
 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

75 

   

Reverberações da Ditadura Militar no 
conteúdo jornalístico do programa A Voz 
Do Brasil (1985-2017) 

Reverberations of the Military Dictatorship in the 

journalistic content of the program A Voz Do 
Brasil (1985-2017) 

Reverberaciones de la Dictadura Militar en el 

contenido periodístico del programa A Voz Do 

Brasil (1985-2017) 
 

Luciana Paula Bonetti Silva 

 

Resumo  

O artigo apresenta uma revisão e sistematização de 
marcos e eventos que fazem parte da trajetória histórica 
de A Voz do Brasil com foco do período da Ditadura 
Militar (1964-1985), para posteriormente desenvolver 
uma análise de conteúdo de reportagens do programa 
após a reabertura política, entre 1985 e 2017. Através da 
legislação e estudos sobre o programa, durante o 
Regime Militar, identifica-se a tentativa de aproximá-lo 
dos formatos e linguagens do radiojornalismo 

comercial, em detrimento da propaganda de Estado. De 
maneira que já nesse período, o modelo informativo foi 
almejado para afastar o programa da herança totalitária 
varguista, ainda que fossem flagrantes as omissões de 
pautas negativas e um modelo de “objetividade 
propagandística” no conteúdo (PEROSA, 1995). A partir 
da reabertura política, diversos documentos registram 
que o conteúdo noticioso  

 

>> Informações adicionais: artigo submetido em: 15/08/2024 aceito 

em: 10/10/2024. 

>> Como citar este texto: 

SILVA, Luciana Paula Bonetti. Reverberações da Ditadura Militar no 

conteúdo jornalístico do programa A Voz Do Brasil (1985-2017). 

Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 

15, n. 02, p. 75-96, mai./ago. 2024. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a autora 

 
Luciana Paula Bonetti Silva 

lucipbs@gmail.com 

https://orcid.org/0000-0003-

1479-7455 

 

Jornalista e historiadora, 

investiga temas referentes à 

Radiodifusão Pública no Brasil. É 

doutora e graduada em História, 

e mestra e graduada em 

Jornalismo. Atualmente, é 

analista de comunicação da 

Fundação de Amparo à Pesquisa 

e Extensão (FAPEU), lotada no 

Núcleo de Educação para o 

Trânsito do Laboratório de 

Transportes e Logística 

(LabTrans/UFSC). 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

76 

   

 

passaria a nortear as reportagens do programa. Para analisar se 

isso ocorreu ou se houve reverberações do período militar, realiza-

se uma análise de conteúdo categorial das reportagens do 

programa, com foco em coberturas de momentos de crise dos 

governos de turno. 

Palavras-chave: História da Mídia Sonora; A Voz do Brasil; Ditadura 

Militar; Radiojornalismo. 

Abstract 

The article presents a review and systematization of milestones 

and events that are part of the historical trajectory of A Voz do 

Brasil, focusing on the period of the Military Dictatorship (1964-

1985), to later develop a content analysis of reports from the 

program after the political reopening, between 1985 and 2017. 

Through legislation and studies on the program during the Military 

Regime, we can identify the attempt to bring it closer to the 

formats and languages of commercial radio journalism, to the 

detriment of state propaganda. In this period, the informative 

model was sought to distance the program from the totalitarian 

legacy of the Vargas regime, even though there were blatant 

omissions of negative agendas and a model of “propaganda 

objectivity” in the content (PEROSA, 1995). After the political 

reopening, various documents record that the news content began 

to guide the program's reports. In order to analyze whether this 

was the case or whether there were reverberations from the 

military period, a categorical content analysis of the program's 

reports was carried out, focusing on coverage of moments of 

crisis for the governments in power. 

Keywords: History of the Sound Media; The Voice of Brazil; 

Military Dictatorship; Radiojournalism. 

 

Resumen 

El artículo presenta una revisión y sistematización de hitos y 

acontecimientos que forman parte de la trayectoria histórica de A 

Voz do Brasil, con foco en el período de la Dictadura Militar (1964-

1985), para después desarrollar un análisis de contenido de los 

reportajes del programa después de la reapertura política, entre 

1985 y 2017. A través de la legislación y los estudios sobre el 

programa durante el régimen militar, podemos identificar el 

intento de aproximarlo a los formatos y lenguajes del periodismo 

radiofónico comercial, en detrimento de la propaganda estatal. En 

este período, se buscó el modelo informativo para distanciar el 

programa del legado totalitario del régimen de Vargas, aunque 

 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

77 

hubiera flagrantes omisiones de agendas negativas y un modelo 

de «objetividad propagandística» en el contenido (PEROSA, 1995). 

A partir de la reapertura política, diversos documentos registran 

que el contenido de las noticias guiaría los reportajes del 

programa. Para analizar si esto fue así o si hubo reverberaciones 

del período militar, se realizó un análisis de contenido categorial 

de los informes del programa, centrándose en la cobertura de los 

momentos de crisis de los gobiernos de turno. 

Palabras clave: Historia de los medios sonoros; La voz de Brasil; 

Dictadura militar; Radioperiodismo. 

Introdução  

O programa radiofônico A Voz do Brasil foi criado durante o primeiro 

Governo de Getúlio Vargas, em 1934 (SOUZA, 2003). A partir da ideia de 

promoção do governo e da integração nacional, em seu início, reunia discursos 

presidenciais e peças musicais e literárias (PEROSA, 1995). Ao longo de 90 

anos, porém, evidenciou-se a busca pelo afastamento de um modelo 

personalista em prol da produção de conteúdo noticioso. Esta mudança não foi 

abrupta. Mesmo antes da reabertura política, no final da Ditadura Militar, o 

programa passou a adotar formatos radiojornalísticos, com a veiculação de 

informes.  

