PELAS ONDAS SONORAS DA RÁDIO DIFUSORA MAFRENSE AM, 790 KWZ: Sociabilidade, cultura e lazer e cultura em Simplício Mendes (PI) (1990-2010)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo construir uma narrativa histórica sobre da Rádio Difusora Mafrense, AM, e seus principais programas no período de 1990 a 2010. Sendo a primeira emissora instalada na cidade de Simplício Mendes (PI), a Rádio Mafrense surgiu a partir de um projeto de interesse de uma família de políticos da região e logo se transformou num veículo de cultura, informação, entretenimento e prestadora de serviços à sociedade, sobretudo, através de seus principais programas, a saber: Bom Dia Sertão, Domingo Total, Jornal da Mafrense e Shows de Calouros. Assim, por meio do referencial teórico e da metodologia da História Oral, pretende-se compreender os impactos culturais proporcionados por este meio de comunicação para a sociedade simplício-mendense e as demais regiões circunvizinhas, num período em que o rádio já não mais desfrutava de sua “época de ouro”.
PALAVRAS-CHAVE: Rádio. Rádio Difusora Mafrense. Memória.
Referências
ANDRADE, José Maria Vieira de. Pelas ondas da Rádio Pioneira de Teresina: história, sociedade e cultura em sintonia. Teresina: 2005. Monografia (Licenciatura Plena em História) – UFPI, 90f.
BIANCO, Nélia R. Del; MOREIRA, Sônia Virginia. (Org.). Rádio no Brasil: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ; Brasília, DF: Unb, 1999.
CALABRE, Lia. A era do rádio. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
CARDOSO, Nilsângela Lima. Invisíveis asas das ondas ZYQ-3: sociabilidade, cultura e cotidiano em Teresina (1948-1960). Dissertação (Mestrado em História do Brasil), Teresina: UFPI, 2007.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
DIAGNÓSTICO Sócio-Econômico do município de Simplício Mendes. Teresina: SEBRAE/ PI, 1999.
FREITAS, Sônia Maria de. História Oral: possibilidades e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. [Trad. Beatriz Sidou]. São Paulo: Centauro, 2006.
MOREIRA, Sonia Virgínia. O rádio no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Fundo, 1991.
MOURA, Jose Mendes de Sousa Moura. Simplício Mendes: história e notáveis.
NEVES, Brito. Rádio Educadora de Parnaíba: 47 anos de pioneirismo. Parnaíba: [s/ed.], 1987.
ORTRIWANO, Gisela Swtetlana: A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 4. ed. São Paulo: Summus, 1985.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do; SANTIAGO JÚNIOR, Francisco Santiago. (Org.). Rádio: encruzilhada da historia. Recife: Bagaço, 2006.
POLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos históricos. Rio de Janeiro, v 5, n. 10, 1992.
______. Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v 2, n 3, Associação de Pesquisa e Documentação Histórica, 1989, p.3-15, p.3.
SOLON, Daniel Vasconcelos. O eco dos alto-falantes: memória das amplificadoras e sociabilidades na Teresina de meados do século XX. Dissertação (Mestrado em História do Brasil), Teresina: UFPI, 2006.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo: Ática, 1981.
TÔRRES, Adamastor Moreira. Osvaldo Mendes de Oliveira: sua vida, suas histórias. Teresina: Halley, 2009.
LUZ, Virlândia Maria de Moura. Rádio e relações cotidianas de ouvintes do povoado Torrões. Picos, 2010. Monografia (Curso de Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo), UESPI.
Fontes orais
BEZERRA, Teresinha Araújo Moura. Entrevista concedida a Santos. Simplício Mendes (PI), 2011.
FERREIRA, Maria Arcanja Rodrigues. Entrevista concedida a Santos. Simplício Mendes (PI), 2011.
PITA, Lorinaldo Rocha. Entrevista concedida a Santos. Simplício Mendes (PI), 2011.
VELOSO, Francisco. Entrevista concedida a Santos. Simplício Mendes (PI), 2011.
Copyright (c) 2017 Nilsângela Cardoso Lima, Fabilson Araújo dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.