Rádio Unama FM
Uma experiência de produção de conteúdo em uma universidade particular da Amazônia
Resumo
Pensar rádios universitárias, no Brasil, gera um desafio na observação dos seus planejamentos e de seus funcionamentos. O objeto de estudo deste artigo é mostrar a experiência da Rádio UNAMA FM, que entrou no ar em 2005 e pertence à Universidade da Amazônia (UNAMA). Nos eixos de análise, observam-se quatro pontos essenciais: o fato de ela ser uma experiência de rádio universitária na Amazônia; o planejamento e a execução do radiojornalismo emissora; a rádio universitária como espaço para experimentação e formação de novos profissionais; e a programação para buscar audiência além dos limites universitários. Usam-se os métodos da revisão de literatura e do estudo de caso, enquadrando a UNAMA FM como uma emissora educativa de perfil universitária em uma instituição particular na Amazônia. Como conclusões, entende-se a necessidade da ampliação do escopo das rádios universitárias, como um espaço de expansão de conhecimento – e a responsabilidade da UNAMA FM em ampliar as pautas amazônicas.
Referências
HERRERA HUÉRFANO, Eliana del Rosário. Apuntes para pensar la producción radial desde la academia. Signo y Pensamiento, Bogotá, n.38, p. 64-71, 2001.
KEMPF, Helena de Oliveira. Rádio Universitária Pública: reflexão sobre sua função. 2003. Monografia de Conclusão de Curso (Graduação)- Curso de Jornalismo, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, mar. 2003. Não publicado.
KISCHINHEVSKY, Marcelo; MUSTAFÁ, Izani; PIERANTI, Octavio Penna; HANG, Lorena. Rádios universitárias no Brasil: Um campo em constituição. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 15, n. 9, p. 132-142. Alaic: 2018.
KUNSCH, Margarida. Universidade e comunicação na edificação da sociedade. São Paulo: Loyola, 1992.
LEAL, Maria Cristina. Nas Ondas da Razão e da Ciência: a radioeducação como instrumento da modernidade no Brasil dos anos 20 aos 50. Rio de Janeiro: Ed. Moderna, 1999.
MARQUES DE MELO, José. Por uma política pedagógica para os órgãos laboratoriais dos cursos de jornalismo; Laboratórios de jornalismo: conceitos e preconceitos. In: Comunicação: teoria e política. São Paulo: Summus, 1985.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo, Summus Editorial, 2001
MARTÍN-PENA, Daniel, PAREJO CUÉLLAR, Macarena, VIVAS MORENO, Agustín. La radio universitaria – Gestión de la información, análisis y modelos de organización. Barcelona: Gedisa, 2016.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no Rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
PORTAL UNAMA. Disponível em www.unama.br. Acesso em 20 jan. 2021.
PORTAL UNAMA FM. Disponível em unamafm.com. Acesso em 20 jan. 2021.
SANTOS, Elias. UFMG Educativa. In: PRATA, Nair (org.). O rádio entre as montanhas: histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira. Belo Horizonte: Fundac, 2010.
SANTOS, Izabelly. Rádio universitária na Amazônia paraense: um estudo das rádios UNAMA FM e rádio Web UFPA. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, 2019.
SPENTHOF, Edson Luiz. (2013). A importância das rádios e TVs universitárias como laboratórios. Comunicação & Informação (1), 2013, p. 153-166.
VILLAFAÑA, Irving Berlin. Las radios universitarias, subversión en los mercados? El caso mexicano: el Sureste. 1997. Dissertação (Mestrado em Comunicação Iberoamericana) - Universidad Internacional de Andalucía, Huelva, España. El Hilo de Ariadna, Mérida, n.3, set.-dez. 1998. Disponível em: Acesso em 30 jan. 2021.