Os jovens e o rádio: um estudo comparativo sobre usos e hábitos no Brasil e em Portugal

  • Diego Weigelt Universidade Nova de Lisboa
  • Brenda Parmeggiani Universidade de Brasília
Palavras-chave: jovens, rádio, convergência, Brasil, Portugal

Resumo

A partir da emergência de novas tecnologias, interessa estudar que comportamentos e usos da audiência estão surgindo. Especialmente, no que tange aos jovens, já que podem ser considerados “embaixadores” da inovação tecnológica. Assim, propõe-se um estudo comparativo sobre a relação desse público com o rádio no Brasil e em Portugal. Neste artigo, especificamente, a intenção é delinear as possíveis novas formas de ouvir rádio desempenhadas pelos adolescentes em ambos os países: se eles ainda ouvem rádio, que plataformas são utilizadas, quais suas preferências, que conteúdos ouvem, entre outras questões. É importante frisar que os resultados apresentados aqui são apenas parte de uma pesquisa mais ampla sobre a relação dos jovens com o rádio em um cenário de convergência midiática.

Biografia do Autor

Diego Weigelt, Universidade Nova de Lisboa

Jornalista formado pela UNISC é mestre em Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é doutorando em Ciências da Comunicação - Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, na Universidade Nova de Lisboa e membro do Centro de Estudos em Comunicação e Linguagem (CECL).

Brenda Parmeggiani, Universidade de Brasília

Jornalista formada pela PUCRS é mestre em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e Jornalismo, pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília e membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo (Portugal).

Publicado
2016-10-11
Seção
Artigos