Quando o Crowdsourcing encontra as redes sociais: um retorno para o futuro?

  • Dominique Norbier University of Nice Sophia Antipolis
Palavras-chave: crowdsourcing, redes sociais, webradios

Resumo

A participação da audiência está evoluindo. Em paralelo, as tecnologias digitais
também possibilitaram que os ouvintes pudessem criar e veicular conteúdo. Esse comportamento leva ao conceito de rádio colaborativa baseada em crowdsourcing, ampliando a possibilidade de participação dos ouvintes. Porém outra ferramenta, as redes sociais, também ajudam a formar novas modalidades de participação das audiências. Além da conexão verticalizada entre emissoras de rádio e ouvintes, ela estabelece uma conexão horizontal entre os seus membros. Essa conexão horizontal é uma entidade viva feita de ouvintes que é participativa, ativa, conectada, comunicativa e inteligente ao invés de uma massa passiva. Contudo, essa inteligência coletiva vai abrir o caminho para novos tipos de estrutura como as dos projetos coletivos e colaborativos cujas estruturas não são apenas horizontais, mas são dinâmicas, evoluem, mesmo de forma não continua no espaço e tempo porque espalham‐se entre todos os seus participantes. Nós podemos identificar nesta tendência a consolidação da participação e da apropriação dos conteúdos pela audiência. Essa consolidação é possibilitada e facilitada pelas tecnologias digitais combinadas com o crowdsourcing e a conexões feitas por meio das redes sociais.

Biografia do Autor

Dominique Norbier, University of Nice Sophia Antipolis

Professora de economia e logística na University of Nice Sophia Antipolis (I.U.T. de Nice), é Doutora em economia com foco em inovação (“O processo inovativo e seu desenvolvimento”) e recentemente aplica a pesquisa ao paradigma das tecnologias digitais ao campo da radiodifusão com propósito de estudar as mudanças e adaptações ocorridas no setor, assim como as novas formas de rádio que emergem como consequência, especialmente o webcasting radiofônico.

Publicado
2016-10-13
Seção
Artigos