CriptoSonido: Aleph, perspectivas e reflexões sobre o processo de formação de uma radioarte
Resumo
Este artigo discute CriptoSonido: Aleph, radioarte e instalação sonora. Obra e reflexões estéticas relacionam-se com pesquisa de tese-criação. A expectativa foi criar peças que permitam a evocação de conhecimento não discursivo, explorando potencialidades sinestésicas do som mediatizado. Processo artístico e compreensão teórica foram abordados de maneira dialógica e eclética, a partir do reconhecimento de um saber operativo e do desejo de produção de presença. À luz de noções extraídas da Cultura do Ouvir, da Filosofia da Técnica e Teoria da Formatividade, buscou-se o estabelecimento de vínculos significativos com um ouvinte ideal, bem como a compreensão aprofundada do fazer artístico em rádio e mídia sonora. Magia e técnica, ciência e arte, iconicidade e abstração, correspondências e deslocamentos – estas são algumas das ideias trabalhadas.
Referências
ARNHEIM, Rudolf. Estética radiofónica. Tradução: Manuel Figueras Blanch. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A., 1980.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. Tradução: José Américo Motta Pessanha.... /et al/. 4ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
BAITELLO JR., Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.
BAITELLO JR., Norval. A carta, o abismo, o beijo: os ambientes de imagens entre o artístico e o mediático. São Paulo: Paulus, 2018.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Tradução: Isabel Pascoal. Lisboa: Edições 70, 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, vol. 1. Tradução: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BORTULUCCE, Vanessa Beatriz; D’UGO JR., Roberto. O rádio na estética do futurismo italiano: o manifesto La Radia. Revista Lumen, v. 4, nº 7, jan./jun. – p. 69-83, 2019 – ISSN: 2447-8717. Disponível em: http://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/view/97. Acesso em:10 out. 2021.
BRETON, André. Silence is Golden. Tradução de Louise Varèse. Modern Music, XXI, 3 (1944), p. 150-154.
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Tradução: Sergio Pachá. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.
CAESAR, Rodolfo. Trem: transporte e tempo. Revista Carbono: natureza, ciência e arte [revista eletrônica], v. 1, p. 1, 2012. Disponível em: http://revistacarbono.com/artigos/01trem-transporte-e-tempo/. Acesso em: 10 jun. 2023.
CALVINO, Italo. Um rei à escuta. In: _____. Sob o sol-jaguar. Tradução: Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 57-89.
CAMPESATO, Lílian. Arte sonora: uma metamorfose das musas. 2007. 173f. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-17062008-152641/pt-br.php. Acesso: 18 fev. 2021.
CARPENTER, Edmund; MCLUHAN, Marshall. Espaço acústico. In: CARPENTER, Edmund; MCLUHAN, Marshall (org.). Revolução na comunicação. Tradução: Álvaro Cabral. 4ª ed. – Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
CASNOK, Yara B. Música: entre o audível e o visível. São Paulo. Unesp, 2003.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução: Flavio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CHKLÓVSKI, Viktor. Arte como procedimento (1917). Tradução: David Gomiero Molina. Rus. Revista de Literatura e Cultura Russa, V.10 N. 14 (2019). Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/153989 Acesso:
CHRISTOFFEL, David. Radio Art, Between Autonomy and Hybridation. Tradução: Phoebe Hadjimarkos Clarke. Critique d’art [online], 55 | Automne/hiver, online since 30 November 2021. Disponível em: http://journals.openedition.org/critiquedart/68021; DOI: https://doi.org/10.4000/critiquedart.68021. Acesso em: 15 jun. 2023.
COURI, Aline. Imagens e sons em loop: tecnologia e repetição na arte. 2006. 121f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura). Escola de Comunicação da UFRJ, Rio de Janeiro, UFRJ, 2006. Disponível em: http://www.pos.eco.ufrj.br/site/teses_dissertacoes_interna.php?dissertacao=11. Acesso em: 07 maio 2023.
D’UGO JR., Roberto. CriptoSonido: Aleph. Reflexões sobre o processo de formação de uma radioarte. In: Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Evento virtual - Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - Recife-PE - 4 a 9 de outubro de 2021. ISSN: 2175-4683. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2021/resumos/dt4-rm/roberto-d-ugo.pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
D’UGO JR., Roberto. Radioarte: explorações poético-documentais de uma dimensão oculta do som: interfaces entre arte, técnica e magia nos processos de criação e escuta de artemídia sonora. 2022. 189f. Tese. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2022. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/242667>.
ECO, Umberto. O pêndulo de Foucault. Tradução: Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Record, 1995.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. Tradução: Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2015.