Durante o Governo de Ernesto Geisel (1974-1979), os discursos 

presidenciais passaram a ser realizados em transmissões em cadeia 

obrigatória de rádio e TV, ao invés de no espaço dedicado ao Poder Executivo 

em A Voz do Brasil – o que pode ser sintoma também da baixa audiência do 

programa e da popularização da TV. No governo Sarney, dá-se um passo 

adiante nessa direção, com a criação do programa Conversas ao Pé do Rádio, 

uma tentativa de separar o conteúdo noticioso acerca do Poder Executivo da 

comunicação direta entre presidentes e cidadãos. O que nos instigou a refletir e 

investigar a adoção de critérios jornalísticos na versão contemporânea do 

programa foi o seguinte anúncio da página da Empresa Brasileira de 

Comunicação (EBC), no campo reservado ao histórico de A Voz do Brasil:  

 
2003, o foco na cidadania 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

78 

2003, como parte do novo conceito de comunicação pública do governo 
do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Radiobrás promoveu a mais 
profunda reforma editorial realizada no programa. A parte destinada ao 
Poder Executivo adquiriu enfoque jornalístico e formato atual. A 
reportagem deixou os gabinetes para sair às ruas em busca da relação 
entre as políticas públicas implementadas e as necessidades da 
sociedade. Pela primeira vez, A Voz do Brasil abria seus microfones para a 
população perguntar, comentar e avaliar os projetos e ações do governo 
abordados no programa. “O Guarani” foi remixado ao ritmo de forró, 
samba, choro, bossa-nova, capoeira, moda de viola e até techno. E o 
tradicional “Em Brasília, dezenove horas” foi substituído por “Sete da 
noite, em Brasília”, sinal da opção pela linguagem mais simples, usual e 
em tom de diálogo. Desde então, A Voz do Brasil acumula três prêmios de 
jornalismo e é reconhecida como canal de acesso a informações precisas 
e objetivas sobre governo, Estado e Cidadania. (EBC, 2012)  

Percebe-se que a tentativa de dissociar o programa da noção de 

propaganda política, ideia central no excerto citado acima, exacerba-se nos 

anos 2000. São fartos os documentos que atestam o objetivo de produzir 

conteúdo noticioso, respeitando critérios jornalísticos como imparcialidade, 

neutralidade, entre outros. Neste trabalho reunimos e sistematizamos alguns 

destes marcos para posteriormente analisarmos as permanências e rupturas 

do conteúdo anunciado como jornalístico em A Voz do Brasil, com relação ao 

período do Regime Militar, este marcado pela introdução de formatos 

radiojornalísticos, mas ainda com a omissão frequente de pautas negativas.  

Assim, em um primeiro momento, como procedimento metodológico 

deste estudo, emprega-se a análise documental. Para tal, tem-se como base 

bibliografias diversas, pesquisas acadêmicas e legislações referentes à 

instituição e produção do programa. Entre elas estão as obras da historiadora 

do rádio Lia Calabre (2006) e da pesquisadora da comunicação Lilian Perosa 

(1995), bem como o livro do ex-presidente da Radiobrás Eugênio Bucci (2008). 

Também foram importantes as entrevistas reunidas pelo audiodocumentário “A 

Voz que não se calou: as mudanças no programa A Voz do Brasil a partir do 

governo Lula” (SILVA, 2014). Em um segundo momento, propomo-nos a apontar 

algumas das principais transformações que ocorreram na estrutura de A Voz do 

Brasil a partir do fim da Ditadura Militar (1964-1985), desenvolvendo uma da 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

79 

Análise de Conteúdo Categorial (BARDIN, 2009)1 das reportagens do programa 

referente ao Poder Executivo, entre 1985 e 20172, buscando pontuar possíveis 

reverberações e rupturas em relação ao período de exceção. 

 

A Voz dos militares 

Foi durante a Ditadura Militar, que A Voz do Brasil deixou de ser um 

espaço exclusivo do Poder Executivo, dedicando tempo para notícias sobre 

Congresso Nacional. Também neste período, nota-se a presença de locução 

feminina e uma maior influência da linguagem do radiojornalismo, bem como 

notícias de caráter não-oficial. Isso, no entanto, não garantiu que o caráter 

propagandístico fosse eliminado, visto que as pautas negativas eram 

deliberadamente ignoradas (PEROSA, 1995). Instaurado o Golpe de 1964, o 

programa ficou a cargo da Assessoria Especial de Relações Públicas da 

Presidência da República (AERP) (MATOS, 2001). Destaca-se que, por parte dos 

chefes da AERP, era importante negar qualquer semelhança entre a Assessoria 

e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) (1939-1945), e com 

qualquer ideia que remetesse a herança totalitária de Getúlio Vargas. A maior 

diferença entre ambos, porém, era a questão técnica, como, por exemplo, a 

abrangência do veículo da televisão. A respeito das principais características 

da AERP, Carlos Fico destaca com base em matéria publicada do Jornal do 

Brasil. 

Em fevereiro de 1971 seria divulgado um Plano Global de Comunicação 
Social, durante um encontro realizado na cidade do Rio de Janeiro. Na 
ocasião foram revelados os objetivos do governo com a propaganda. 
Falava-se em “mobilizar a juventude”; em “fortalecer o caráter nacional”; 
em estimular o “amor à pátria”, a “coesão familiar”, a “dedicação ao 
trabalho”, a “confiança no governo” e a “vontade de participação”. Todo 

 
1Para a Análise de Conteúdo Categorial, as transcrições de reportagens do programa A Voz do Brasil foram 

analisadas conforme a sequência de etapas proposta por Bardin (2009), as quais compreendem: pré-análise; a 

análise do material; o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. 
2A análise aqui apresentada expõe resultados parciais do trabalho de pesquisa desenvolvido na dissertação O 

Jornalismo no Programa de Rádio A Voz Do Brasil em Períodos de Crise Política - Análise de Coberturas 

entre 1985 e 2017, apresentada em 2018, ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, da Universidade 

Federal de Santa Catarina. 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

80 

um receituário que supunha “contribuir para a afirmação democrática” 
do país e que também pretendia “atenuar as divergências que sofre a 
imagem do país no exterior”. Tinha-se por fito, portanto, uma atuação 
complexa, capaz de atingir objetivos bastante 6 vagos (como o 
“fortalecimento do caráter nacional” e a “vontade de participação”, sem 
que se dissesse que tipo de participação seria esta) e de crítico 
dimensionamento moral nos anos 70, época já posterior à chamada 
liberalização dos costumes – tempos em que, certamente, não soariam 
modernos os apelos à “coesão familiar” e ao “amor à pátria”. (FICO, 1997, 
p. 94)  
 

A criação e extinção abrupta de empresas de comunicação marcou o 

período da Ditadura Militar3. Por exemplo, em 1980, a Secretaria de 

Comunicação (Secom), criada em 1979, chegou a ser extinta por João Baptista 

de Oliveira Figueiredo através do decreto nº 85.550, de 18 de dezembro, que 

também subordinou a Empresa Brasileira de Notícias (EBN) (1979-1988) ao 

Gabinete Civil da Presidência da República. Em 1981, no mês de janeiro, duas 

secretarias foram instituídas: a Secretaria de Relações Públicas e a Secretaria 

de Imprensa. Dois meses depois, ambas foram extintas e substituídas pela 

Secretaria de Imprensa e Divulgação (SID). À parte destas mudanças, a EBN 

produziu A Voz do Brasil de 1979 até 1988, quando uma entrevista do Ministro 

Paulo Roberto Camarinha determinou o fim de seu próprio mandato e o fim da 

empresa que veiculou seu último pronunciamento público. Eugênio Bucci 

(2008) narra este episódio no capítulo “Com a alma ferida”.  

