Laboratory Radio and Community Communication initiatives
Resumo
A pesquisa analisa as práticas da Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária (Ralacoco), parte do Projeto ComCom. Criada em 2001, o Ralacoco tem um histórico de experiências tecnológicas. Desde então, busca realizar atividades por meio de oficinas e produção de conteúdo. A iniciativa tem utilizado ferramentas de convergência de mídia para promover experiências de comunicação com e para públicos diversos. Esta análise é baseada na pesquisa participativa, estimulando a reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Os resultados revelaram que a utilização das mais diversas formas de comunicação contribui para a mobilização social na medida em que se tornam instrumentos para promover a experimentação, a comunicação e a divulgação científica, tão necessárias em tempos de infodemia.
Referências
BARBIER, René. A pesquisa-ação. São Paulo: Líber Livro, 2007.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 168 p., 2014.
BUENO, Wilson da Costa. A divulgação da produção científica no Brasil: A Visibilidade da Pesquisa nos Portais das Universidades Brasileiras. Ação Midiática: Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, Curitiba, ed. 7, 2014. Available at: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36340. Access on 11/01/2020.
CARROLL, William; HACKETT, Robert. Democratic media activism through the lens of social movement theory. In: Media, Culture & Society. London, Thousand Oaks and New Delhi: SAGE Publications, 2006, Vol. 28(1): 83–104.
EYSENBACH, G. How to fight an infodemic: The four pillars of infodemic management. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 6, p. e21820, 2020. Available at: https://www.jmir.org/2020/6/e21820/ Access on 11/21/2020.
KAPLÚN, Gabriel. La comunicación comunitaria. In: Medios de comunicación, el escenario Iberoamericano. Madrid: Ariel, 2007.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
MACIEL, Danielle Edite Ferreira. Midiativismo: entre a democratização e a assimilação capitalista. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Available at:: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-20052013-121256/en.php>. Access on 06/11/2020.
MENDES, Juliana Soares. Relatos de uma experiência de comunicação comunitária: como a comunicação comunitária influência na constituição discursiva da identidade dos e das jovens do Varjão participantes da oficina de rádio. 2006. 224 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social). Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Author (2013)
Author (2015)
Author (2020)
PELLANDA, Eduardo Campos. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo processo de pensamento. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2003. Available at: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1294195287594183338346708874 69995119512.pdf>. Access on 06/11/2020.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados. Reelaborações no setor. Palabra Clave, v. 11, n. 2, 2008.
SOARES, I. O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
TANGCHAROENSATHIEN, V. et al. Framework for managing the COVID-19 infodemic: methods and results of an online, crowdsourced WHO technical consultation. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 6, p. e19659, 2020. Available at: https://www.jmir.org/2020/6/e19659/ Access on: 21/11/2020.
TARGINO, Maria das Graças. Do webjornalismo ao independente media center. In: Jornalismo cidadão: informa ou deforma?. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), p. 49-78, 2009.
WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. COVID-19 strategy update – 14 april 2020 [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020. Available at: https://www.who.int/publications/i/item/covid-19-strategy-update---14-april-2020 Acess on: 05/12/2020.