A filosofia de programação musical do algoritmo

Palavras-chave: Playlist, Filosofias de Programação, Streaming, Rádio Musical, Algoritmos

Resumo

Este trabalho apresenta uma caracterização teórica do papel atribuído aos algoritmos de recomendação automática usados na produção de playlists em plataformas de streaming para a circulação musical. Com base na noção de filosofias de programação, argumento que tais plataformas desenvolvem uma posição específica no campo discursivo da prescrição musical radiofônica que não se enquadra nas posições normalmente identificadas como assumidas por programadores musicais no rádio hertziano. Para evidenciar tal argumentação sustento essa caracterização em uma análise de revisão bibliográfica acerca dos modelos e avaliações empregadas em tais sistemas. Por fim, proponho uma reflexão sobre a forma como esta filosofia altera as condições de comunicação musical e desafia os esforços de regulação das empresas de tecnologia e ampliação da diversidade cultural na sociedade.

Biografia do Autor

Gustavo Ferreira, McGill University / Mila Quebec AI Institute

Pós-doutorando na Universidade McGill e Mila Quebec AI Institute, onde pesquisa o desenvolvimento de sistemas de recomendação musical. Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisando a playlist como formato e a construção de playlists automáticas por sistemas de recomendação musical. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro). Professor e pesquisador nas áreas Rádio, Produção e Cultura Sonora, Indústrias Musicais, Teoria da Comunicação e Criação Publicitária.

 

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Publicado
2022-01-14
Como Citar
Ferreira Santos, G. L. (2022). A filosofia de programação musical do algoritmo. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 12(3), 57-85. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4771
Seção
Artigos