O brigadeiro, então Ministro-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, 
concedeu no dia 16 de junho, uma entrevista a Eduardo Mamcasz, 
diretor-superintendente da EBN na época, criticando o governo em 
questões como: a baixa remuneração dos militares, a manutenção de 
“marajás” no Legislativo e no Judiciário, a inflação, o congelamento da 

 
3 Em 1975, foi criada a Empresa Brasileira de Radiodifusão (Radiobrás) que produziu A Voz do Brasil de 1988 até 

2007. Até a criação da Empresa Brasil de Notícias (EBN), em 1979, acreditamos então que o programa se manteve 

nas mãos da Agência Nacional. A Lei nº 6.650 de 27 de maio de 1979, decretou também a criação da Secretaria de 

Comunicação Social (Secom) subordinando a ela a Radiobrás e a EBN. É importante frisar que atualmente a Secom 

responde por A Voz do Brasil mas quem a produz é a Empresa Brasil de Comunicação. A Empresa Brasil de 

Comunicação (EBC) é uma Empresa Pública fundada 10 de outubro de 2007, por meio da Medida Provisória Nº 

398/2007, com sede em Brasília (DF). Tem por finalidade a prestação de serviços de radiodifusão pública e 

serviços conexos, observados os princípios e objetivos estabelecidos na sua lei de criação. Entre eles prestar 

serviços no campo de radiodifusão, comunicação e serviços conexos, inclusive para transmissão de atos e matérias 

do Governo Federal; e distribuir a publicidade legal dos órgãos e entidades da administração federal, à exceção 

daquela veiculada pelos órgãos oficiais da União. 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

81 

Unidade de Referência de Preços, índice base para o reajuste dos salários. 
Desafiando o então ministro do Planejamento, João Batista de Abreu, a 
promover o descongelamento: “senão, não precisa ser ministro, fica em 
casa e despacha papel” (CAMARINHA, 1988 apud BUCCI, 2008, p. 88). 
 

Dois dias depois, os jornais anunciaram a demissão sumária do ministro, 

sendo que o decreto que extinguiu a EBN saiu no dia 22 daquele mesmo mês, 

incorporando sua estrutura e funcionários à Radiobrás, que agora passava a se 

chamar Empresa Brasileira de Comunicação, não mais de Radiodifusão.  

Estes episódios evidenciam a permanência de um padrão autoritário na 

gestão das empresas públicas de comunicação por parte do Executivo, entre a 

Ditadura Militar e nos primeiros após a abertura política. Todavia, é preciso 

considerar alguns marcos que demonstram importantes rupturas quanto ao 

conteúdo de A Voz do Brasil em relação ao modelo propagandístico da Era 

Vargas.  

Durante o governo militar, a censura imposta pelo AI-5, em 1968, 

impactou o conteúdo do programa. O pronunciamento de Luís Antônio da Gama 

e Silva, ministro da Justiça, após o anúncio deste Ato Institucional e a leitura da 

primeira lista de cassações foram fatos marcantes nas edições de A Voz do 

Brasil, neste período. Os nomes de Juscelino Kubitschek e Dom Hélder Câmara, 

personagens importantes e combativas ao Regime, não poderiam ser 

pronunciados. Demissões também ocorreram nas estatais de comunicação. O 

programa ganhou um texto de caráter menos personalista, trazendo mais 

dados. Caberia então aos números falarem sobre o crescimento do Brasil. Para 

além disso, temos que:  

A abertura, tradicionalmente a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi 
substituída pelo Hino da Independência. Dez minutos foram reservados 
ao Jornal Nacional, com notícias de maior importância, de caráter oficial 
ou não, no âmbito nacional ou internacional. Vinhetas musicais foram 
incorporadas entre as notícias do governo. O programa também deu 
grande destaque, em especial durante a Copa do Mundo de 1970, ao 
noticiário esportivo. (MATOS, 2001, p.38-39) 

 
Esta foi a primeira vez que a ópera O Guarani deixou de fazer parte da 

identidade sonora do programa. Além das mudanças já mencionadas, o uso de 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

82 

redações sucursais em diversas regiões marcou a tentativa de fazer de A Voz 

do Brasil um espaço dedicado a notícias sobre o país e não apenas de diálogo 

entre o presidente e a nação (MATOS, 2001). Esta tendência permanece no 

governo Ernesto Geisel, e a partir de 1974, percebe-se que:  

[...] o programa oficial tentou assumir características de um 
radiojornalismo mais dinâmico, ao estilo das emissoras privadas. Para 
tanto, foram introduzidas vinhetas (pequenas ilustrações musicais intra-
noticiário), a participação direta do repórter na apresentação da notícia e 
gravações de entrevistas ou depoimentos com membros do governo. 
Além disso, a apresentação do noticiário ficou atribuída a dois locutores, 
um homem e uma mulher, para suprimir o tom linear de uma única 
locução masculina (PEROSA, 1995, p. 126)  

 
Entre a criação do programa, em 1934, e o período de redemocratização 

política, a partir de 1985, podemos elencar como rupturas: a introdução do 

tempo reservado ao Congresso Nacional, a adoção de locução feminina e a 

influência da linguagem do radiojornalismo comercial como algumas rupturas. 

O programa se mostrou também, pela sua longevidade, como uma fonte 

histórica relevante de vários episódios da política brasileira.  

