Chamada de trabalhos - Dossiês 2025
Informamos que está no ar a chamada de trabalhos para os dossiês temáticos de 2025 da Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora. No primeiro número, o dossiê “Interfaces dos Estudos Radiofônicos” contará com a edição das pesquisadoras Sônia Caldas Pessoa (UFMG) e Debora Cristina Lopez (UFOP) e com apoio do GT Estudos Radiofônicos da Compós. O prazo para envio de artigos é 25 de abril de 2025.
O segundo número trará o dossiê “Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas”, com a edição dos pesquisadores Andrea de Lima Trigueiro de Amorim (Unicap-PE) e Diego Gouveia Moreira (UFPE). O prazo para envio de artigos é 16 de junho de 2025.
A revista também publica artigos livres, que podem ser submetidos em fluxo contínuo, bem como resenhas e entrevistas. Radiofonias é uma publicação quadrimestral, numa coedição entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Inovação Social (POSCOM) da Universidade Federal de Pernambuco - campus Agreste (UFPE), o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), com apoio do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Confira as chamadas de trabalho:
Edição 2025.1 – Dossiê Interfaces dos Estudos Radiofônicos
O Brasil é considerado destaque nos estudos radiofônicos. Ainda que a área seja recente, é possível perceber um amadurecimento, com organização e estabelecimento a cada dia maior de pesquisas de interfaces e diálogos multidisciplinares (Zuculoto, Kischinhevsky, Lopez, 2016; Mata, 1993). Por tratar de um fenômeno que atravessa o cotidiano social e que constrói representações de relações e sujeitos, tem caráter transdisciplinar. Estes diálogos com outros campos do conhecimento constituem um terreno propício para o avanço dos estudos radiofônicos.
Neste dossiê, consideramos a natureza sonora, humana e próxima do fenômeno. Interessa aqui observar sua relação com temas sensíveis, diversos e multidimensionais, mas também os avanços teórico-metodológicos construídos pelas pessoas pesquisadoras? (Murillo González, Angarita Niño, 2018; Cuesta Moreno, 2012; Nkoala, 2024). Compreender esta interface, portanto, nos leva a conhecer o caráter diverso e multidimensional do fenômeno e das próprias pesquisas.
Nos estudos radiofônicos, o tensionamento de certezas e incertezas tem levado à compreensão de que é necessário revisar o relato histórico, considerar epistemologias plurais e decoloniais e diversificar abordagens metodológicas (Weitzel, 2023; Pessoa, Mantovani, Salgueiro, 2022; Zuculoto, Betti, Farias, 2022; Betti, 2015). Este cenário nos revela que o olhar para as mídias sonoras como um fenômeno comunicacional e social demanda ampliar o que entendemos como contexto e como o próprio dimensionamento do objeto (Johnson, 2024; Caroline, De Deus, 2024). Não defendemos aqui o abandono das instâncias de produção, mas a consideração de olhares, metodologias e abordagens teóricas diversas na composição dos estudos. Apresentamos o desafio de um deslocamento epistemológico, pensando as interfaces dos estudos radiofônicos brasileiros.
O dossiê Interfaces dos Estudos Radiofônicos pretende discutir o momento atual do campo, com destaque aos temas a seguir (mas não limitado a):
- Pluralidade epistemológica e a revisão do relato histórico;
- Gênero como chave teórico-metodológica para compreender o fenômeno sonoro;
- Raça e racialidade nos estudos radiofônicos;
- Objetos sonoros, acessibilidade e estudos sobre deficiência;
- Perspectivas decoloniais para os estudos radiofônicos;
- Metodologias para os estudos radiofônicos contemporâneos.
O dossiê Interfaces dos Estudos Radiofônicos recebe artigos até o dia 25 de abril de 2025. As normas de publicação da revista podem ser acessadas em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/about/submissions
Referências
BETTI, Juliana Gobbi. Estudos raciais no rádio paulistano: raízes da antropologia. IN: Silva, Carlos Eduardo et al. (Orgs.). Ciências da Comunicação no Brasil - 50 anos: histórias para contar. Volume II - Século XX - Pragmatismo utópico. São Paulo: Fapesp / Intercom/ Unesp, 2015.
