O ídolo colocado para escanteio: A débil relação entre o rádio esportivo e assessorias de imprensa

  • Roberto Falcão UFF
  • João Batista de Abreu
Palavras-chave: Assessoria de imprensa, jornalismo esportivo, rádio, marketing esportivo, imagem.

Resumo

Este trabalho examina a relação no Brasil entre assessores de imprensa, repórteres e produtores do segmento de cobertura conhecido como rádio esportivo. Três questões inerentes ao rádio são consideradas: a ausência de imagem, que restringe a exposição de marcas de patrocinadores; a dificuldade em retroalimentar a imprensa comparativamente às outras mídias; e a pequena valoração advinda do clipping, gerando consequentemente resultados pouco significativos para análise do trabalho de assessoria de imprensa.

Referências

BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2015. (versão eletrônica disponível em http://secom.gov.br)

CHAPARRO, Manuel Carlos. Cem anos de assessoria de imprensa, no livro Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, in DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2007 (4ª ed).

FAUSTINO, Paulo e GONÇALEZ, Ramiro. Gestão estratégica e modelos de negócio – o caso da indústria da mídia, Lisboa, Media XXI, 2011

HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz e FRANÇA, Vera Veiga (org). Teoria da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

LOPES, Marilene. Quem tem medo de ser notícia?: da informação à notícia. São Paulo: Makron Books, 2000.

McCOMBS, Maxwell. A teoria da agenda: a mídia e a opinião pública. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

RIBEIRO, André. Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva do Brasil. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007.

PAYNE, Michael. A virada olímpica: como os Jogos Olímpicos tornaram-se a marca mais valorizada do mundo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra – COB Cultural, 2006.

REIS, Clovis. A evolução histórica da publicidade radiofônica no Brasil (1922-1990). Trabalho apresentado no GT de História da Publicidade e da Propaganda do 2º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, em Florianópolis, abril de 2004.

SODRÉ. Nelson Werneck. A História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

World Press Trends: Newspaper Revenues Shift To New Sources, publicado em 1º de junho de 2015.

http://www.wan-ifra.org/press-releases/2015/06/01/world-press-trends-newspaper-revenues-shift-to-new-source

Publicado
2015-12-30
Seção
Dossiê Rádio e esporte