 

A Voz da Redemocratização (1985-2017) 

Durante o Governo de José Sarney, cabe ressaltar, além do já 

mencionado episódio da demissão do brigadeiro Paulo Roberto Camarinha e da 

extinção da EBN, que A Voz do Brasil sofreu algumas alterações. Entre elas está 

a volta da ópera O Guarani na abertura; a inserção de noticiário local e regional; 

o intercâmbio com agências internacionais e uma maior interação com as 

rádios educativas e emissoras de TV; bem como a adoção de um estilo de 

narração mais natural e coloquial, de vinhetas com instrumentos regionais e de 

blocos como O Brasil e a Constituinte e Brasil Entrevistas (MATOS, 2001).  Na 

produção do programa, aderiu-se ao sistema de pautas jornalísticas, com a 

assinatura do repórter ao final da matéria, agora realizada no local do 

acontecimento. Algumas mudanças que marcaram a transição do controle da 

EBN para a Radiobrás foram: a apresentação de chamadas, a centralização da 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

83 

cobertura no Poder Executivo em detrimento das sucursais, o enxugamento da 

equipe exclusiva do programa e produção de matérias pela equipe de 

radiojornalismo da Radiobrás, dividida entre os setores governamentais.  

Se A voz do Brasil veio desde o final da Ditadura buscando se consolidar 

como espaço para veiculação de notícias, no governo de Fernando Collor há 

uma nova ruptura. Perosa (1995) aponta um retorno ao modelo de “objetividade 

propagandística” do primeiro período da Ditadura Militar. A abertura do 

programa mudou mais uma vez e passou a ser executada ao som de Aquarela 

do Brasil, de Ari Barroso. Entre a década de 1990, até a posse do presidente 

Luiz Inácio Lula da Silva, o que mais marcou o programa em termos de formato 

foi a concessão, em 1996, de 5 minutos diários para o poder Judiciário, e um 

minuto semanal para o TCU – que veio a se tornar 1 minuto todas as segundas, 

quartas e sextas-feiras.  

Esta mudança é uma das mais marcantes em termos de divisão de 

tempo desde 1946, quando foi concedido espaço ao Congresso. Até os dias 

atuais, A Voz do Brasil está assim dividida: numa primeira parte, com 25 

minutos de duração, dedicada ao poder Executivo; numa segunda, com apenas 

cinco minutos, para o espaço do Judiciário; na terceira, com dez minutos, a do 

Senado Federal, e a última, com vinte minutos, o da Câmara dos Deputados. 

Segundas, quartas e sextas, um dos três poderes sede um minuto de sua 

programação para as notícias do Tribunal de Contas da União. 

 

Análise de coberturas do programa entre 1985 e 2017 

Visando observar rupturas e permanências do período militar no 

programa, desenvolvemos uma Análise de Conteúdo Categorial (BARDIN, 2009) 

de reportagens de A Voz do Brasil, referente ao Poder Executivo. Fizeram parte 

deste estudo4 reportagens sobre temas que eram negativos para os governos 

 
4Através do acervo eletrônico da revista semanal Veja, da Editora Abril, de abrangência nacional, buscamos 

detectar as datas em que grandes escândalos de corrupção ou outros fatos geradores de crise foram noticiados. 

As capas da revista nos permitiram assim localizar em que semanas ou meses determinados assuntos foram 

mais noticiados, de maneira que uma segunda pesquisa, agora nas capas dos jornais O Estado de São Paulo e 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

84 

de turno, a partir das categorias: apuração e omissão. Assim, buscamos 

analisar a cobertura - ou não - em A Voz do Brasil sobre pautas que geraram 

crise política para os governos de turno, o que nos permite observar se o 

modelo de “objetividade propagandística” e as omissões de pautas negativas, 

apontadas como uma marca do programa durante a Ditadura Militar (PEROSA, 

1995), seguiram no programa após a reabertura democrática.  

Quanto a José Sarney (1985-1989), analisamos a cobertura do escândalo 

de corrupção na BR Distribuidora, que foi capa de jornais em dezembro de 

1988. Já no governo de Fernando Collor (1990-1992), interessou-nos como foi 

noticiado o processo de impeachment, em setembro de 1992. No governo 

Itamar Franco (1992-1994), nosso olhar lançou-se para a CPI do Orçamento e 

em como o impacto dela no corpo ministerial foi noticiada, em maio e em 

dezembro de 1993. No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), 

buscamos reportagens que tratassem do tema das denúncias de corrupção no 

leilão das privatizações, investigação que foi notícia durante o ano de 2002. 

Sobre os dois primeiros mandatos do governo de Luís Inácio Lula da Silva 

(2003-2010), interessou-nos, sobretudo, como foi a cobertura do caso do 

Mensalão, em 2007. Já no governo Dilma Rousseff (2011-2016) se faz relevante 

a cobertura do processo de impeachment, em 2016. Por fim, o governo de 

Michel Temer (2016-2018) teve que se explicar quando gravações suas foram 

vazadas, em 2017, e pouco ou nada foi dito sobre o tema no programa, silêncio 

este que buscamos problematizar em nossa análise.  

Quanto à categoria apuração, buscamos entender se A Voz do Brasil 

seguiu a tendência observada por Perosa (1995) durante o governo Sarney. 

Para a autora, a maior inovação proposta por esta gestão – em contraste com o 

período do Regime Militar – foi a veiculação de notícias negativas, como no 

caso do envolvimento do ministro Mauro Sales nos casos Sulbrasileiro e 

 
Folha de São Paulo, nos permitiu refinar a busca para localizar os dias exatamente em que determinados 

assuntos vieram à tona na imprensa nacional. A partir dessas datas, encaminhou-se uma solicitação ao acervo 

da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para que fossem enviados os áudios do programa dos períodos 

anteriores a 2009, a partir de quando os áudios do programa referentes ao Poder Executivo passaram a ser 

disponibilizados no site da empresa. 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

85 

Brasilvest. O que causava estranheza ao corpo ministerial, e chegou a render 

intimidação quando as perguntas dos repórteres da extinta Empresa Brasil de 

Notícias (EBN) foram consideradas impertinentes - caso do ministro Roberto 

Gusmão (PEROSA, 1995).  

A ideia era que a EBN se tornasse uma agência pública de notícias, com 

um Conselho Diretor composto por membros da sociedade civil, do governo, 

jornais, sindicatos dos jornalistas, entre outros, para que houvesse um controle 

público da atuação da empresa, o que influenciaria A Voz do Brasil. Dado este 

contexto, entendemos pertinente tornar a “Presença de Elemento Contraditório” 

e a “Postura dos repórteres em relação às fontes e suas informações” 

referências de análise para esta categoria. Deste modo, buscamos localizar se 

nas reportagens de A Voz do Brasil sobre pautas negativas para os governos de 

turno houve o debate do contraditório e se os repórteres questionam os dados 

trazidos pelas fontes, seja confrontando-os com outros dados, seja através de 

perguntas que demandassem esclarecimentos às fontes.  

