As estratégias da rádio Mega FM para se tornar referência da comunicação comunitária em Juiz de Fora (MG)

  • Marco Aurelio Reis UFJF / SSE-MG
Palavras-chave: rádio comunitária; estratégias; Mega FM; comunicação

Resumo

Criada em 1997, a Mega FM tornou-se exemplo de rádio comunitária. Operando no Santa Cândida, bairro periférico de Juiz de Fora, até 2007, a rádio enfrentou desafios relacionados à censura, como quando a Anatel lacrou seu transmissor e o pedido de autorização foi negado pelos órgãos governamentais, que concederam a licença a uma rádio evangélica. No entanto, a Mega FM demonstrou notável resistência ao usar processos criativos para contornar tais barreiras. A rádio desenvolveu estratégias inovadoras alinhadas com Kaplún (1984) sobre comunicação como ferramenta de resistência e transformação social, além do caráter educativo da filosofia de Paulo Freire (1978). O estudo visa resgatar as estratégias adotadas pela emissora até o fechamento arbitrário e sem possibilidades de recurso, usando a metodologia de estudo de caso de Robert Yin (2005). A pesquisa indica ações adotadas para o sucesso da emissora e contribui para a formação de um modelo de rádio comunitária para diferentes comunidades.

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Publicado
2025-11-21
Como Citar
Reis, M. A. (2025). As estratégias da rádio Mega FM para se tornar referência da comunicação comunitária em Juiz de Fora (MG). Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 353-372. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.7535