Reflexões sobre o lugar do podcast no cenário da mídia sonora
Resumo
Esse artigo visa revisitar os conceitos de rádio expandido Kischinhevsky (2016) e rádio hipermidiático Lopez (2010) e discutir como essas definições se posicionam em face às novas discussões, e onde se situa o podcast nos estudos de mídias sonoras nos dias atuais. Busca-se entender se já é possível afirmar que o podcast é uma nova instituição social, independente do rádio, e quais são as características particulares de cada meio. Para isso, partiu-se da entrevista de Richard Berry publicada na Revista Radiofonias (2020) e realizou-se entrevistas semiestruturadas com três outros pesquisadores da área de rádio e podcasts Luana Viana (2023), Luãn Chagas (2023) e Luiz Artur Ferraretto (2023). A pergunta central desta pesquisa é entender se o podcast pode ser considerado uma nova instituição social.
Palavras-chave: Podcast; Rádio; Rádio expandido; Rádio hipermidiático; Mídias Sonoras.
Referências
CHAGAS, Luãn José Vaz. Entrevista concedida a AUTOR: 20 de Junho, 2023.
CHAGAS, Luãn José Vaz. SILVA, Antonio Carlos. A segunda era dos podcasts no Brasil:: Historiografia recente da consolidação da mídia sonora no contexto do rádio expandido. Revista Comunicação, Cultura e Sociedade, v. 8, n. 1, 2021.
FERRARETTO, Luiz Artur. Conceitos de rádio: múltiplos olhares ressignificando e atualizando definições. Radiofonias – Revista de Estudos e Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 12, n. 02, p. 10-29,maio/ago. 202
FERRARETTO, Luiz Artur. Entrevista concedida a AUTOR 2 de Junho, 2023.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. In: Richard Berry: “O Rádio está aprendendo muito com o podcasting”. Entrevista: Richard Berry. Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG , v. 11, n. 01, p. 200-204, jan./abr. 2020.
LOPEZ, Debora Cristina; Redin de Quadros, Mirian. O rádio e a relação com o ouvinte no cenário de convergência: uma proposta de classificação dos tipos de interatividade. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, vol. 22, núm. 3, julio-septiembre, 2015, pp. 164-181.
Rádio é consumido por 83% da população no Brasil; 58% ouvem em maior ou na mesma quantidade, diz Inside Radio 2022. Associação catarinense de emissoras de rádio e televisão, 21 set. 2022. Disponível em: https://www.acaert.com.br/noticia/46784/radio-e-consumido-por-83-da-populacao-no-brasil-58-ouvem-em-maior-ou-na-mesma-quantidade-diz-inside-radio-2022. Acesso em: 23 jun. 2023.
SOUZA, MATHEUS. Radiojornalismo e convergência digital: uma análise das rotinas de repórteres em emissoras all news. 2020. Dissertação (Mestrado Comunicação) - Universidade de Brasília, 2020.
VIANA, Luana. Entrevista concedida a AUTOR: 14 de Junho, 2023.