A origem das lives esportivas em emissoras de Seberi-RS
Resumo
O texto apresenta um estudo sobre duas emissoras radiofônicas da cidade de Seberi-RS, Rádio Seberi e Fortaleza FM, e tem como objetivo compreender as razões do surgimento das transmissões audiovisuais ao vivo via Facebook, isto é as lives, produzidas por essas empresas desde o ano de 2018, com ênfase em eventos esportivos. Objetiva compreender, a partir da teoria do rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010), as motivações que levaram às rádios a iniciarem a cobertura de eventos empregando as lives e identificar a existência ou inexistência de processos de adaptação e preparação dos profissionais, por meio de questionários e entrevistas. Considera que as motivações têm base na competitividade entre as empresas, em aspectos econômicos e que não houveram explícitos processos de adaptação prévios às lives nos radialistas, senão um considerável aprendizado empírico.
Referências
CASTELLS, M. A; CARDOSO, G. Sociedade em rede: do conhecimento à política. A sociedade em rede: do conhecimento a acção política. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 2006. Disponível em: < http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-%C3%A0-ac%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica>. Acesso em: 22 de setembro de 2019.
CESAR, Cyro. Rádio – a mídia da emoção. São Paulo: Summus editorial, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008. Disponível em: < https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em: 29 de outubro de 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Seberi, Rio Grande do Sul – RS. Disponível em:
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. Ed. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
LEMOS, André. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais. Disponível em:
GONÇALVEZ, Jéssica; ZUCULOTO, V.R.M. Registros históricos para pensar um rádio esportivo pós-industrial. Alcar 2015: 10º Encontro Nacional de História da Mídia, Porto Alegre. 2015. Disponível em:
LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do
rádio all News brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã, Portugal: LabCom Books, 2010. Disponível em:
SALAVERRÍA, Ramón; NEGREDO, Samuel. Periodismo Integrado: convergência de medios y reorganización de redaciones. Barcelona: Editorial Sol90, 2018.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. Disponível em: