https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/issue/feed Rádio-Leituras 2020-01-04T23:20:33-03:00 Debora Cristina Lopez radioleituras@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><strong>Continua em atividade como <a href="https://periodicos.ufop.br/radiofonias">Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora</a></strong></p> <p style="text-align: justify;">ISSN: 2179-6033<br>O objetivo da publicação é ser um espaço para análise e reflexão sobre o rádio, a mídia sonora, o radiojornalismo e os processos de convergência que dialoguem direta ou indiretamente com as diversas modalidades de comunicação sonora.&nbsp;</p> https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/4035 Multiplicidade de desafios: Fazer ciência. Fazer rádio 2020-01-04T23:20:33-03:00 Debora Cristina Lopez deboralopezfreire@gmail.com Marcelo Freire marcelofreire@gmail.com Nair Prata nairprata@uol.com.br 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Debora Cristina Lopez, Marcelo Freire, Nair Prata https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/4036 Projeto Pedagógico de Curso e a identidade do radialista bacharel 2020-01-04T23:20:33-03:00 Norma Meireles norma.meireles@ccta.ufpb.br <p>Este texto apresenta um recorte de pesquisa de doutorado sobre o bacharelado em Radialismo no Brasil a partir do estudo de dezoito Projetos Pedagógicos de Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativo que se dá no contexto das crises de identidade do radialista - profissão cuja gênese está no rádio – e dos cursos de Radialismo. Três grandes categorias analíticas balizam a análise dos PPCs: formação, profissão e atuação, que estão interligadas. O destaque aqui é para a categoria “profissão”, como o objetivo de enfatizar a relação entre Projeto Pedagógico de Curso e as identidades em Radialismo, particularmente examinando o perfil do egresso.</p> 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Norma Meireles https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/4037 Rádios universitárias entre a comunicação institucional e o jornalismo 2020-01-04T23:20:33-03:00 Marcelo Kischinhevsky marcelok@forum.ufrj.br Izani Mustafá izani.mustafa@gmail.com João Paulo Malerba joaopaulomalerba@gmail.com Liana Monteiro liana@forum.ufrj.br Que tipos de jornalismo são oferecidos pelas emissoras universitárias a suas audiências? Estas rádios representam, efetivamente, uma alternativa em termos de informação, concorrendo com a mídia de referência em suas praças de atuação? O presente trabalho sistematiza dados obtidos em levantamento exploratório sobre as características de programação de 16 rádios universitárias AM/FM e web de todas as regiões do país, realizado entre março e abril de 2019. Ao longo do trabalho, constatamos que o radiojornalismo nas emissoras universitárias – entendidas como espaços específicos da comunicação pública e educativa aptos a oferecer uma chave para a democratização do acesso à informação e ao conhecimento – enfrenta uma série de desafios decorrentes da falta de infraestrutura e pessoal especializado, das pressões por desempenhar o papel de canais de comunicação institucional e das incertezas no plano organizacional, sobretudo no setor privado. 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Marcelo Kischinhevsky, Izani Mustafá, João Paulo Malerba, Liana Monteiro https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/3998 “Jornalismo em Debate”: a ética jornalística no caso Cancellier discutida pela Rádio Ponto UFSC 2020-01-04T23:20:33-03:00 Luana Viana lvianaaa@gmail.com Ivan Vilela ivan.vilela@aluno.ufop.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo analisar fatos sobre a cobertura midiática da operação “Ouvidos Moucos” e do suicídio do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, em 2017, de modo a entender se a imprensa respeitou a conduta ética dentro do contexto jornalístico. Para tal observação, recorremos como corpus dessa pesquisa ao programa Jornalismo em Debate veiculado pera rádio Ponto UFSC que traz como assunto principal a abordagem da imprensa sobre o caso. Por meio da análise de conteúdo, identificamos como resultados algumas das principais falhas cometidas pela imprensa, como falta de apuração, erro ao não buscar pela pluralidade de fontes, pressa em publicar os conteúdos, entre outras.</p> 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Luana Viana, Ivan Vilela https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/4038 Do sertanejo à sofrência: o universo afetivo das canções mais tocadas no rádio brasileiro 2020-01-04T23:20:33-03:00 Carlos Jáuregui carlos.jauregui@ufop.edu.br <p>Este trabalho estuda o universo afetivo recuperado a partir das dez canções mais tocadas no rádio brasileiro em 2016. A análise articula conceitos do campo da comunicação, análise do discurso e semiótica. Como se trata do estilo mais presente nos charts, fazemos também uma contextualização histórica da música sertaneja brasileira, em diferentes vertentes, com especial ênfase nos seus desenvolvimentos nos anos 2000. Como resultado, foi possível identificar a predominância de paixões relacionadas a frustrações amorosas, o que revela um afastamento da temática da festa e dos amores descompromissados que marcou o movimento que ficou conhecido como “sertanejo universitário”. Por outro lado, o corpus analisado se aproxima de uma tradição romântica da música sertaneja brasileira e incorpora elementos do arrocha nordestino e de ritmos caribenhos como o bolero e a bachata.