Políticas de integração do ouvinte na rádio: a opinião do público ainda conta?

  • Fábio Fonseca Ribeiro Universidade do Minho
Palavras-chave: rádio, opinião pública, participação

Resumo

Historicamente, a rádio tem vindo a desenvolver uma relação muito especial com os ouvintes a partir do telefone. Informações sobre o tráfego automóvel, programas animados com as músicas pedidas pelo público configuram apenas alguns dos casos desta ideia de 'rádio participada'. No seio dos estudos em Ciências da Comunicação, a integração do cidadão no discurso mediático apresenta‐se frequentemente sob o conceito de 'participação nos média' (Wasko & Mosco, 1992, Carpentier, 2011). Relembrando um célebre diálogo entre Lippman (1927) e Dewey (1932), sobre as virtualidades e condicionalismos da intervenção do público nos média, procuramos entender de que forma a rádio em Portugal permite a integração do público na sua linha editorial, a partir de um estudo de caso sobre o Fórum TSF, da TSF ‐ Rádio Notícias. Avaliamos o espaço público que ali se constrói diariamente, os temas debatidos, o perfil dos convidados pela produção, os ritmos de intervenção, entre outros aspetos.

Biografia do Autor

Fábio Fonseca Ribeiro, Universidade do Minho

Assistente de investigação do projeto de investigação 'Estação Net: moldar a rádio para ambiente web', financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com referência PTDC/CCICOM/122384/2010, em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Obteve o grau de Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação,
área de especialização em Sociologia da Comunicação e da Informação, em setembro de 2013, pela Universidade do Minho

Publicado
2016-10-14
Seção
Artigos