Em que pese houvesse coberturas sobre pautas negativas, no Governo 

Sarney, de maneira geral, houve pouco espaço para o debate do contraditório. 

Na edição do dia 16 de dezembro de 1988, quando se reporta a transferência 

do general Albérico Barroso, da BR Distribuidora para a Petrofértil, a postura 

dos repórteres permaneceu complacente em relação a única fonte ouvida, o 

presidente da Petrobrás à época, Armando Guedes. Em 19 de dezembro, 

quando Armando Guedes deixou a presidência da Petrobrás, apenas ele é 

ouvido pela reportagem e nenhum questionamento à sua versão dos fatos é 

feito - mesmo ele defendendo que sua saída não tem relação com o caso de 

corrupção da BR Distribuidora. Esse padrão se repetiu no dia seguinte, 20 de 

dezembro, quando o demissionário foi Aureliano Chaves, o ministro de Minas e 

Energia que deixava o Governo após dez anos. Em nenhum momento sua saída 

foi relacionada ao caso BR Distribuidora. No dia 21, reporta-se o nome do novo 

ministro de Minas e Energia, Íris Resende, sua posse é noticiada com tom 

oficialesco, no entanto, logo na sequência vai ao ar reportagem sobre o dossiê 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

86 

resultante da sindicância interna da BR Distribuidora à Polícia Federal. Assim, a 

posse do novo ministro fica sutilmente relacionada ao escândalo nesta edição 

do programa.  

Nas edições do Governo Collor, entendemos haver um caso mais 

equilibrado na apuração do impeachment. Ainda que os repórteres 

permaneçam pouco questionadores em relação às fontes - marcadamente 

oficiais - há mais riqueza de angulação sobre o tema. Por exemplo, no dia 28 de 

setembro de 1992, o programa noticia a confiança de Collor na votação da 

Câmara e a agenda de Itamar Franco, que recebeu governadores e o presidente 

do PMDB. Ou seja, o ouvinte tem indícios de que por mais confiante que esteja 

o presidente e o seu porta-voz, lideranças importantes do país já se articulam 

com o vice-presidente. No dia seguinte, quando há a cobertura ao vivo da 

votação na Câmara, vão ao ar os votos de três deputados favoráveis ao 

impeachment.  

Para além disso, também é realizada reportagem sobre a movimentação 

de manifestantes em frente à Câmara e sobre a expectativa em relação ao vice-

presidente Itamar Franco. É questionável, por exemplo, que a repórter que 

cobria esta pauta em frente à Câmara e não entrevistou nenhum cidadão 

presente. Mas, de todo modo, o programa não deixou de dar as informações 

mais essenciais sobre o tema, ainda quando elas não eram de interesse ou em 

benefício de Fernando Collor. No dia 30 de setembro, entendemos que a edição 

como um todo possui equilíbrio, entre pautar os desafios do novo governo e a 

saída do velho, garantindo voz a Collor e a Itamar em um momento que poderia 

ser delicado para os profissionais do programa, uma vez que o afastamento já 

havia sido aprovado em votação no Senado, mas Collor permanecia em 

exercício até Itamar tomar posse - o ocorreu no dia 2 de outubro do mesmo 

ano. Outra questão importante que não deixou de ser pautada é o depoimento 

de membros do governo à Polícia Federal. No dia 1 de outubro, entendemos 

que mais uma vez que a edição como um todo possui equilíbrio, entre pautar os 

desafios do novo governo e a saída do velho, ouvindo Fernando Collor, Itamar 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

87 

Franco, os ministros que saíram e os que entraram no novo Governo.  

No Governo Itamar Franco, nas edições dos dias 21 e 23 de dezembro de 

1993, o programa cobriu a CPI do Orçamento. No dia 21, nenhum dos 

investigados pela CPI foi ouvido pela reportagem. No dia 23, quando a CPI do 

Orçamento voltou à pauta, entendemos que houve maior equilíbrio na 

reportagem que trata do depoimento do deputado Ibsen Pinheiro, por serem 

abordas opiniões diversas entre os parlamentares:  

LOC F: O depoimento do deputado Ibsen Pinheiro na CPI do Orçamento 
dividiu as opiniões dos parlamentares. Repórter Antônio Carlos Silva: O 
depoimento mais esperado da CPI do Orçamento durou oito horas. 
Depois de explicações sobre movimentação bancária e evolução 
patrimonial, o depoimento do ex-presidente da Câmara, o deputado 
Ibsen Pinheiro, dividiu as opiniões. Alguns parlamentares, como o 
senador Garibaldi Alves Filho, da Sub-Comissão de Subvenções Sociais, 
entenderam que o deputado Ibsen Pinheiro deu explicações razoáveis às 
perguntas. Outros mais cautelosos querem esperar as informações que o 
ex-presidente da Câmara prometeu à CPI para emitir opinião. Neste 
grupo está o senador Francisco Rollemberg. Deputados da Sub Comissão 
de Bancos, que forneceram dados para a maioria das perguntas, não 
ficaram satisfeitos. Para o deputado Aloizio Mercadante, o deputado 
Ibsen Pinheiro não explicou, por exemplo, de onde vieram 15 milhões de 
cruzeiros que serviram de entrada da compra de um apartamento, em 
126 novembro de 90, após o bloqueio dos cruzados e depois de uma 
campanha eleitoral, que o deputado Ibsen Pinheiro pagou com recursos 
próprios e que, segundo o deputado Aloizio Mercadante, foi feito em 
uma época em que a renda do ex-presidente da Câmara era incompatível. 
Já o relator, deputado Roberto Magalhães considerou este depoimento o 
mais difícil, e sem entrar no mérito das respostas do ex-presidente da 
Câmara, disse apenas que o depoimento acrescentou à CPI. Mas afirmou 
que algumas questões ficaram pendentes. Do Congresso Nacional, 
Antônio Carlos Silva. (A VOZ DO BRASIL, 1993e, transcrição nossa) 

 
Ainda na edição do dia 23 de dezembro, apresenta-se reportagem sobre o 

conflito entre Orestes Quércia e Itamar Franco. Mesmo que sejam destacadas 

informações da carta de Quércia ao presidente, na qual o ex-governador de São 

Paulo se diz perseguido pela imprensa, a notícia de maneira geral é bastante 

parcial para o presidente. Sua versão dos fatos é que dá o ponto final.   

