Apenas uma mulher entre quatro homens comanda uma produção radiojornalística na Rádio Boa Notícia AM (Balsas/MA)

  • Izani Mustafá UFMA
  • Nayane Rodrigues de Brito Universidade Federal de Santa Catarina
  • Graziela Soares Bianchi Universidade Federal de Ponta Grossa
Palavras-chave: Mulheres; Homens; Rádio; Jornalismo; Gênero.

Resumo

Este artigo analisa as posições ocupadas por homens e uma mulher em quatro programas radiojornalísticos da Rádio Boa Notícia AM, emissora localizada na cidade de Balsas, ao Sul do estado do Maranhão. O estudo parte da observação da rotina dessas produções durante uma semana, entre os dias 20 e 24 de junho de 2016. Os elementos verificados são parte dos dados adquiridos durante a pesquisa de campo desenvolvida no mestrado em Jornalismo e que estão em continuidade no doutorado e nas discussões de grupos de pesquisa, listados no CNPq. Os homens são responsáveis pelos programas denominados de carro-chefe da rádio, aquele espaço que tem mais audiência, tempo e investimento. Apenas uma mulher comanda uma produção jornalística que tem duração mais curta que os demais programas. Sabemos que as mulheres foram protagonistas na formação do rádio brasileiro, mas ainda hoje a presença delas em programas radiojornalísticos é pouco em relação aos homens.

Biografia do Autor

Nayane Rodrigues de Brito, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Membra dos seguintes grupos de pesquisas: Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (GIRAFA), Grupo de Pesquisa Jornalismo, Mídia e Memória (JOIMP) e Grupo de Pesquisa Rádio e Política no Maranhão (RPM). Bolsista da FAPESC/SC – Brasil.

Graziela Soares Bianchi, Universidade Federal de Ponta Grossa

Professora adjunta no curso de Pós-Graduação em Jornalismo (Mestrado) e Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi coordenadora do curso de Jornalismo da UEPG nos anos de 2020 e 2021. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Realizou estágio de doutorado no exterior, com bolsa sanduíche Capes, na Universitat Autónoma de Barcelona. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Referências

BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

BETTI, Juliana Gobbi; ZUCULOTO, Valci. A história (das mulheres) do rádio no Brasil - uma proposta de revisão do relato histórico. Anais... GT História da Mídia Sonora, integrante do XIII Encontro Nacional de História da Mídia. Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. 18 a 20 de agosto de 2021. Disponível em: https://alcarnacional2021.com.br/anais-do-evento/.

BRECHT, Bertolt. Teoria do rádio (1927 – 1932). Teorias do Rádio: textos e contextos. MEDITSCH, Eduardo (org.). Florianópolis: Insular, 2005.
CARTA DE NATAL. Rio Grande do Norte, 2019. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/jornal-alcar/jornal-alcar-no-73-julho-2020/carta-de-natal. Acesso em: 22 mar. 2022.

COMBONIANOS. Disponível em: http://www.combnianos.org.br/quem-somos/missionarios-combonianos. Acesso em: 30 dez. 2016.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio, o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra
Luzzatto, 2001.

MARCHAMALO, Jesus; ORTIZ, Miguel Angel. Técnicas de Comunicação pelo Rádio: a prática radiofônica. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1o. sem. 2005.

PRADO, Magaly. Produção de Rádio: um manual prático. Rio de Janeiro: Campus / Elsevier, 2006.

RÁDIO BOA NOTÍCIA FM. Disponível em: https://boanoticiafm.com.br/. Acesso em: 25 mar. 2022.

SANT’ANNA, Francisco. Radiojornalismo no Brasil: um jornalismo sem jornalistas. Revista Líbero. Ano XI - nº 22. São Paulo: Faculdade Cásper Libero, 2008. Disponível em: http://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Radiojornalismo-no-Brasil.pdf. Acesso em: 18 jul. de 2016.

SANTOS, Maria Inês Detsi de Andrade. Gênero e Comunicação: o masculino e o feminino em programas populares de rádio. São Paulo: Annablume, 2004.

THOMÉ. Michelle. Jogos de poder: as estratégias de comunicação de Mulheres e homens no rádio. Dissertação, UFPR, Curitiba, 2008. 176 p. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/SOCIOLOGIA/N_dissertaoMichelleThom.pdf. Acesso em: 11 jul. de 2016.

WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. 2. Ed. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

Entrevistas

Maria Elza Azevedo dos Santos. Concedida em 22 de junho de 2016.

Enéas da Cruz Silva. Concedida em 22 de junho de 2016.

Maria Amélia Amaral Brito Dourado. Concedida em 22 de junho de 2016.

Celso Costa. Concedida em 22 de junho de 2016.
Publicado
2022-12-21
Como Citar
Mustafá, I., Rodrigues de Brito, N., & Soares Bianchi, G. (2022). Apenas uma mulher entre quatro homens comanda uma produção radiojornalística na Rádio Boa Notícia AM (Balsas/MA). Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(1), 145-167. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5398
Seção
Dossiê Rádio e Gênero