Comunicação, cultura midiática e jornalismo: afinidades dissonantes

  • Christa Berger Unisinos
Palavras-chave: Jornalismo, Temporalidade, Comunicação, Cultura Midiática

Resumo

Este texto reproduz a fala de abertura do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Ouro Preto. Concentra-se em abordar três pontos específicos. No primeiro discorre sobre a importância deste programa, enquadrando-o no cenário da pós-graduação em comunicação no Brasil. Apresenta argumentos sobre a significância de o programa ter sido idealizado como uma especificidade ao se estruturar em torno da noção de temporalidade. No segundo ponto, há a abordagem da centralidade da comunicação na sociedade, reconhecendo que o salto tecnológico dado no século XX causou impacto, principalmente, nos setores de comunicação e informação. No último ponto estabelece o valor de examinar o jornalismo em perspectiva histórica e sua adequação à revolução digital. Questiona, enfatiza e fornece exemplos sobre a necessidade de dialogar com a sociedade para, então, poder redesenhar seu lugar de fonte privilegiada da informação e mediar os acontecimentos.

Biografia do Autor

Christa Berger, Unisinos
Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. É Doutora em Ciências da Comunicação pela USP e fez estágio de Pós-Doutorado em Teorias do Jornalismo na Universidade Autônoma de Barcelona. 

Referências

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Publicado
2015-07-15
Seção
Dossiê Comunicação e Temporalidades