O lugar do rádio curitibano nas redes sociais digitais

  • Claudia Irene de Quadros UFPR
  • Monica Kaseker PUCPR
Palavras-chave: rádio, convergência, Curitiba, interação.

Resumo

Este artigo pretende registrar como o rádio em Curitiba vem construindo a sua história na era da convergência de meios. Considerando que os meios de comunicação influenciam e são influenciados por outros, como propõe Fidler (1998), observamos como o rádio vem utilizando as redes sociais digitais para interagir com o público e, assim, tentar garantir a fidelidade do ouvinte no rádio de antena. Neste artigo, analisamos quatro rádios de Curitiba, sendo duas generalistas, líderes de audiência, e duas all news. As rádios Caiobá FM, Banda B AM, CBN-Curitiba e Band News Curitiba são analisadas em diferentes plataformas: sites, blogs, Facebook, Twitter e Youtube. Percebemos que há muito conteúdo disponibilizado na internet por essas emissoras, mas nem sempre o ouvinte/internauta se manifesta. O diálogo parece inexistente e o público só participa quando o assunto é polêmico ou envolve prêmios.

Biografia do Autor

Claudia Irene de Quadros, UFPR

Professora do PPGCOM-UFPR, tem pós-doutorado em Comunicação Digital pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha. Concluiu o doutorado em Comunicação pela Universidade de La Laguna, Espanha. É jornalista e relações públicas pela UFPR.

Monica Kaseker, PUCPR

Professora do curso de Comunicação da PUCPR. Doutora em Sociologia pela UFPR, formou-se em jornalismo pela PUCPR.

Publicado
2016-10-11
Seção
Artigos