A Rádio na Web ou um novo modelo de comunicação radiofónica?
Resumo
Este estudo integra-se no âmbito da compreensão do paradigma comunicacional moderno, respeitante à problemática das mudanças operadas pela tecnologia na rádio e, mais premente ainda, do seu papel na web. A Internet posicionou a rádio num ambiente digital sem precedentes, com a produção e gestão de novos conteúdos áudio. A estrutura da comunicação foi alterada e continua em desenvolvimento, razão pela qual, devemos tentar compreender as implicações desta mudança ao nível dos procedimentos, da apresentação dos conteúdos e das consequências. Este trabalho propõe-se a uma análise exaustiva das páginas online das principais rádios de informação portuguesas e a uma comparação com aquilo que pode constituir um modelo alternativo, o site da BBC Radio. As principais conclusões apontam para as vantagens que o modelo BBC impõe no cenário mediático, embora insuficientes ao verificar que apesar de proporcionar oportunidades aos seus ouvintes de intervirem na esfera pública, essa ligação nem sempre é bem conseguida.
Copyright (c) 2016 Nair Daniela Carvalho Moreira Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.