A pesquisa sobre podcasting na perspectiva de gênero

um olhar para os trabalhos apresentados na Compós (2015-2020)

Palavras-chave: Gênero, Estado da Arte, Compós, Podcasting

Resumo

O trabalho busca identificar a existência (ou não) de artigos que envolvam o podcasting na perspectiva de gênero, tendo como referência os aceites da Compós (2015-2020). Observando os aspectos produtivos, teóricos e metodológicos, o recorte se justifica na verificação do que tem sido pesquisado sobre o tema. Para a análise, considerou-se os 17 GTs, durante outubro e novembro de 2020, por meio da pesquisa documental, técnica quantitativa e expositiva, que resultou em 1.020 artigos, mas apenas 60 (56 sobre gênero; 4 sobre podcasting) relevantes. Notou-se que, até aquele momento, não há indícios de produções que entrelacem gênero e podcasting.

Biografia do Autor

Gessiela Nascimento da Silva, Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM, da Universidade Federal do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal do Maranhão - Imperatriz. Bolsista na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (Joimp/UFMA) e Rádio e Política no Maranhão (RPM). Realiza pesquisa sobre jornalismo e convergência, jornalismo transmídia, podcast, história do jornalismo, rotinas produtivas, jornalismo e poder. 

Roseane Arcanjo Pinheiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Federal do Maranhão

Docente do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP) na mesma instituição. 

Publicado
2022-12-21
Como Citar
Nascimento da Silva, G., & Arcanjo Pinheiro, R. (2022). A pesquisa sobre podcasting na perspectiva de gênero: um olhar para os trabalhos apresentados na Compós (2015-2020). Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(1), 40-68. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4713
Seção
Dossiê Rádio e Gênero