Uma proposta de tipologia para os jingles

  • Luciana Panke UFPR
Palavras-chave: Jingle, Propaganda, Publicidade, Comunicação, Música.

Resumo

Os jingles podem ser conceituados como anúncios publicitários ou propagandísticos musicados. Eles operam por caminhos, sutis ou explícitos, de sedução, no sentido de estimular no público desejos ou comportamentos. A música, neste contexto, atua como elemento fundamental nas estratégias de persuasão, interferindo diretamente na emoção das pessoas. Com isso, incentiva a busca pelos produtos, serviços e influencia atitudes e hábitos de consumo. Assim, o artigo propõe três tipologias (WEBER, 1964) de jingles a fim de esquematizar as ênfases em uma campanha de comunicação. São elas: jingle varejo, jingle político e jingle institucional, cujas tipologias possuem subdivisões que serão explicadas no texto. Toma-se como referência, entre outros, os trabalhos de MENDONÇA (2001), CARRASCOZA (1999; 2014), SILVA (2009), REIS (2010), MARCHAMALO e ORTIZ (2005). 

Biografia do Autor

Luciana Panke, UFPR
Pós-doutorado em Comunicação Política, UAM- México, Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e Prof. Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná – Programa de Pós-graduação em Comunicação e graduação em Publicidade e Propaganda.

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Links e áudios consultados

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Publicado
2015-12-30
Seção
Artigos