Rádio e Internet: Modelos Radiofônicos de Participação em Rede

  • Dominique Norbier University of Nice Sophia Antipolis
Palavras-chave: Rádio, Internet, Tecnologias

Resumo

Rádio é uma rede assim como a internet. Este artigo estuda como o radio irá integrar-se nesta rede e observa as transformações causadas pela integração da internet em sua própria rede: a integração das estruturas radiofônicas e o uso de redes sociais na sua organização, convertendo-se em uma imensa rede. A rede de difusão usando diferentes plataformas conectadas à internet para difundir conteúdo; uma rede de produção: estas plataformas produzem pontos de entrada que permitem interatividade e participação; uma rede de ouvintes em que a participação em redes sociais auxilia no compartilhamento da experiência de escuta radiofônica com amigos provendo potenciais novos ouvintes. A mudança nas estruturas radiofônicas: uma estrutura de rede horizontal. Uma estrutura dinâmica de mudanças através do tempo e espaço. O radio incorpora características das tecnologias digitais e da internet: instantaneidade, crowdsourcing, participação, personalização.

Biografia do Autor

Dominique Norbier, University of Nice Sophia Antipolis

professora de economia e logística na University of Nice Sophia Antipolis (I.U.T. de Nice), é Doutora em economia com foco em inovação

Publicado
2016-10-17
Seção
Artigos