O Rádio e os 60 anos do Golpe de 1964

  • Nair Prata UFOP/FUMEC
  • Nelia Del Bianco UnB
  • Karina Woehl de Farias Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Palavras-chave: rádio; golpe de 1964; ditadura militar; 60 anos do Golpe

Biografia do Autor

Nair Prata, UFOP/FUMEC

jornalista, doutora em Linguística Aplicada (UFMG), com estágio de pós-doutorado na Universidad de Navarra, em Pamplona, Espanha. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Na Universidade FUMEC, é professora do curso de Jornalismo; professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento; coordenadora da Rádio FUMEC e editora da Revista Mediação. Foi Diretora científica da Intercom (2017-2020; 2020-2023) e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2015-2019) . É coordenadora do GI Radio y Medios Sonoros da ALAIC. É autora do livro "Webradio - novos gêneros, novas formas de interação" e organizadora de 29 coletâneas sobre comunicação e rádio. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente.

Nelia Del Bianco, UnB

 Jornalista, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Doutora em Comunicação pela ECA-USP com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha. Foi professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Ouro Preto (2020-2022). É membro da Rede de Radiojornalismo da SBPJor, do GP de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, do Grupo de pesquisa Geografias da Comunicação e integrou a rede de pesquisadores Worlds of Journalism Study (2021-2023). É uma das editoras da revista Brazilian Association of Journalism Researchers e pesquisadora do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações (CCOM), centro de caráter multidisciplinar da Universidade de Brasília. Em 2023 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão na categoria Maturidade Acadêmica. Estuda o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas na radiodifusão e no jornalismo, radiodifusão pública, infraestrutura de comunicação audiovisual e telecomunicações e políticas de comunicação

Karina Woehl de Farias, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Jornalista, professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp. É vice coordenadora do GT História da Mídia Sonora da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Coordena a RUV Podcasts – Laboratório de Mídias Sonoras da Unesp-Bauru.

Referências

BARBOSA, Marialva Carlos. Imprensa e Golpe de 1964: entre o silêncio e as rememorações de fatias do passado. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v.1. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/issue/view/2108. Acesso em: set/2024.

CANTARINO, Geraldo. O basta à censura durante a ditadura. Associação Brasileira de Imprensa (ABI), junho de 2024. Disponível em: https://www.abi.org.br/o-basta-a-censura-durante-a-ditadura/. Acesso em: out/2024.
Publicado
2024-10-19
Como Citar
Prata, N., Del Bianco, N., & Farias, K. W. de. (2024). O Rádio e os 60 anos do Golpe de 1964. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 15(2), 2-6. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7641