Já no Governo Lula, entendemos que se busca algum equilíbrio na 

reportagem do dia 1 de junho de 2005, sobre os protestos de funcionários dos 

Correios contra os casos de corrupção na empresa, uma vez que são fontes o 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

88 

presidente do sindicato da categoria e a assessoria de imprensa da empresa. 

No entanto, nota-se que a posição do sindicalista não é de todo crítica ao 

governo, defendendo que a corrupção nos Correios é anterior ao mandato de 

Lula. Em 3 de junho de 2005, mais uma vez o caso dos Correios é mencionado, 

mas desta vez indiretamente, na pauta sobre o 4º Fórum Global contra a 

Corrupção, ocasião em que os funcionários acusados de práticas ilícitas não 

são ouvidos.  No dia 6 do mesmo mês, quando o caso do Mensalão veio à tona, 

o tema foi tratado a partir do ângulo do ministro da Coordenação Política, Aldo 

Rebelo, que nega as acusações. Ainda assim a reportagem não deixa de 

explorar o teor das denúncias - citando de maneira explícita trechos da 

entrevista de Roberto Jefferson à Folha de São Paulo.  

O programa ouve ainda os acusados por Jefferson, o presidente da 

Câmara e o líder da oposição no Senado. Por estas razões, entendemos que 

mesmo sem entrevistar Roberto Jefferson e trazendo o tema a partir da 

posição do ministro Aldo Rebelo, a reportagem buscou uma postura 

equilibrada. No dia 7 de junho, mais uma vez há uma mescla entre as pautas do 

4º Fórum contra a Corrupção e o caso dos Correios, o que pode gerar um 

entendimento de comprometimento do governo com o combate à corrupção. 

Mas, por outro lado, mais uma vez, menciona-se a movimentação da oposição 

no Congresso, que se articulava para a criação de uma CPI dos Correios. Já no 

dia 16 de junho, quando pede demissão o ministro José Dirceu, faz-se notório 

que o advogado de defesa do agente da Abin, cujo depoimento deflagrou a 

saída do ministro, foi ouvido pelo programa. Embora a reportagem pese mais 

para o discurso de despedida de Dirceu, no contexto geral desta análise, em 

que são raros as fontes não-oficiais e o debate do contraditório, este caso é 

uma exceção.  

No Governo Dilma, de maneira geral, a carência do debate do 

contraditório é a tônica da cobertura sobre o processo de impeachment. No dia 

5 de maio de 2016, por exemplo, ouvimos apenas a opinião do advogado geral 

da União, Eduardo José Cardoso e da própria presidenta Dilma Rousseff, que 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

89 

discursa sobre sua situação na inauguração de Belo Monte e em entrevista à 

BBC. Esta tendência segue durante toda a cobertura, no dia 6 de maio, são 

fontes apenas os senadores petistas Gleisi Hoffmann e Humberto Costa e a 

presidenta. No dia 9 de maio, outra vez é ouvido o senador Humberto Costa, o 

advogado geral da União, Eduardo José Cardoso, e a presidenta. Neste dia 

também é mencionada indiretamente a posição do presidente interino da 

Câmara Waldir Maranhão, que tentou anular a cessão de votação do 

impeachment - do dia 17 de abril - quando assumiu o posto de Eduardo Cunha - 

presidente da Câmara afastado da função pelo STF. No dia 10 de maio, 

defendem o mandato da presidenta - além dela mesma e do advogado-geral da 

União, José Eduardo Cardozo -, o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, 

o secretário-geral da OEA, Luis Almagro Lemes e a representante de Mulheres 

Indígenas do CNDM, Rosimeire Maria Teles. No dia 11 de maio, quando o 

programa cobre a sessão de votação ao vivo no Senado, a falta de pluralidade 

na cobertura a faz tomar contornos quase irrealistas. Entre as fontes ouvidas 

nas reportagens que antecederam a tomada ao vivo, estão a senadora Vanessa 

Grazziotin (PC do B) e os senadores Lindberg Farias e Jorge Viana (PT) e 

Randolfe Rodrigues (Rede Solidariedade). Já a reportagem de Gabriela Noronha 

tratava da recusa do ministro Teori Zavascki quanto ao pedido da Advocacia-

Geral da União para anular o processo de impedimento contra a Presidenta 

Dilma Rousseff. Diretamente do Senado, Ricardo Carandina atualizou os dados 

das reportagens anteriores e trouxe ainda a fala do então líder do governo no 

Senado, senador Humberto Costa. Ao simplesmente não elencar opiniões 

favoráveis ao processo, ao não consultar nenhum dos 55 senadores que 

votaram pelo impeachment, o programa deixou de noticiar o elemento 

contraditório da pauta, causando inclusive uma distorção grande da realidade 

ao dar voz apenas à opinião daqueles que representavam minoria na disputa. 

Quanto aos cidadãos, mencionados no projeto de reformulação do programa na 

gestão de Bucci e elemento central até no bordão de abertura - “Está no ar a 

sua voz, a nossa voz, A Voz do Brasil” - não são consultados neste caso e em 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

90 

nenhum dos analisados.  

Quanto à omissão, de maneira geral, as coberturas analisadas possuem 

lacunas, no sentido de omitirem informações que são dadas por outros meios, 

de se restringirem a fontes oficiais ou em casos mais extremos, por não 

noticiarem determinadas pautas deliberadamente. Como exemplos de omissão 

parcial, podemos mencionar a cobertura sobre o caso BR Distribuidora, no 

Governo Sarney. Se no dia 16 de dezembro de 1988, as capas dos jornais 

mencionavam a demissão de suspeitos, A Voz do Brasil apenas reporta a 

transferência do presidente da BR para a Petrofértil. No dia 21 de dezembro de 

1988, os jornais trazem as contradições do depoimento do empresário Eid 

Mansur no caso BR Distribuidora, enquanto o programa apenas aborda a 

entrega do dossiê apurado em sindicância interna à Polícia Federal. Ou seja, o 

programa tem uma angulação muito própria sobre o caso, ao que nos parece, 

apenas focado no impacto da investigação sob funcionários do alto escalão da 

estatal.  

Podemos relembrar ainda a falta do debate do contraditório durante o 

Governo Itamar - mais notadamente nas coberturas em que são rebatidas 

críticas publicadas em jornais sem que se esclareça que críticas e que jornais 

são estes. No Governo Dilma, por exemplo, a cobertura do caso do 

impeachment ignorou a oposição e a formação do Governo de Michel Temer, 

seu vice não é sequer mencionado nas edições analisadas.  

