Comunicação e temporalidade se encontram pelo olhar

  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Olhar, Comunicação, Temporalidade, Pós-Graduação, UFOP

Resumo

Este ensaio, por ocasião da abertura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, e a convite da Revista “Rádio-Leituras”, busca realizar uma apresentação e uma “reflexão” sobre o PPGCOM-UFOP. Tem em vista o cruzamento de tempos que envolvem o Programa, seu passado, presente e futuro, esboçando, de forma tentativa, um quadro de memórias, impressões e expectativas que compõem os propósitos investigativos e problematizadores de sua recém-nomeada identidade. Tem o “olhar” como fio condutor desse propósito, ora como conceito, ora como dispositivo que engendra e media o encontro entre os eixos centrais do Programa, a saber: comunicação e temporalidade.

Biografia do Autor

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Federal de Ouro Preto
Professor Adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, Mestre e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFMG.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARBOSA, Marialva. O presente e o passado como processo comunicacional. Matrizes, v. 5, p. 145-155, 2012.

BAVCAR, Evgen. O verdadeiro valor do tempo (entrevista concedida a Eduardo Veras, Edson Sousa e Elida Tessler). In: Humanidades. N° 49, Brasília, Editora da UnB, janeiro de 2003. p. 114 – 120.

BAVCAR, Evgen. Um outro Olhar. In: Humanidades. N° 49, Brasília, Editora da UnB, janeiro de 2003. p. 121 – 125.

FRANÇA, Vera. Crítica e metacrítica: contribuição e responsabilidade das Teorias da Comunicação. Matrizes, v. 8, p. 101-116, 2014.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1982.

NOVAES, Adauto. Imagens Impossíveis. In: Humanidades. N° 49, Brasília, Editora da UnB, janeiro de 2003. p. 106 – 113.

TAVARES, Frederico; PRATA, Nair; BORGES, Priscila; SCHWAAB, Reges. Projeto de Implantação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. 178 f.

Publicado
2015-07-15
Seção
Dossiê Comunicação e Temporalidades