERUZZO, C. M. K. Mídia Local, uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, Ano 2 – nº 02 – novembro 2003. Disponível em: http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/comunicacaoveredas/article/viewFile/5105/4723 . Acesso em 25. ago. 2016

______. Mídia Local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Trabalho apresentado no Núcleo de Comunicação para a Cidadania, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Acesso no dia 28.07.2014, em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/99061099541813324499037281994858501101.pdf.

PERUZZO, C. M. K.; VOLPATO, M. O. Conceitos de comunidade, local e região: inter-relações e diferenças. Artigo apresentado II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, em abril de 2009. Disponível em: http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Mestrado/Documents/COLOQUIO%20BXM/S1/ cecilia%20krohling%20e%20marcelo%20volpato.pdf. Acesso em 25. ago. 2016

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo – razão e emoção, 4 edição, 2 reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SECOM. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. P Pesquisa brasileira de mídia 2015 : hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasiília. Secom. 2014. 153 p. Disponível em: < http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: jun. 2015.

SILVEIRA, A. C. M; CABRERA, L. C. A vocação sócio-antropológica das metodologias participativas para o desenvolvimento rural. In: THORNTON, R.; CIMADEVILLA, G. Usos y abusos del participare. Buenos Aires: Inta, 2010. p. 189-205.

Publicado
2017-01-05
Seção
Artigos