Mas a omissão do programa em relação a pautas sobre fatos geradores 

de crise foi ainda mais evidente durante o Governo FHC, na cobertura das 

investigações sobre as fraudes nos leilões de privatização, em maio de 2002, e 

no Governo Temer, quando veio à tona a gravação da conversa entre Michel 

Temer e o empresário Joesley Batista, em 17 de maio de 2017.  

Sobre o primeiro caso, entre os dias 8 e 14 de maio de 2002, as 

investigações sobre Ricardo Sérgio, ex-presidente do Banco do Brasil que era 

acusado de favorecer empresas com empréstimos usados depois nos leilões 

das privatizações - de forma a uma empresa pegar empréstimo do BB para 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

91 

comprar estatais em leilão - foi capa da Folha de São Paulo por três dias deste 

período - 8, 10 e 11 de maio. Já a prática de descapitalização das estatais 

através de uma política agressiva de distribuição de dividendos foi capa da 

edição de domingo - 12 de maio. Ou seja, em sete dias, o tema foi capa em 

quatro. Mas neste mesmo período nenhuma das edições do programa o tema 

foi pautado. O valor-notícia5 nas capas da Folha de São Paulo só coincidiu neste 

meio tempo com os destaques do programa em pautas positivas, como a 

avaliação otimista de FHC sobre o resultado do Censo 2000, noticiada pela Voz 

no dia 8 e pela Folha no dia 9 de maio de 2002. De maneira que, 

deliberadamente o programa não adotou como valor-notícia as investigações 

sobre fraude nos leilões de privatização de estatais.  

Já no caso de Michel Temer, o programa noticiou o caso com um dia de 

atraso e sem qualquer espaço para o debate do contraditório. Não se buscou 

contextualizar o teor da gravação, as acusações que pesaram sobre o 

empresário Joesley Batista, apenas no dia seguinte o presidente negou a 

veracidade das gravações e reiterou que não renunciaria. O programa não ouviu 

nenhuma outra fonte sobre o tema e o assunto que permanecia em pauta nos 

jornais não foi mais mencionado no programa. Ao se optar pelo 

pronunciamento presidencial sem um trabalho de reportagem que abordasse o 

assunto, o programa não noticiou o caso a partir de critérios jornalísticos.  

 

Conclusões 

Nesta análise, do período entre 1985 e 2017, podemos apontar algumas 

rupturas e reverberações da Ditadura Militar no conteúdo jornalístico de A Voz 

 
5Valor-notícia ou critérios de noticiabilidade são conceitos abordados por diversos autores que buscaram 

entender o porquê determinados fatos devem ou não ser noticiados. Aguiar (2008) ressalta alguns 

pressupostos implícitos dos quais os valores-notícia são derivados, tais como os critérios substantivos, 

relativos ao conteúdo e que articulam a importância e o interesse da notícia. Segundo o autor, os valores-

notícia são as qualidades da construção jornalística dos acontecimentos e funcionam como “óculos” através 

dos quais os jornalistas operam uma seleção e uma produção discursiva daquilo que é selecionado. De 

maneira que os valores-notícia dão conta das “condições de possibilidades de ver e dizer sobre a realidade 

social que estão estratificadas na comunidade interpretativa” (AGUIAR, 2008, p.23). 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

92 

do Brasil, em coberturas de pautas sobre crise política. Em “Apuração” 

buscamos analisar se o programa trouxe o debate do contraditório e qual era a 

postura dos repórteres em relação às fontes. O que podemos concluir é que 

foram raros os casos em que a angulação não foi completamente governista - 

entre os quais destacamos a cobertura do impeachment de Collor, em 1992, e a 

dos casos de corrupção nos Correios e Mensalão, em 2005. De maneira geral, 

os repórteres têm uma postura pouco questionadora diante das fontes, não 

confrontando suas informações nem durante a entrevista, nem na edição final 

das reportagens.  

A omissão, por fim, presente de maneira mais ou menos deliberada em 

algumas coberturas também foi uma constante em nossa análise. Variando de 

omissão parcial, em alguns casos anteriormente destacados, a omissão total 

durante a cobertura das investigações sobre as fraudes nos leilões de 

privatização, no Governo FHC, em maio de 2002.  

Dado este panorama, concluímos que há muitos avanços que merecem 

destaque na cobertura jornalística do programa sobre temas que despertaram 

crises políticas. No entanto, não é possível afirmar que se consolidou um 

padrão na apuração desta natureza de pauta. Observamos que houve grande 

variação nas coberturas do programa, de acordo com cada governo de turno, 

alguns omitiram mais ou menos informações – sobretudo nas edições dos 

governos FHC e Temer - e outros parecem ter buscado uma cobertura mais 

equilibrada – com destaque às edições analisados dos governos Collor e Lula.  

Neste contexto, destacamos ainda a importância da defesa da Empresa 

Brasil de Comunicação (EBC), criada em 2007, enquanto uma empresa pública 

de Radiodifusão. A sua criação visava justamente o estabelecimento deste 

marco, em detrimento da Radiodifusão Estatal, para a qual fora criada a 

Radiobrás, em 1975, representando a maior tentativa de afastamento dos 

preceitos consolidados durante o Regime Militar. Isto possibilitou muitos 

avanços, seja na contratação de pessoal profissionalizado, seja na elaboração 

de Manuais de Jornalismo para pautar boas práticas na Casa.  



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

93 

No entanto, a composição do seu Conselho Curador6 nunca foi uma 

questão bem resolvida, de maneira que sua independência editorial em relação 

ao Governo – característica maior da radiodifusão pública – não foi alcançada, 

e pior, quando houve troca de gestão, entre governos Dilma e Temer, houve 

retrocessos, que entendemos se refletirem no programa.  

Se consideramos que, a partir de 2003 (BUCCI, 2008), A Voz do Brasil 

buscou em seus projetos editoriais uma aproximação com o que entendemos 

como jornalismo público (ROSEN, 1996; RORHBERG. 2011), o que notamos em 

nossa análise é que de forma geral, o programa ou se aproximou do gênero do 

jornalismo informativo (FERRARETO, 2001) ou adotou uma cobertura enviesada 

das questões. As duas coberturas que entendemos mais ter chegado perto do 

jornalismo informativo foram a do impeachment de Collor, em 1992, e a do 

Mensalão e CPI dos Correios, em 2005. Ainda assim, nestes casos, se houve 

algum diálogo com a noção de jornalismo público foi a partir da acepção de 

Rothberg (2011), ou seja, pelo financiamento público com relativa 

independência editorial. Talvez seja mais seguro assumirmos que em nenhum 

caso há efetiva independência editorial, mas que nestes dois episódios há uma 

maior independência em relação aos demais.  

