Estratégias de construção de capital social no Twitter: considerações a partir da análise da Rádio Gaúcha

  • Mirian Redin de Quadros UFSM
  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: capital social, Rádio Gaúcha, Twitter

Resumo

O presente artigo parte do conceito de capital social e sua aplicação ao ambiente online de comunicação, especialmente às redes sociais digitais. Ao viabilizarem o agrupamento de indivíduos e a manutenção de relações mediadas pela tecnologia, os sites de redes sociais permitem a construção de capital social, ou seja, a obtenção de valores a partir dos laços mantidos pelos membros de um grupo. Com base nesse pressuposto, são analisadas as estratégias adotadas pela emissora de rádio Gaúcha para a construção de capital social no Twitter, por meio da prática do retweet.

Biografia do Autor

Mirian Redin de Quadros, UFSM

Mestre em Comunicação Midiática (UFSM), membro do grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Professora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós‐Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado
2016-10-14
Seção
Artigos