Enunciação e etiquetagem de conteúdos da CBN – Análise da cobertura de uma tragédia carioca no rádio via internet

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ)
Palavras-chave: rádio, jornalismo, internet, enunciação, etiquetagem

Resumo

O presente artigo busca identificar as estratégias enunciativas adotadas pela CBN na cobertura do desabamento de três edifícios no Centro do Rio de Janeiro, no verão de 2012, e os modos de apropriação de novas ferramentas de comunicação digital pela emissora. São analisados especificamente os usos do serviço de microblogging Twitter, por meio dos perfis @cbnrj e @cbnrio, e a etiquetagem (tagging) de conteúdos, considerando a radiofonia como uma linguagem comunicacional remediada, expandida, que transborda para outros meios.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ)

Professor do Departamento de Jornalismo e do corpo permanente do Programa de Pós‐Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde coordena o AudioLab, é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Publicado
2016-10-14
Seção
Artigos