Particularidades do uso do vídeo no segmento de jornalismo: uma análise da série de reportagens Os desafios do emprego na crise, da Rádio Gaúcha
Resumo
Analisa, na perspectiva da economia política da comunicação, o uso de vídeos pela Rádio Gaúcha em um contexto de convergência e de disponibilização de conteúdo on-line, utilizando como ideia central a vigência da fase da multiplicidade da oferta (BRITTOS, jul.-dez. 2002). Aplica como metodologia a análise de conteúdo, concentrando o seu foco na série de reportagens Os desafios do emprego na crise, construída a partir de uma perspectiva multiplataforma e veiculada no dia 10 de março de 2016, nos programas Gaúcha Hoje, Gaúcha Atualidade, Gaúcha Repórter, Chamada Geral – Segunda Edição e Estúdio Gaúcha. Procura compreender como, neste trabalho, os vídeos são utilizados, o porquê deste uso e em que medida ocorrem adaptações, afastamentos e aproximações em relação à linguagem vigente no telejornalismo. Com a atenção da emissora também voltada para o on-line, o uso de vídeos assume um papel complementar, oferecendo ao público a possibilidade de ampliar a sua compreensão a respeito da notícia.
Copyright (c) 2017 Andrei Rossetto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.