EL HAOULI, Janete. Rádio: arte do espaço sonoro. In: Anais do XIII Encontro da ANPPOM. UFMG, Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001, p. 247-252. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anppom_2001_1.pdf. Acesso em: 05 mar. 2022.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução: Sonia Cristina Tamer. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FLUSSER, Vilém. Tambores de negros. In: _____. Na música. Tradução: Marta Castello Branco. São Paulo: Annablume, 2018, p. 99-107.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. O Lobo no labirinto: uma incursão à obra de Murray Schafer. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Tradução: Marília C. G. Carneiro e Déborah Maia de Lima. ARJ/Revista de Pesquisa em Arte. Brasil. Vol. 1/1, p. 1-17. Jan. Jul., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em: 22 fev. 2020.
FREUD, Sigmund. O infamiliar e outros escritos. Tradução: Ernani Chaves, Pedro Heliodoro Tavares. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: Editora UNESP: Imprensa Oficial do Estado, 2003.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JUNG, Carl Gustav. O segredo da flor de ouro: um livro de vida chinês / C.G. Jung. R. Wilhelm. Tradução: Dora Ferreira da Silva e Maria Luia Appy. 15. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Tradução: Carla Cardarello. Educação & Realidade, Vol. 29 (1), jan./jun. 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25417. Acesso em: 22 fev. 2019.
LEPETIT, Patrick. The esoteric secrets of surrealism: origins, magic and secret societies. Tradução: Jon E. Graham. Rochester, Vermont: Inner Traditions, 2014.
MASNATA, Pino. Radia – a gloss of the 1933 futurist radio manifesto. Tradução: e introdução: Margaret Fisher. Emeryville: Second Evening Art, 2012.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução: Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1998.
MEDITSCH, Eduardo. Rudolf Arnheim e o potencial expressivo do rádio. In: MEDITSCH, E. (Org.). Teorias do Rádio – Vol. 1. Florianópolis: Insular, 2005.
MENEZES, José Eugênio de Oliveira. Cultura do ouvir e ecologia da comunicação. São Paulo: UNI, 2016.
MENEZES, Philadelpho. Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: EDUC, 1992.
O’DOHERTHY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. Tradução: Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
OFFMAN, Erving. A fala do rádio – um estudo dos percursos dos nossos erros. Tradução e edição: Kátia Modesto Valério. In: MEDITSCH, Eduardo; ZUCULOTO, Valci (Org.). Teorias do Rádio – Vol. 2. Florianópolis: Insular, 2008.
PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria da Formatividade. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
PAZ, Octavio. Marcel Duchamp, ou, O castelo da pureza. Tradução: Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 2014.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Tradução: Sebastião Uchoa Leite. São Paulo, Perspectiva, 2015.
PAZ, Octavio. Conjunções e disjunções. Tradução: Lúcia Teixeira Wisnik. São Paulo: Perspectiva, 2018.
SCHAEFFER, Pierre. Qué es la música concreta? Tradução: Elena Lerner. Editions du Seuil, Paris, 1952.
SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo. Tradução: Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
SCHOLEM, Gershom. A cabala e seu simbolismo. Tradução: Hans Borger e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Routledge, 1983/2016.
SIMONDON, Gilbert. A individuação à luz das noções de forma e informação. Tradução: Luís Eduardo Ponciano Aragon e Guilherme Ivo. São Paulo: Editora 34, 2020.
SOSNOWSKI, Saúl. Borges e a cabala: a busca do verbo. Tradução: Leopoldo Pereira Fugencio Junior e Roney Cytrynowicz. São Paulo: Perspectiva, 1991.
VALENTE, Agnus. Heurística híbrida e processos criativos híbridos: uma reflexão sobre as metodologias da criação no contexto do hibridismo em artes. In: FIORIN, E.; LANDIM, P.C., e LEOTE, R.S., orgs. Arte-ciência: processos criativos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, p. 11-28. Desafios contemporâneos collection. ISBN 978-85-7983-624-4. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 21 abr. 2023.
WILLER, Claudio. Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
WILLER, Claudio. O acaso objetivo e André Breton: encontros com a vida e a morte. Musa rara: literatura e adjacências, 05 abr. 2013. Disponível em: https://musarara.com.br/o-acaso-objetivo-e-andre-breton. Acesso em: 13 de mai. 2023.
ZAREMBA, Lilian (Org.). Entreouvidos: sobre rádio e arte. Rio de Janeiro: Soarmec Editora/ Oi Futuro, 2009.
ZAREMBA, Lilian. Hertziana, galena códex. Catálogo de exposição realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro (17 dez., 2011 a 11 mar., 2012). Rio de Janeiro: EAV, 2011.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Tradução: Jerusa Pires e Suely Fenerich. São Paulo: EDUC, 2000.