Cartografando a narração esportiva radiofônica – Um panorama preliminar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

  • Paulo Madureira Universidade Estácio de Sá (Unesa)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcelo Kischinhevsky Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Rádio, Esporte, Narração

Resumo

O artigo apresenta um quadro preliminar da narração de futebol na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Entendem-se os programas de relatos desportivos como gênero pioneiro na construção da própria radiofonia e que constitui hoje uma espécie de show radiofônico, com seu ápice nas transmissões ao vivo. Nesse percurso, é realizada uma revisão bibliográfica, com ênfase no Brasil e na Argentina, que abrange autores como Márcio Guerra, João Batista de Abreu, Edileuza Soares, José Luis Fernández e Damián Fraticelli. Além disso, entrevistas qualitativas e semiestruturadas com os principais narradores esportivos das oito emissoras que contam com transmissão regular de jogos de futebol no Rio de Janeiro ajudam a compor essa cartografia.

Biografia do Autor

Paulo Madureira, Universidade Estácio de Sá (Unesa)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ), integrante do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq, e professor da Universidade Estácio de Sá.
Marcelo Kischinhevsky, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde coordena o AudioLab e lidera o Grupo de Pesquisa, Mediação e Interações Radiofônicas, listado no CNPq.

Referências

ABREU, João Batista de. Metáforas, hipérboles e metonímias, uma jogada de efeito – o discurso do radiojornalismo esportivo. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Campo Grande: UFMS, UNIDERP, UCDB, 2001.

ALMEIDA, Alda. Rádio e Futebol: gritos de gol de Norte a Sul. Anais do II Encontro Nacional de História da Mídia – Rede Alfredo de Carvalho, Florianópolis, 2004.

BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo. Manual de radiojornalismo. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001.

BONAVITA FEDERICO, Maria Elvira. História da comunicação: rádio e TV no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.

FERNANDÉZ, José Luis. La captura de la audiencia radiofónica. Buenos Aires: Liber, 2012.

_____ (dir.). La construcción de lo radiofónico. Buenos Aires: La Crujía, 2008.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio – Teoria e prática. SP: Summus, 2014.

FERRARETO, Luiz Artur. Rádio: o veiculo, a história e a técnica. Porto Alegre: Ed. Sagra Luzzatto, 2000.

FRATICELLI, Damián. El nacimiento de las transmisiones deportivas o de cómo la radio comenzó a construir acontecimientos sociales en directo. In: FERNANDÉZ, José Luis (dir.). La construcción de lo radiofónico. Buenos Aires: La Crujía, 2008.

GUERRA, Márcio de Oliveira. Rádio x TV: o jogo da narração. A imaginação entra em campo e seduz o torcedor. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2006.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Compartilhar, etiquetar: Interações no rádio social. Comunicação, Midia e Consumo (Online), v. II, p. 143-162, 2014.

_____. Rádio social – Uma proposta de categorização das modalidades radiofônicas. In: DEL BIANCO, Nélia (org.). O Rádio Brasileiro na Era da Convergência, v. 5, p. 38-67. São Paulo: Intercom, 2012.

GALLEGO PERÉZ, Juan Ignacio. Sintonizando el futuro: radio y produccíón sonora en el siglo XXI. Madrid: Instituto RTVE, 2012.

PRATA, Nair, SANTOS, Maria Cláudia (org.). Enciclopédia do rádio esportivo brasileiro. V. 1. Florianópolis: Insular, 2012.

RANGEL, Patrícia, GUERRA, Márcio de Oliveira. O rádio e as Copas do Mundo. Juiz de Fora: Ed. Juizforana, 2012.

SOARES, Edileuza. A bola: o rádio esportivo em São Paulo. São Paulo: Summus, 1994.

STERNE, Jonathan. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham: Duke University Press, 2003.

Publicado
2015-12-30
Seção
Dossiê Rádio e esporte