A Pesquisa de Opinião Pública: o primeiro passo para a construção de audiências

  • Valmor Rhoden PUC-RS
  • Joel Felipe Guindani Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Opinião Pública, Perfil do ouvinte, Rádio

Resumo

Este artigo mostra como a Pesquisa de Opinião Pública (POP) se apresenta indispensável para a construção de possíveis audiências. Detalha, inicialmente, a delimitação do conceito de opinião pública, articulando-a com os aspectos sociológicos da sociedade em vias de midiatização. Posteriormente, apresenta e analisa os processos de desenvolvimento, aplicação, descrição e análise dos dados obtidos através da pesquisa de opinião, tendo em vista a implantação da programação da rádio universitária Unipampa FM, em São Borja-RS. Identifica-se que a Pesquisa de Opinião Pública é importante subsídio e base para a realização das práticas de comunicação.

Biografia do Autor

Valmor Rhoden, PUC-RS

Relações Públicas. Professor Assistente do Curso de Relações Públicas com Ênfase em Produção Cultural – RPPC - da UNIPAMPA e doutorando em Comunicação pela PUC-RS

Joel Felipe Guindani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Assistente do Curso de Relações Públicas com Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Publicado
2016-10-17
Seção
Artigos