Políticas de integração do ouvinte na rádio: a opinião do público ainda conta?
Resumo
Historicamente, a rádio tem vindo a desenvolver uma relação muito especial com os ouvintes a partir do telefone. Informações sobre o tráfego automóvel, programas animados com as músicas pedidas pelo público configuram apenas alguns dos casos desta ideia de 'rádio participada'. No seio dos estudos em Ciências da Comunicação, a integração do cidadão no discurso mediático apresenta‐se frequentemente sob o conceito de 'participação nos média' (Wasko & Mosco, 1992, Carpentier, 2011). Relembrando um célebre diálogo entre Lippman (1927) e Dewey (1932), sobre as virtualidades e condicionalismos da intervenção do público nos média, procuramos entender de que forma a rádio em Portugal permite a integração do público na sua linha editorial, a partir de um estudo de caso sobre o Fórum TSF, da TSF ‐ Rádio Notícias. Avaliamos o espaço público que ali se constrói diariamente, os temas debatidos, o perfil dos convidados pela produção, os ritmos de intervenção, entre outros aspetos.
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