Embora não seja possível negar que houve mudanças consideráveis 

frente ao modelo de “objetividade propagandística” dos governos militares, 

percebe-se que a presença de pautas negativas e o contraditório na apuração, 

ainda que presentes em algumas das edições analisadas, não se consolidou 

como uma marca d’A Voz do Brasil na “Nova República”, reverberando 

características que o programa já apresentava durante a Ditadura Militar.  

 

Referências 

AGUIAR. Leonel Azevedo. Entretenimento: valor-notícia fundamental. Estudos em 
Jornalismo e Mídia. Ano V - n. 1 pp. 13 - 23 jan./ jun. 2008  

 
6O Conselho Curador da EBC foi extinto durante o Governo de Michel Temer, por meio da Medida 

Provisória Nº744/2016. 
 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

94 

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009. 

BUCCI, Eugenio. Em Brasília, 19 horas: a guerra entre a chapa-branca e o direito a 
informação no primeiro governo Lula. Rio de Janeiro: Record, 2008. 

CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2004. 

EBC Serviços: <www.ebc.com.br> Acessos em:18 nov. 2012; 23 jul. de 2018.  

EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO. Somente a verdade: manual de jornalismo da 
EBC. Brasília, 2013, 144p. 

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra 
Luzzatto, 2001.  

FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no 
Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997 

MATOS, Lidiane Leite de. Voz do Brasil: Do Estado Novo ao século XXI. 2001. 
Monografia (Graduação em Comunicação Social). Departamento de Comunicação 
Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. 2001. 

PEROSA, Lilian Maria Farias de Lima. A Hora do Clique: análise do programa de rádio 
Voz do Brasil da Velha à Nova República.São Paulo: Annablume: ECA-USP. 1995. 

ROSEN, Jay. Getting the connections right: Public Journalism and troubles in the 
press.Twentieth Century Foundation , 1996, 100p. 

ROTHBERG, Danilo. Jornalismo público: informação, cidadania e televisão . São Paulo: 
Editora Unesp, 2011. 

SILVA, Luciana Paula Bonetti. A Voz que não se calou: as mudanças no programa A 
Voz do Brasil a partir do governo Lula. 2014. Relatório de Projeto Experimental de 
Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Departamento de Jornalismo da 
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2014. Disponível em: 
<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/13105015> 

SILVA, Luciana Paula Bonetti. O jornalismo no programa de rádio A Voz do Brasil em 
períodos de crise política - análise de coberturas entre 1985 e 2017. 2018. 157 p. 
Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade 
Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: 
<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198690> 

SOUZA, José Inácio de Melo. O Estado contra os meios de Comunicação (1889 1945). 
São Paulo, Annablume Fapesp: 2003. 

 

Arquivos Sonoros de A Voz do Brasil  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 15 de dezembro de 1988. Brasília: Radiobrás, p1988a. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 16 de dezembro de 1988. Brasília: Radiobrás, p1988b. 
Arquivo MP3 [30 minutos]. 

A VOZ DO BRASIL. Edição de 19 de dezembro de 1988. Brasília: Radiobrás, p1988c. 

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198690


 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

95 

Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 20 de dezembro de 1988. Brasília: Radiobrás, p1988d. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 21 de dezembro de 1988. Brasília: Radiobrás, p1988e. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 28 de setembro de 1992. Brasília: Radiobrás, p1992a. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 29 de setembro de 1992. Brasília: Radiobrás, p1992b. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 30 de setembro de 1992. Brasília: Radiobrás, p1992c. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 1 de outubro de 1992. Brasília: Radiobrás, p1992d. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 2 de outubro de 1992. Brasília: Radiobrás, p1992e. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 12 de maio de 1993. Brasília: Radiobrás, p1993a. Arquivo 
MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 17 de maio de 1993. Brasília: Radiobrás, p1993b. Arquivo 
MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 18 de maio de 1993. Brasília: Radiobrás, p1993c. Arquivo 
MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 21 de dezembro de 1993. Brasília: Radiobrás, p1993d. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 23 de dezembro de 1993. Brasília: Radiobrás, p1993e. 
Arquivo MP3 [30 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 8 de maio de 2002. Brasília: Radiobrás, p2002a. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 9 de maio de 2002. Brasília: Radiobrás, p2002b. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 10 de maio de 2002. Brasília: Radiobrás, p2002c. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 13 de maio de 2002. Brasília: Radiobrás, p2002d. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 14 de maio de 2002. Brasília: Radiobrás, p2002e. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 1 de junho de 2005. Brasília: Radiobrás, p2005a. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 3 de junho de 2005. Brasília: Radiobrás, p2005b. Arquivo 



 

 
antiga Rádio-Leituras | ISSN 2675-8067 

 

96 

MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 6 de junho de 2005. Brasília: Radiobrás, p2005c. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 7 de junho de 2005. Brasília: Radiobrás, p2005d. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 16 de junho de 2005. Brasília: Radiobrás, p2005e. Arquivo 
MP3 [25 minutos].  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 5 de maio de 2016. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2016a. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >  Acesso: fev. 2018. 

A VOZ DO BRASIL. Edição de 6 de maio de 2016. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2016b. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ > Acesso: fev. 2018.  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 9 de maio de 2016. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2016c. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >Acesso: fev. 2018.  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 10 de maio de 2016. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2016d. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >Acesso: fev. 2018.  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 11 de maio de 2016. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2016c. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ > Acesso: fev. 2018.  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 17 de maio de 2017. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2017a. Arquivo MP3 [30 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >Acesso: fev. 2018.  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 18 de maio de 2017. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2017b. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >Acesso: fev. 2018.  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 19 de maio de 2017. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2017c. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >Acesso: fev. 2018. 

A VOZ DO BRASIL. Edição de 22 de maio de 2017. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2017d Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >Acesso: fev. 2018.  

A VOZ DO BRASIL. Edição de 23 de maio de 2017. Brasília: Empresa Brasil de 
Comunicação, p2017e. Arquivo MP3 [25 minutos]. Disponível em: 
<http://redenacionalderadio.com.br/programas/a-voz-do-brasil/ >Acesso: fev. de 
2018. 

 


