Mídia sonora e ficção

uma análise da audiossérie Sofia

  • Diogo José de Moraes Lopes Barbosa Universidade Federal de Pernambuco / Estudante de Doutorado
  • Thelma Panerai Alves Universidade Federal de Pernambuco
  • Raldianny Pereira Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Podcast Sofia, Podcast de ficção, Ficção nas mídias sonoras

Resumo

Temos visto um aumento na escuta de mídias sonoras na forma de podcasts. Dentre os temas e gêneros presentes, a ficção vem ganhando cada vez mais destaque. Assim, nosso objetivo nesse trabalho foi investigar quais características essas narrativas ficcionais na forma de podcast carregam. Para tal, analisamos o podcast de ficção Sofia. Investigamos aspectos como a sonoplastia, a trilha sonora, o roteiro, a interpretação dos atores, além de questões que envolvem seu processo de produção. Enquanto suporte teórico, utilizamos nomes como Aslan (1994), Ferraretto (2014), Neuberger (2012). Concluímos ao final que o podcast de ficção partilha dos mesmos princípios enquanto linguagem de outras obras ficcionais em mídia sonora, ou seja, os recursos utilizados já estavam presentes no rádio em sua era de ouro.

Biografia do Autor

Diogo José de Moraes Lopes Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco / Estudante de Doutorado

Doutorando em Educação Tecnológica pelo EDUMATEC na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Artes pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco. É licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Rádio, TV e Internet, ambas pela UFPE. Além disso, é Técnico em Rádio e TV pelo SENAC-PE. Membro do grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais (EDUMATEC/UFPE). Atua como professor da disciplina de Arte vinculado à Prefeitura Municipal do Recife, abordando as linguagens do teatro, das artes visuais, da música e do cinema. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Pedagogia do Teatro, Cinema e Educação, Ensino de Arte, Educomunicação e Educação Tecnológica.

Thelma Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado e doutorado em Inovação Educativa (Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha). Licenciada em Letras, com especialização em Linguística. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Áreas de pesquisa: - Cultura digital na Educação: usos de mídias, redes e plataformas. - Narrativas digitais/narrativas transmidiáticas em contextos educativos. - Multiletramentos digitais. - Linguagens audiovisuais digitais na Educação. - Etnografias digitais. - Epistemologias do Sul e tecnologías: descolonização dos saberes e interculturalidades. - Feminismos, diversidades e emancipação, em contextos educativos e digitais. - Cidadania digital e Educação. - Mediações Interculturais e Educação, em contextos digitais 

Raldianny Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

É Doutora em Sociologia (UFPE), Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural (UFRPE), Especialista em Escrita Criativa (Unicap-PE/PUC-RS) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UFPE). Professora do Decom/UFPE. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de gênero e representações sociais e comunicação e movimentos sociais.

Referências

ASLAN, Odette. O ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

GUERRINI JR., Irineu. “O crime não compensa”: Meneghetti e uma visão policial do crime na Rádio Record de São Paulo nos anos 1940 e 1950. In: DÂNGELO, Newton; SOUSA, Sandra Sueli Garcia de (Org.). Noventa anos de rádio no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2016.

LIMA, Nilsângela Cardoso. Rádio e identidades nacionais: possibilidades e limites do poder político e cultual do veículo. In: DÂNGELO, Newton; SOUSA, Sandra Sueli Garcia de (Org.). Noventa anos de rádio no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2016.

MORIN, Edgar. As estrelas - mito e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

NEUBERGER, Rachel Severo Alves. O rádio na era da convergência das mídias. Cruz das Almas/BA: UFRB, 2012.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PEDRAZZI, Fernanda Kieling. Em defesa do radioteatro: relato de uma experiência de ensino de rádio na UFSM em Frederico Westphalen – RS. In: FERRARETTO, Luiz Artur; KLÖCKNER, Luciano (Org.). E o Rádio? Novos horizontes midiáticos. Porto Alegre, RGS: Edipucrs, 2010.

VENANCIO, Rafael Duarte Oliveira. Barão Wilson Fittipaldi e a invenção do radiojornalismo esportivo automotor. In: DÂNGELO, Newton; SOUSA, Sandra Sueli Garcia de (Org.). Noventa anos de rádio no Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2016.
Publicado
2024-07-02
Como Citar
Diogo José de Moraes Lopes Barbosa, Thelma Panerai Alves, & Raldianny Pereira. (2024). Mídia sonora e ficção: uma análise da audiossérie Sofia. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 15(1). Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7030