“Me dá, me dá, me dá”: a memorização dos jingles pelas crianças

  • Maria Clara Sidou Monteiro Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: infância, jingles, memória

Resumo

Os estudos sobre comunicação afirmam que é mais fácil memorizar algo em formato de música, por isso, os jingles conseguem manter o anúncio na mente do consumidor. Com o comercial memorizado, as crianças aprendem sobre o que comprar e a como se comportar. Os anunciantes sabem da importância da criança na decisão das compras dos pais e por isso, a publicidade para o público infantil cresceu nas décadas de 1980 e 1990. É preciso estudar como se dá a presença dos comerciais na memória para entender o consumo desde a infância. Realizou-se uma pesquisa com o objetivo de saber se a relação entre as recordações da infância e os jingles facilitou a formação da identidade com o consumo. Os jingles podem subir do patamar de comerciais e passarem a representar partes de uma vida.

Biografia do Autor

Maria Clara Sidou Monteiro, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará. Aluna da Especialização em Teorias da Comunicação e Imagem da Universidade Federal do Ceará

Publicado
2016-10-27
Seção
Artigos