CAROLINE, Joselaine; DE DEUS, Valesca. Não vejo, não ouço e não falo: apontamentos sobre a (não) presença das mulheres negras no rádio. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 44, 2024.
CUESTA MORENO, Óscar Julián. Investigaciones radiofónicas: de la radio a la radio indígena. Una revisión en Colombia y Latinoamérica. Ánfora, v. 19, n. 33, julio-diciembre, 2012, pp. 165-183.
JOHNSON, Jacqueline E. Lusting out loud: racialized aurality, podcast intimacy, and the uses of thirst. Communication, Culture and Critique, v. 17, n. 1, 2024, p. 1–8, https://doi.org/10.1093/ccc/tcae001
MATA, María Cristina. La radio: una relación comunicativa. Diálogos de la Comunicación, v. 35, p. 1-6, 1993.
MURILLO GONZÁLEZ, Jorge Mario; ANGARITA NIÑO, Diana Paola. Una revisión sobre la radio y la discapacidad en el contexto latinoamericano. Ignis, [S. l.], n. 11, p. 13-21, 2018. DOI: 10.52143/2711-029X.487. Disponível em: https://revistas.cun.edu.co/index.php/ignis/article/view/487. Acesso em: 26 ene. 2025.
NKOALA, Sisanda. How radio influences indigenous language podcasts in South Africa: A case study of Epokothweni and iLukuluku. Journalism, v. 25, n. 9, 2024 1938-1955. https://doi.org/10.1177/14648849231214054
PESSOA, Sonia; MANTOVANI, Camila; SALGUEIRO, Ângela. Mundo Corporativo no rádio: Gênero e cultura da confiança. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora , v. 13, n. 1, p. 128-144, 21 dez. 2022.
WEITZEL, Michelle D. Reading Sound as a Decolonial Method: Discovering Aurality in the French-Algerian Archive. Expressions maghrébines, v. 22, n. 2, 2023, pp. 19-35. https://dx.doi.org/10.1353/exp.2023.a913754 .
ZUCULOTO, Valci; BETTI, Juliana Gobbi; FARIAS, Karina Woehl de. Desafios epistemológicos da perspectiva de gênero nos estudos radiofônicos. In: Congreso De La Asociación Latinoamericana De Investigadores De La Comunicación (Alaic), 12, 2022, Buenos Aires, Argentina. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: Alaic, 2022.
ZUCULOTO, Valci; LOPEZ; Debora; KISCHINHEVSKY, Marcelo (Orgs.). Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São Paulo: Intercom, 2016.
Edição 2025.2 – Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas
A relação entre educação e comunicação tem se mostrado cada vez mais relevante em um mundo permeado pela informação e pelas tecnologias digitais. Este dossiê busca explorar as múltiplas interfaces entre educomunicação, educação para a informação e comunicação, e práticas educacionais contemporâneas, destacando como essas áreas se articulam para promover transformações nos processos de ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento crítico e participativo na comunicação.
Esse pensamento foi bastante difundido no Brasil a partir das práticas de Paulo Freire, que acredita na plena comunicação a partir de uma consciência educativa crítica (Freire, 1988). Com base freireana, Gutierrez (1978) aponta um déficit da educação básica em não aderir a elementos da comunicação e de seus produtos para uma melhor aprendizagem na fase escolar. Educadores como Célestin Freinet (França) e Jesús Martín-Barbero (Espanha) também são considerados fundadores dessa proposta que alinha comunicação e educação. No entanto, foi o argentino Mario Kaplún quem, na América Latina, inicialmente referendou o novo campo da Educomunicação, ainda que entendesse o termo como uma leitura crítica da mídia (SOARES, 2006).
A partir das contribuições de Freire e Kaplún, Soares (2006) aprofundou os estudos sobre o tema, dando um novo significado à Educomunicação com a pesquisa realizada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE) entre 1997 e 1999. Para Soares (2006), a Educomunicação é: “Toda experiência de envolvimento dos agentes sociais, suas empresas e organizações, na implementação de ações voltadas para o planejamento e desenvolvimento de ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e participativos, tendo como meta a promoção da cidadania mediante o exercício da expressão comunicativa, possibilitada pela mediação tecnológica e pelo acesso e gestão democrática dos recursos da informação” (SOARES, 2006, p. 179).
