Mundo Corporativo no rádio

Gênero e cultura da confiança

  • Sonia Pessoa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Mantovani Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Salgueiro Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Rádio corporativo; Confiança; Técnicas de si; Mulheres nas organizações.

Resumo

Este artigo parte da abordagem de rádio expandido de Zimmermann (2006) e Kischinhevsky (2016) para discutir gênero e cultura da confiança em um programa de rádio veiculado no dial e em plataformas digitais. Nosso corpus é composto por edições do Mundo Corporativo, veiculado na Rádio CBN, e que completa duas décadas de transmissão em 2022. Observamos e destacamos alguns objetos discursivos de entrevistas realizadas pelo jornalista Milton Jung com mulheres que ocupam cargos importantes no mercado de trabalho. As entrevistadas oscilavam entre a valorização da agência feminina na criação de práticas de liberdade e autonomia, a partir de seus contextos específicos, e a reiteração da individualização de uma carreira bem-sucedida por meio de “técnicas de si” que reproduzem os imperativos da cultura da confiança.

Biografia do Autor

Sonia Pessoa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos, Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (UFMG).

Camila Mantovani, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação (ECI/UFMG), Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (UFMG).

Ângela Salgueiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora associada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutora em Comunicação Social pela UFMG e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da mesma instituição.

Referências

BENNETT, Jessica. Clube da Luta Feminista. Um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista). Rio de Janeiro: Editora Rocco, 336p.
GILL, Rosalind; ORGAD, Shani. Confidence culture and the remaking of feminism. New Formations, v.91, 2017, pp. 16-34.
GILL, Rosalind; ORGAD, Shani. Confidence culture. London: Duke University Press, 2022.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. Morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
JUNG, Milton. Jornalismo de Rádio. São Paulo: Contexto, 2004.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
LOPEZ, Débora Cristina. Rádio com imagens: uma proposta de sistematização do uso de vídeos em páginas de emissoras de rádio. Brazilian Journalism Research - Volume 8, Número 2, 2012.
MANTOVANI, Camila. PESSOA, Sônia. MARQUES, Ângela. Cultura da confiança como “técnica de si” e a invulnerabilidade feminina no contexto organizacional de trabalho. Anais do XXXI Encontro Anual da Compós. Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz - MA. 06 a 10 junho 2022
MATOS, Marlise. Democracia, sistema político brasileiro e a exclusão das mulheres. Revista do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, v.7, 2015, p. 24-35.
MAURUSCHAT, Ania. Ruído, peça sonora, rádio extendido: um estudo de caso de bugs & beats & beasts. Polêmica Revista Eletrônica, V. 13, n° 2, 2014.
McLAREN, Margaret. Foucault, feminismo e subjetividade. São Paulo: Intermeios, 2016.
McLAREN, Margareth. Resistência e revolução: “nem tudo é igualmente perigoso”. In: RAGO, Margareth; GALLO, Sílvio (orgs.). Michel Foucault e as insurreições: é inútil revoltar-se? São Paulo: Intermeios, 2017, p.351-362.
OKSALA, Johanna. O sujeito neoliberal do feminismo. In: RAGO, M.; PELEGRINI, M.(orgs.). Neoliberalismo, Feminismos e Contracondutas: perspectivas foucaultianas. São Paulo: Intermeios, 2019, p.115-138.
OKSALA, Johana. Feminism and Neoliberal Governmentality, Foucault Studies, n.16, 2013, p.32-53.
PESSOA, Sônia Caldas. Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência. Experiências e partilhas. Coleção Tese. Belo Horizonte (MG): PPGCOM, 2018. Disponível em: http://www.seloppgcom.fafich.ufmg.br/index.php/seloppgcom/catalog/book/21. Acesso em 19 mai. 2019.
RAGO, Margareth. Foucault, o neoliberalismo e as insurreições feministas. in RAGO, M. ; GALLO, S. (orgs.) Michel Foucault e as insurreições: é inútil revoltar-se?, São Paulo: Intermeios, 2017, p.363-374.
ROGERS, Richard. Digital Methods for Web Research. In: Emerging Trends in the Social and Behavioral Sciences, 1–22, 2015.
VENTURINI, Tommaso; BOUNEGRU, Liliana; GRAY, Jonathan; ROGERS, Richard. A Reality Check(List) for Digital Methods. In: New Media & Society, v. 20, n. 11, nov. 2018.
ZIMMERMANN, Elizabeth. La radio expandida. Sexta Bienal Internacional de Radio. Radio Educación: México, 2006.
Publicado
2022-12-21
Como Citar
Pessoa, S., Mantovani, C., & Salgueiro, Ângela. (2022). Mundo Corporativo no rádio: Gênero e cultura da confiança. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(1), 128-144. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6364
Seção
Dossiê Rádio e Gênero