O rádio expandido no enfrentamento à pandemia de Covid-19: a experiência da Rádio Universitária Paulo Freire
Resumo
A exigência de produção de conteúdos de modo remoto para cumprir as recomendações de distanciamento social impostas pelo novo Coronavírus levou as emissoras de rádio, grandes ou pequenas a reinventar rotinas profissionais, formatos e modos de circulação. Além de impor às emissoras novos modos de produção, a pandemia, no Brasil, foi marcada pelo anticientificismo e pelo negacionismo da COVID-19, desafiando de modo ainda mais direto as rádios universitárias. Nesse cenário, a Rádio Universitária Paulo Freire, rádio escola da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolveu um conjunto de iniciativas de produção colaborativa e remota, divididas em dois eixos de trabalho, um mais propositivo voltado para a oferta de conteúdos de informação, análise e divulgação científica, e outro mais focado no combate à desinformação e fake news em torno da pandemia, fazendo ambos a interface entre extensão, pesquisa e formação. Graças a essas iniciativas, a cargo de estudantes e professores, a Rádio Paulo Freire funcionou, durante a pandemia, não apenas como uma plataforma de produção e distribuição de conteúdos multiplataforma, orientada pela concepção de um “rádio expandido”, mas também como uma plataforma de articulação social, reunindo em torno de suas ações diferentes parceiros dentro e fora da universidade (movimentos sociais, coletivos de bairro, rádios comunitárias e web etc.).
Referências
BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias — Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020.
DEUS, Sandra de. Rádios Universitárias Públicas: compromisso com a sociedade e com a informação. Em Questão, Porto Alegre, 2003, v. 9, n. 2, p. 327-338.
FOLHA DE SÃO PAULO. WhatsApp atinge 2 bilhões de usuários. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/02/WhatsApp-atinge-2-bilhoes-de-usuarios.shtml. Acesso em 05 jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7ª ed. (1ª edición:1969). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
______. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
JORNAL NACIONAL. Professores do interior do Ceará vencem isolamento e diferenças tecnológicas com uso do rádio. G1. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/07/03/professores-do-interior-do-ceara-vencem-isolamento-e-diferencas-tecnologicas-com-uso-do-radio.ghtml. Acesso em 07 jul. 2020.
IRIS - Instituto de Referência em Internet e Sociedade. Zero-rating: uma medida de exceção. Disponível em: https://irisbh.com.br/zero-rating-uma-medida-de-excecao/. Acesso em 05 jul. 2020.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da conexão. Criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
KISCHINHEVSKY Compartilhar, etiquetar: Interações no rádio social. Comunicação, mídia e consumo, v. 11, n. 30. São Paulo, janeiro de 2014.
______. Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais. Linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2015.
MEDINA, Cremilda. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
MENDONÇA, Djanyse Barros de Arruda; VERAS, Dimas Brasileiro. Educação popular e reforma universitária: Paulo Freire e a criação do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (1962-1964). Estudos Universitários, revista de cultura da Universidade Federal de Pernambuco, v. 24/25, n. 5/6 p. 1 – 78. Recife, dezembro de 2004.
SANTANA, Adriana. Programa Fora da Curva. Quando o jornalismo se transforma em resistência frente ao avanço do conservadorismo político. Conferencia de Comunicación y Cultura Popular en América Latina y el Caribe. Santiago: Universidad de Chile, 2019. (Anais de evento).
TRINDADE, Rodrigo. Graças a streaming, consumo de podcast cresce a galope no Brasil neste ano. UOL. 2019. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2019/10/21/impulsionado-por-streaming-consumo-de-podcast-cresce-67-no-brasil-em-2019.htm. Acesso em 05 jul. 2020.