CriptoSonido: Aleph, perspectivas e reflexões sobre o processo de formação de uma radioarte

  • Roberto D Ugo Junior
Palavras-chave: radioarte, arte sonora, arte mídia

Resumo

Este artigo discute CriptoSonido: Aleph, radioarte e instalação sonora. Obra e reflexões estéticas relacionam-se com pesquisa de tese-criação. A expectativa foi criar peças que permitam a evocação de conhecimento não discursivo, explorando potencialidades sinestésicas do som mediatizado. Processo artístico e compreensão teórica foram abordados de maneira dialógica e eclética, a partir do reconhecimento de um saber operativo e do desejo de produção de presença. À luz de noções extraídas da Cultura do Ouvir, da Filosofia da Técnica e Teoria da Formatividade, buscou-se o estabelecimento de vínculos significativos com um ouvinte ideal, bem como a compreensão aprofundada do fazer artístico em rádio e mídia sonora. Magia e técnica, ciência e arte, iconicidade e abstração, correspondências e deslocamentos – estas são algumas das ideias trabalhadas.

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Publicado
2024-01-04
Como Citar
D Ugo Junior, R. (2024). CriptoSonido: Aleph, perspectivas e reflexões sobre o processo de formação de uma radioarte. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 14(2), 22-60. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6972
Seção
Dossiê "90 anos de La Radia – Manifesto futurista de outubro de 1933"