O conceito criativo e seus recursos expressivos no spot publicitário
Resumo
Estudos sobre a retórica publicitária no rádio ainda são escassos e pouco refletem o potencial investigativo que uma articulação entre a retórica o meio sonoro propiciam. A nosso ver, estas lacunas tornam oportuno o desenvolvimento de procedimentos metodológicos para o estudo do spot publicitário. Baseados na Teoria Cognitiva da Metáfora e da Metonímia (LAKOFF e JOHNSON, 2002; BARCELONA, 2003), bem como na Teoria da Mesclagem Conceptual (FAUCONNIER e TURNER, 2002), propomos neste artigo procedimentos analíticos que contribuem para o estudo do efeito criativo em spots radiofônicos. Como resultado de nossas articulações, apontamos para o estudo da metalinguagem como recurso criativo. Nela, aspectos considerados limitadores da linguagem radiofônica tornam-se o diferencial na codificação da mensagem. Neste contexto, metáfora e metonímia tem se tornando recursos retóricos essenciais para codificar estas abordagens metalinguísticas.
Referências
BARCELONA, Antônio. On the plausibility of claiming a metonymic motivation for conceptual metaphor. In: ______ (org.) Metaphor and metonymy at the crossroads: a cognitive perspective. Berlin, Mouton de Gruyter, 2003. p.31-58
BARRY, Pete. The advertising concept book: a complete guide to creative ideas, strategies and campaigns. Thames & Hudson, 2008.
DURAND, Jacques. Retórica e imagem publicitária. In: METZ, Christian at al. A análise das imagens. Petrópoles: Vozes, 1973.
FAUCONNIER, Gilles, TURNER, Marc. The way we think. New York: Basic Books, 2002.
FORCEVILLE, Charles. Creativity in pictorial and multimodal advertising metaphors. In: Rodney Jones (ed.), Discourse and Creativity. Harlow: Pearson/Longman, 2012, pp. 113-132.
FORCEVILLE, Charles e URIOS-APARISI, Eduardo (Org.). Multimodal Metaphor. Mouton de Gruyter, Berlin, New York, 2009.
FORCEVILLE, Charles. Non-verbal and multimodal metaphor in a cognitive framework: Agendas for research. In: FORCEVILLE, Charles e URIOS-APARISI, Eduardo (Org.).Multimodal Metaphor. Mouton de Gruyter, Berlin, New York, 2009. p. 19-42.
GRADY, Joseph. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. Unpublished PH.D. Dissertation. University of California. Berkeley, 1997.
IBÀÑEZ, Francisco José Ruiz de Mendoza. VELASCO, Olga Isabel Díez. Patterns of conceptual interaction. In: DIRVEN, René; PÖRINGS, Ralf. (Org.) Metaphor and metonymy in comparasion and contrast. Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 2003. p.489-532
LAKOFF, George. JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado das letras e São Paulo: Educ, 2002.
LAKOFF, George. The contemporary theory of metaphor. In: ORTONY, Andrew (Org.) Metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. p.202-251.
MELLO VIANNA, G. V. G. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 227-240, jun. 2014.
PINHEIRO, Gustavo de Abreu. Mesclagem e contiguidade na imagem publicitária impressa: o papel da metáfora e da metonímia na mensagem visual persuasiva. 315 fl.: il. 2011.Tese (doutorado) Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.
RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem visual. São Paulo: Senac, 2006.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado de los objetos musicales. Madri: Alianza editorial, 2003. São Paulo: Annablume, 1999.
SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva. Rádio: oralidade mediatizada - o spot e os elementos da linguagem radiofônica.
UNGERER, F. Muted Metaphors and the Activation of Metonymies in Advertising. In: BARCELONA, Antonio (Org.), Metaphor and metonymy at the crossroads: a cogntive perspective. Berlin, Mouton de Gruyter, 2003. p. 321-340.
Copyright (c) 2015 Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.