Vozes da América: convergência digital, radiojornalismo e agências de notícias latino-americanas

Palavras-chave: agências de notícias, radiojornalismo, convergência digital, economia política da comunicação, América Latina

Resumo

O trabalho busca mapear as interfaces entre radiojornalismo e jornalismo de agências, salientando pontos convergentes e divergentes de cada modalidade, ao mesmo tempo em que pontua impactos da digitalização em ambas. São revistas algumas experiências históricas e atuais do radiojornalismo de agências de notícias, com ênfase na América Latina e no Brasil. Ao final, tomando por objeto os serviços de rádio e de áudio – conceituando estas diferenças – de sete agências de notícias de propriedade estatal ou pública de seis países latino-americanos, examinam-se as estratégias destas organizações para promover a circulação de informações num meio de comunicação cada vez negligenciado pelos atores privados: o rádio, particularmente das cidades de pequeno e médio porte, tendo por suporte as facilidades de produção, gravação, transmissão e reprodução oferecidas pela convergência digital.

Biografia do Autor

Pedro Aguiar, PPGCom/UERJ

Pedro Aguiar é jornalista, doutorando em Comunicação pelo PPGCom/UERJ e mestre em Comunicação pelo PPGCom/ECO-UFRJ, onde também é pesquisador do grupo PEIC (Políticas e Economia da Informação e Comunicação). É bolsista de doutorado pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Pesquisa agências de notícias nos países em desenvolvimento. Orientadora: Profª Dra. Sônia Virgínia Moreira.

Referências

ABREU, João Batista de. “Ondas que aproximam Povos Distantes”. In: MALDONADO, Claudio (org). Memorias TeleSUR: comunicación e integración. Quito: CIESPAL, 2016. [no prelo]

____________. Rádio e Formação de Mentalidades: testemunha ocular da Guerra Fria na América Latina. Tese de doutorado defendida na ECO/UFRJ (Orientador: Geraldo Nunes). Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2004.

AGUIAR, Pedro. “O Modelo Hugenberg: conglomerados de mídia e agências de notícias brasileiras” in: MOREIRA, Sônia Virgínia (org.). Indústria da Comunicação no Brasil. São Paulo/Rio: Intercom/UERJ, 2015. pp.169-188

BERG, Jerome. Broadcasting on the Short Waves, 1945 to today. McFarland & Co. Jefferson (EUA): 2008.

BOYD-BARRETT, Oliver. The International News Agencies. Londres: SAGE, 1980.

BRITTOS, Valério Cruz. O rádio brasileiro na fase da multiplicidade da oferta. Verso & Reverso. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, ano 16, n. 35, p. 31-54, jul.-dez. 2002.

CHANTLER, Paul. STEWART, Peter. Basic Radio Journalism. 2ª ed. Abingdon-on-Thames (Reino Unido): Focal Press/Taylor & Francis, 2013.

COMASSETTO, Leandro. O Rádio Local na Nova Ordem Global. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 3, n. 1. Florianópolis: UFSC, 2006.

DEL BIANCO, Nélia. O som da notícia nas teias da rede. In: Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 24, 2001, Campo Grande. Anais... São Paulo: Intercom, 2001. CD-ROM.

DÖRENBERG, Frank. Nonstop Systems (website pessoal). Disponível em www.nonstopsystems.com e acessado em fevereiro de 2016. Toulouse (França), 1999.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2° ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

FERRARETTO, Luiz Artur. KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Convergência: uma abordagem pela economia política da comunicação. Revista Famecos, v. 17, n.3 (set./dez.2010), pp.173-180. Porto Alegre: PUC-RS, 2010.

GORDON, Gregory. COHEN, Ronald. Down to the Wire: UPI’s fight for survival. Nova York: McGraw-Hill, 1990.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. “Rádio Social: uma proposta de categorização das modalidades radiofônicas”. In: DEL BIANCO, Nélia (org.). O Rádio Brasileiro na Era da Convergência. Coleção GPs, vol.5. São Paulo: Intercom, 2012. pp.38-67.

LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo Hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all News brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã (Portugal): LabCom Books, 2010.

MURO Benayas, Ignacio. Globalización de la Información y Agencias de Noticias: entre el negocio y el interés general. Barcelona: Paidós, 2006.

NEUBERGER, Rachel. O Rádio na Era da Convergência das Mídias. Cruz das Almas (BA): EdUFRB, 2012.

NOTIMEX. Las Agencias de Noticias en la Era Digital. Cidade do México: NOTIMEX, 2015.

PIERNES, Guillermo. Comunicação e Desintegração na América Latina. Brasília: EdUnB, 1990.

SHRIVASTAVA, K. M. News Agencies from Pigeon to Internet. Nova Délhi: New Dawn Press, 2007.

SOUSA, Adalyma. MACEDO, Isabel. Agência de Notícias para Rádios da Região Tocantina: a inserção da notícia local em meio a uma programação musical. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Anais... Natal: Intercom, 2015.

STERLING, Christopher. O’DELL, Cary. The Concise Encyclopedia of American Radio. Nova York: Routledge, 2010.

ZUCOLOTO, Valci Regina Mousquer. As Perspectivas do rádio na Sociedade da Informação: reflexões sobre a programação das emissoras públicas. Disponível em: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/17668/1/R1980-1.pdf, acesso em 25 junho 2007.

Publicado
2017-12-26
Seção
Artigos