A publicidade no Rádio como fator de construção da identidade nacional: O caso da partida final da Copa do Mundo de futebol de 1970

  • Camila Augusta Alves Pereira UERJ
Palavras-chave: rádio, futebol, publicidade, identidade nacional

Resumo

O presente trabalho faz um resgate da publicidade radiofônica inserida durante a transmissão do jogo final da Copa do Mundo de 1970, conquistada pelo Brasil, no México. Apresenta ainda uma breve análise da formação do discurso publicitário no meio radiofônico, repleto de significação simbólica, que nos leva a compreender como este pode ter contribuído para a construção, ou afirmação, da identidade nacional no país do futebol.

Biografia do Autor

Camila Augusta Alves Pereira, UERJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (2005), com habilitação em Publicidade e Propaganda

Publicado
2016-10-27
Seção
Artigos