CHAMADA PRORROGADA - Edição 2025.2 – Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas

2025-06-10

CHAMADA PRORROGADA - Edição 2025.2 – Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas

A relação entre educação e comunicação tem se mostrado cada vez mais relevante em um mundo permeado pela informação e pelas tecnologias digitais. Este dossiê busca explorar as múltiplas interfaces entre educomunicação, educação para a informação e comunicação, e práticas educacionais contemporâneas, destacando como essas áreas se articulam para promover transformações nos processos de ensino-aprendizagem e na construção do conhecimento crítico e participativo na comunicação.

Esse pensamento foi bastante difundido no Brasil a partir das práticas de Paulo Freire, que acredita na plena comunicação a partir de uma consciência educativa crítica (Freire, 1988). Com base freireana, Gutierrez (1978) aponta um déficit da educação básica em não aderir a elementos da comunicação e de seus produtos para uma melhor aprendizagem na fase escolar. Educadores como Célestin Freinet (França) e Jesús Martín-Barbero (Espanha) também são considerados fundadores dessa proposta que alinha comunicação e educação. No entanto, foi o argentino Mario Kaplún quem, na América Latina, inicialmente referendou o novo campo da Educomunicação, ainda que entendesse o termo como uma leitura crítica da mídia (SOARES, 2006).

A partir das contribuições de Freire e Kaplún, Soares (2006) aprofundou os estudos sobre o tema, dando um novo significado à Educomunicação com a pesquisa realizada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE) entre 1997 e 1999. Para Soares (2006), a Educomunicação é: “Toda experiência de envolvimento dos agentes sociais, suas empresas e organizações, na implementação de ações voltadas para o planejamento e desenvolvimento de ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e participativos, tendo como meta a promoção da cidadania mediante o exercício da expressão comunicativa, possibilitada pela mediação tecnológica e pelo acesso e gestão democrática dos recursos da informação” (SOARES, 2006, p. 179).

De acordo com Soares (2002), os princípios da Educomunicação incluem: a) promover o acesso democrático à produção e difusão de informação; b) facilitar a percepção crítica da edição do mundo pelos meios de comunicação; c) facilitar o ensino/aprendizado através do uso criativo dos meios de comunicação; e d) promover a expressão comunicativa dos membros da comunidade.

O autor (2014) considera que as atividades de intervenção da Educomunicação estão alocadas em sete diferentes áreas. São elas: 1) educação para a comunicação; 2) pedagogia da comunicação; 3) gestão da comunicação; 4) mediação tecnológica na educação; 5) produção midiática educativa; 6) expressão comunicativa por meio da arte; e 7) epistemologia da educomunicação.

 

Sugestão de tópicos a serem abordados (não limitados a):

  • Educomunicação: concepções, metodologias e experiências que promovam a integração entre educação e comunicação.
  • Educação para a Informação e Comunicação: práticas voltadas ao desenvolvimento de competências críticas para lidar com a avalanche informacional e os desafios da sociedade conectada.
  • Tecnologias Digitais na Educação: impactos, desafios e oportunidades no uso de mídias e plataformas interativas para mediar processos pedagógicos.
  • Alfabetização Midiática e Informacional: estratégias para a formação de cidadãos críticos e ativos diante da produção e consumo de informações.
  • Políticas Públicas e Formação Docente: iniciativas que favoreçam a implementação da educomunicação nas instituições de ensino.
  • Estratégias para promover ambientes educacionais participativos e dialógicos, baseados na comunicação democrática.
  • Práticas educomunicativas no ensino
  • Análise de projetos elaborados a partir da perspectiva educomunicativa
  • Apresentação de metodologias para uso da comunicação no processo ensino/aprendizagem
  • Desafios éticos e críticos da Educomunicação
  • O uso dos smartphones no campo da Educomunicação
  • O emprego da IA na Educomunicação

 

Este dossiê propõe-se a ser um espaço de debate interdisciplinar e colaborativo, ampliando as fronteiras do conhecimento e refletindo sobre as perspectivas futuras para a integração entre educação e comunicação em contextos diversos.

 

Editores convidados

Andrea de Lima Trigueiro de Amorim (Uincap-PE) e Diego Gouveia Moreira (UFPE)

 

O dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contemporâneas recebe artigos até 01 de junho de 2025 (prorrogado até 16 de junho de 2025 ). As normas de publicação da revista podem ser acessadas em: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/about/submissions