</p> 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Carlos Jáuregui https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/4039 A Representação do Samba no Rádio Musical Expandido Segmentar ou agrupar? Eis a questão... 2020-01-04T23:20:33-03:00 Lena Benzecry lena.benzecry@gmail.com <p>O trabalho retoma a pesquisa desenvolvida no doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ que resultou no livro <em>O samba no rádio: do Rio para o Brasil</em> (2017). Seguindo os passos da análise crítica da pesquisa original, que promoveu o intercâmbio entre abordagens e conceitos da Economia Política da Comunicação com os Estudos Culturais, este artigo dá prosseguimento ao processo de reconhecimento e compreensão de fatores relevantes para a representação do samba no chamado “rádio musical expandido” (KISCHINHEVSKY; BENZECRY, 2014). Aqui, busca-se analisar a quebra de fronteiras entre as classificações “samba de raiz” e “pagode”. Em análise preliminar, nota-se que a estratégia de divulgação das plataformas de streaming e dos canais musicais da TV por assinatura NET com ampla disseminação de artistas ligados às duas vertentes do samba, na programação (aqui chamados de “artistas fronteiriços”), vem sendo utilizada para reagrupar tais segmentos musicais. Metodologicamente o trabalho se baseou em revisão bibliográfica, escutas e análise de conteúdo dos produtos selecionados.</p> 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Lena Benzecry https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/3999 Era uma vez um podcast. Os vínculos sonoros em “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes” 2020-01-04T23:20:33-03:00 José Eugenio de Oliveira Menezes menezes.eugenio@gmail.com Stephanie Cid Pertinhez stphcid@gmail.com <p><span>O texto está voltado ao poder do som em expressões sonoras digitais. O objeto de</span> <span>pesquisa é o conjunto de podcasts “Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes”. O projeto teve 11 episódios, cada um trazendo a história de uma mulher que fez diferença no seu contexto histórico. Na elaboração dos podcasts destacaram-se os cuidados especiais com a sonoplastia e com a escolha das vozes das narradoras que leram as histórias. Dessa forma, o objetivo é pensar como esse produto sonoro consegue estabelecer vínculos com seu público e envolvê-lo em um ambiente comunicacional. Sendo assim, foram realizadas entrevistas fechadas com ouvintes para entender um pouco mais sobre como o produto sonoro afeta seu público. Consegue-se perceber, com a sonoplastia e com as vozes das narradoras, que os episódios dos podcasts estudados ampliam o potencial narrativo das histórias.</span></p> 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 José Eugenio de Oliveira Menezes, Stephanie Cid Pertinhez https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/3540 O trabalho do ator e as engenharias do verbo e do som na construção de uma peça radiofônica a partir da obra de Murilo Rubião 2020-01-04T23:20:33-03:00 Lucas Martins Néia lucas_martins_neia@hotmail.com O artigo aborda o processo de criação da peça radiofônica <em>As Rubianadas</em>, fruto de um estudo teórico-prático voltado à investigação de dramaturgias e poéticas sonoras. Tomando a palavra como elemento plástico – que pode ser esculpido, moldado e trabalhado como ação via elocução –, três atores passaram a “sonhar em forma de voz” (SPRITZER, 2005) a partir da leitura de três contos de Murilo Rubião. Coube ao diretor e dramaturgo que coordenava a empreita atuar como <em>metteur-en-son</em> (BAUAB, 1985) – isto é, na organização, captação e edição do material obtido em sala de ensaio – a fim de explorar as possibilidades de uma arte acústica em todas as suas dimensões. 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Lucas Martins Néia https://periodicos.ufop.br/radio-leituras/article/view/1862 Vinte e um anos da lei das rádios comunitárias no Brasil. Pontos e contrapontos 2020-01-04T23:20:33-03:00 Orlando Maurício de Carvalho Berti berti@uespi.br <p>O artigo reflete sobre os vinte e um anos da legalização das rádios comunitárias no Brasil. Faz-se um panorama e debate-se sobre os pontos positivos e negativos da Lei que sedimentou o funcionamento dessas emissoras. Objetiva-se refletir e trazer elementos históricos que marcam o percurso social das rádios comunitárias brasileiras nessas duas décadas. Parte-se de um estudo teórico e reflexivo tendo reconhecimento da importância e polêmicas da Lei Brasileira de Rádios Comunitárias. Nota-se que ela é excludente e as mais de 30.000 rádios comunitárias do País (a maioria não legalizada) passa por sérios problemas de organicidade e reconhecimento estatal.</p> 2020-01-04T23:20:33-03:00 Copyright (c) 2020 Orlando Maurício de Carvalho Berti