De acordo com Soares (2002), os princípios da Educomunicação incluem: a) promover o acesso democrático à produção e difusão de informação; b) facilitar a percepção crítica da edição do mundo pelos meios de comunicação; c) facilitar o ensino/aprendizado através do uso criativo dos meios de comunicação; e d) promover a expressão comunicativa dos membros da comunidade.
O autor (2014) considera que as atividades de intervenção da Educomunicação estão alocadas em sete diferentes áreas. São elas: 1) educação para a comunicação; 2) pedagogia da comunicação; 3) gestão da comunicação; 4) mediação tecnológica na educação; 5) produção midiática educativa; 6) expressão comunicativa por meio da arte; e 7) epistemologia da educomunicação.
Sugestão de tópicos a serem abordados (não limitados a):
- Educomunicação: concepções, metodologias e experiências que promovam a integração entre educação e comunicação.
- Educação para a Informação e Comunicação: práticas voltadas ao desenvolvimento de competências críticas para lidar com a avalanche informacional e os desafios da sociedade conectada.
- Tecnologias Digitais na Educação: impactos, desafios e oportunidades no uso de mídias e plataformas interativas para mediar processos pedagógicos.
- Alfabetização Midiática e Informacional: estratégias para a formação de cidadãos críticos e ativos diante da produção e consumo de informações.
- Políticas Públicas e Formação Docente: iniciativas que favoreçam a implementação da educomunicação nas instituições de ensino.
- Estratégias para promover ambientes educacionais participativos e dialógicos, baseados na comunicação democrática.
- Práticas educomunicativas no ensino
- Análise de projetos elaborados a partir da perspectiva educomunicativa
- Apresentação de metodologias para uso da comunicação no processo ensino/aprendizagem
- Desafios éticos e críticos da Educomunicação
- O uso dos smartphones no campo da Educomunicação
- O emprego da IA na Educomunicação
Este dossiê propõe-se a ser um espaço de debate interdisciplinar e colaborativo, ampliando as fronteiras do conhecimento e refletindo sobre as perspectivas futuras para a integração entre educação e comunicação em contextos diversos.
Editores convidados
Andrea de Lima Trigueiro de Amorim (Uincap-PE) e Diego Gouveia Moreira (UFPE)
Referências
ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Campina Grande: EDUFCG, 2024. 84 p. ISBN 978-85-8001-284-2.
BUCKINGHAM, D. The media education manifesto. Cambridge, Londres: Polity Press: 2019, 128p.
CELIK, I. Towards Intelligent-TPACK: An empirical study on teachers’ professional knowledge to ethically integrate artificial intelligence (AI)-based tools into education. Computers in Human Behavior, v. 138, n. 138, p. 107468, 1 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1988.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GUTIERREZ, Francisco. Linguagem Total: uma pedagogia dos meios de comunicação. São Paulo: Summus, 1978.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P.; CAIN, W. What is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, v. 193, n. 3, p. 13–19, out. 2013.
SANTAELLA, Lucia. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, p. 1-15, 2021.
SOARES, Ismar de Oliveira. Metodologias da Educação para a Comunicação no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, Maria Aparecida. Gestão de processos comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educom.Rádio, na trilha de Mario Kaplún. In: MARQUES DE MELO, José de et al. (org.). Educomídia, alavanca da cidadania: o legado utópico de Mario Kaplún. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.
SOARES, Ismar Oliveira. Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas). Comunicação & Educação, Brasil, v. 19, n. 2, p. 135-142, set. 2014.
UNESCO. Media and information literate citizens: think critically, click wisely!. Paris: UNESCO, 2021. 412 p. ISBN: 978-92-3-100448-3.
O dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas recebe artigos até o dia 16 de junho de 2025. As normas de publicação da revista podem ser acessadas em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/about/submissions