Rádio que virou partido: Jornalismo declaratório e passividade na cobertura eleitoral do Jornal da Manhã da Jovem Pan

Palavras-chave: radiojornalismo, jovem pan, jornalismo declaratório, fontes

Resumo

O artigo realiza uma análise da seleção das fontes na cobertura das convenções eleitorais de 2022 dos candidatos Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva e Ciro Gomes no Jornal da Manhã da Jovem Pan. O objetivo foi perceber a recorrência das principais vozes e temáticas selecionadas e a incidência do jornalismo declaratório na emissora. A partir de uma análise de conteúdo da tipologia de fontes, da quantidade de vozes por notícia e a utilização das sonoras foi possível perceber a partidarização pró-governista da emissora em que utiliza o "ethos jornalístico" para evidenciar pautas bolsonaristas.

Biografia do Autor

Luãn Chagas, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM Uerj) com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Coordenador do Projeto de Pesquisa em Áudio e Jornalismo (AudioJor-UFMT) e do Projeto de Extensão em Rádio e Podcast (Comunicast). Membro dos grupos de pesquisa Ciclo (Comunicação e Cidadania) e Mediações e Interações Radiofônicas listados no CNPq. Email: luaanchagas@gmail.com

Marcio Camilo da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso

Jornalista e mestre em jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

ARAÚJO, Bruno; FEITOSA, Adriano Lima; MARIA, Giovanna Silva; OLIVEIRA, Bruno Henrique; e BARBOSA, Úrsula Rodrigues. Dilma Rousseff no Jornal Nacional: a construção do ethos político e jornalístico na entrevista política televisiva. Revista Compolítica, vol. 7(2), p. 182-201, 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CHAGAS, Luãn. A Sonora como Materialização do Acontecimento e a Naturalização dos Fatos na Seleção Das Fontes. Anais do XXIX Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande - MS, 23 a 25 de junho de 2020.

COOK, Timothy E.. O jornalismo político. Revista Brasileira de Ciência Política, n.6, jul/dez. 2011.

GONÇALVES, Regina. Telejornalismo na Cibercultura: A incidência do Jornalismo Declaratório nas TVs de Campina Grande e sua operacionalidade através do Whatsapp. Campina Grande-MT: UFP, 2018.

HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Análise de Conteúdo em Jornalismo. In: LAGO, Cláudia e BENEETTI, Márcia. (Orgs.). Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Métodos de pesquisa qualitativa aplicada à comunicação radiofônica. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (orgs.). Pesquisa em Comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016b.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016a.
KRÄMER, B. Media populism: A conceptual clarification and some theses on its effects. Communication Theory24(1): 42–60, 2014.

LOPEZ, Débora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: UBI/LabCom Books, 2010.

LOPEZ, Débora Cristina; RUTILLI, Marizandra. Aproximações a uma abordagem teórico- metodológica a partir do newsmaking. In: BARICHELLO, Eugenia M. da R.; RUBLESCKI, Anelise. Pesquisa em comunicação: olhares e abordagens. Santa Maria: Facos – UFSM, 2014.

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em Tempo Real. O Fetiche da Velocidade. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2002.

MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

NASCIMENTO, Solano. O Surgimento da Lava Jato e o sumiço do Jornalismo Investigativo: uma análise de Veja, Época e ISTOÉ. V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, 2017.

OLIVEIRA, Israel Dias de. O que é Jornalismo declaratório. São Paulo: Editora Casa Flutuante, 2018.

O'NEILL, Dierdre; O' CONNOR, Catherine. The passive journalist: how sources dominate local news. JournalismPractice, vol. 2, n. 3, p. 487-500, 2008.

RUBIM, Antônio Albino; COLLING, Leandro. Cobertura jornalística e eleições presidenciais de 2006 no Brasil. Revista Política e Sociedade, n. 10, pp. 173-193, 2007.

SCHFFRIN, A. Introduction to Special Issue on Media Capture. Journalism: Theory Practice & Criticism. 19(8): 1033-1042, 2018.

SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.

TAMBOSI, Orlando. Informação e conhecimento no jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia. 2005, n.2, v.2, pp.31-38.
Publicado
2022-12-27
Como Citar
Chagas, L., & da Cruz, M. C. (2022). Rádio que virou partido: Jornalismo declaratório e passividade na cobertura eleitoral do Jornal da Manhã da Jovem Pan. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(2), 33-52. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/5724
Seção
Dossiê "Radiojornalismo e Cobertura Eleitoral"