O Passado e o Presente da Dramaturgia Radiofônica no Brasil

  • Cristina Brandão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Guilherme Moreira Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Radiodrama, Radioteatro, Radionovela, Rádio MEC

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal resgatar a memória e a atualidade do radiodrama no Brasil. Realizamos um estudo histórico do desenvolvimento e consolidação, especialmente no período áureo do rádio dramático (1930 a 1950), registramos o seu declínio e chegamos à retomada da dramatização radiofônica presente na programação da Rádio MEC, especialmente no programa “Contos no Rádio”. Constatamos que houve uma modificação na narrativa e modificações no formato, contudo o gênero permanece vivo.

Biografia do Autor

Cristina Brandão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em “Televisão, Cinema e Mídias Digitais”. Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO).

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do curso de pós-graduação lato sensu em “Televisão, Cinema e Mídia Digitais”. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFJF.

Publicado
2016-10-13
Seção
Artigos