A reportagem no radiojornalismo: o modelo da Rádio Jornal do Commercio do Recife

  • Karoline Maria Fernandes da Costa e Silva Universidade Maurício de Nassau
  • Heitor da Costa Lima Rocha Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Gêneros radiofônicos, Radiojornalismo, Reportagem

Resumo

Este trabalho discute as mudanças na construção da reportagem no rádio no contexto das novas tecnologias disponíveis tomando como objeto de análise as rotinas dos jornalistas que atuam na Rádio Jornal do Commercio, com sede no Recife (Pernambuco, Brasil), suas relações com as fontes e novas formas de narrativa. Para isso, retomamos os conceitos de gêneros radiofônicos e as discussões de teoria do jornalismo no contexto do rádio. Trata-se de uma revisão bibliográfica dos referidos temas e uma primeira aproximação entre os estudos de radiojornalismo e convergência midiática. O estudo está centrado em autores das teorias do jornalismo, do rádio e nas abordagens atuais em torno da comunicação e convergência.

Biografia do Autor

Karoline Maria Fernandes da Costa e Silva, Universidade Maurício de Nassau

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a dissertação A Construção da notícia no Rádio e as nova rotinas produtivas: um estudo da Rádio Jornal do Commercio. Especialista em Ciência Política pela Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora e História da Radiodifusão da Universidade Maurício de Nassau – Campus Recife.

Heitor da Costa Lima Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social, Coordenador do curso de Jornalismo e membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado
2016-10-13
Seção
Artigos