Rádio e epistemologia: distanciamento e aproximações nos GT`s da Compós de 2000 a 2022

  • Paulo Fernando de Carvalho Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Norma Meireles
  • Sheila Borges
  • Patricia Monteiro
Palavras-chave: rádio, epistemologia, grupos de trabalho, Compos

Resumo

Este artigo faz um movimento de aproximação do rádio com a epistemologia envolvendo inquietações para compreender como a produção de conhecimento em rádio contribui para o debate epistemológico tendo por base os GT'S da Compós. Considerando a dificuldade de identificar os textos aprovados sobre rádio, nos últimos 23 congressos, buscou-se, metodologicamente, termos que funcionassem como operadores semânticos para lastrear a investigação. Após um pré-teste com busca de palavras no sistema de três Anais em distintos anos, percebeu-se um maior número de respostas nos operadores: rádio, radiojornalismo, áudio e sonoro (a). Como conclusão, identificou-se uma presença significativa de artigos sobre o rádio e a ausência, até agora, de uma discussão mais epistemológica do universo radiofônico. Ao identificar dispersão, fez-se a aproximação, para promover um debate que aponte a importância de questões epistemológicas nos estudos de rádio.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES DE HISTÓRIA DA MÍDIA. Pesquisadores da Alcar referendam 1919 como início da radiodifusão no Brasil: Rádio Club de Pernambuco é considerada a pioneira. Alcar. Disponível em: https://plone.ufrgs.br/alcar/jornal-alcar/jornal-alcar-no-73-julho-2020/editorial. Acesso em: 26 fev. 2023.

COMPÓS. Anais da Compós, 2023. Página interna do site da compós que dá acesso aos anais dos eventos realizados desde 2000. Disponível em: . Acesso em: 21 fev.2023.

DINIZ, L. Costa Rego e o Curso Pioneiro de Jornalismo da Universidade do Distrito Federal. in Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM): Caxias do Sul (RS), 2 a 6 de setembro de 2010.

DUARTE, E. Por uma epistemologia da Comunicação. in LOPES, M.I.V. et al. Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

JENKINS, H.; FORD, S; GRENN, J. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008. 428p.

NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral - Uma Polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

KISCHINHEVSKY, M. et al. A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI – Chaves conceituais e objetos de pesquisa. In: Revista Intercom. São Paulo: v.40, n.3, p.91-108, set./dez. 2017.

KISCHINHEVSKY, . Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, v. 1. 152p. 2016.

LOPEZ, D. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. 2009. 301 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Comunicação. Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2009.

LOPEZ, D; MUSTAFÁ, I. Pesquisa em rádio no Brasil: um mapeamento preliminar das teses doutorais sobre mídia sonora. In: Revista Matrizes, São Paulo, v. 6, n. 1, p.189-205, 2012.

MAIA, M. C. F. O que é rádio? perspectivas teóricas na pesquisa em comunicação. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2019.

MARTINO, L. C. As epistemologias contemporâneas e o lugar da Comunicação. in LOPES, M.I.V. et al. Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

MARTINO, L. C. et alli Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2007.

MEIRELES, N. Radialismo no Brasil - profissão, currículo e projeto pedagógico. Florianópolis (SC): Insular, 2020.

NAVARRO, R. F. La producción social de sentido sobre la producción social de sentido: hacia la construcción de un marco epistemológico para los estudios de la comunicación. in LOPES, M.I.V. et al. Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

OLIVEIRA, M. A história surda dos estudos de rádio e os desafios da investigação sobre as significações do ouvir. In: Revista Significação. nº39, ano 40, 2013.

OLIVEIRA, M. Prefácio. In: V.Z; D.L.; M.K. Estudos radiofônicos no Brasil — 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. São Paulo: Intercom. 2016.

OLIVEIRA, M; PRATA, N. Rádio em Portugal e no Brasil: trajetória e cenários.Braga (Pt): Uminho, 2015.

PRATA, N; MUSTAFÁ, I; PESSOA, S. C. Teóricos e pesquisadores de rádio no Brasil. In: Revista Brasileira de História da Mídia- v.3, n.1, jan.2014-jun/2014.

VICENTE, M. História e comunicação na ordem internacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
Publicado
2024-01-18
Como Citar
de Carvalho Lopes, P. F., Meireles, N., Borges, S., & Monteiro, P. (2024). Rádio e epistemologia: distanciamento e aproximações nos GT`s da Compós de 2000 a 2022. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 14(3), 9-39. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7001