Educomunicação e práticas docentes:
podcast como instrumento interdisciplinar e interativo no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas/RS
Palavras-chave:
Educomunicação; Docência; Formação; Podcast; Escola.
Resumo
A pesquisa apresenta resultados da produção de podcast na disciplina de Cultura e Tecnologias Digitais como ambiente interdisciplinar de aprendizado no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o desafio a que se propõe é apresentar a relação necessária entre a comunicação e a educação, nos moldes do novo ensino médio. A fim de demonstrar como objetivo apresentar como essa prática pode auxiliar docentes na educação básica. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação e participante (Gil, 2009). Com base em Soares (2011), apontam- se contribuições educomunicacionais a partir do podcast.
Referências
AVIS, M. C. Brasil é o país que mais consome podcast no mundo. 2023. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/brasil-e-o-pais-que-mais-consome-podcast-no- mundo. Acesso em: 2 out. 2024.
BARROS, G. C.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Eptic On-Line, Aracaju, v. IX, p. 74-89, 2007.
CITELLI, Adilson; SOARES, Ismar; LOPES, Maria Immacultta. Educomunica o: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 12 25, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330. Acesso em: 04 de Out. 2024.
DALBÓ, P. S.; AZEVEDO, Nathalia Helena. O podcast como ferramenta de gestão do conhecimento em um curso técnico da rede pública. 2020. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.
UFSCar. Anais. 2020.
FREIRE, E. P. A. Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. Dissertação. UFRN. Natal, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2009.
GUSDORF, Georges. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. Lisboa: Livraria Morais Editora, 1967.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em educação: Um contributo para o estado da arte. In: BARCA, A. et al. Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía: libro de actas. La Coruña: Universidad de La Coruña - Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 2007, p. 837-846. ISSN: 1138-1663. Disponível em:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
LIMA, K. M. C. F. M.; SOUSA CAMPOS, C.; BRITO, A. L. O PodCast como
ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. In: VII Congresso Nacional de Educação (VII CONEDU), 2020. Anais ... Campina Grande/PB: Realize, 2020. p. 1-6.
LOPES, M. F.; MIANI, R. A. M dia-Educa o e Histórias em Quadrinhos Uma proposta de Alfabetização Crítica e Criativa na Linguagem das HQ com Estudantes de 5º Ano. In: PERUZZO, C. M. Comunicação Popular, comunitária e alternativa no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2015.
MELO, Narcisa Castilho. Podcast: uma nova ferramenta no contexto educacional.
Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n. 3, jun. 2021.
MORAN, J. M. Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida. [S.l.], 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp- content/uploads/2013/12/projetos_vida.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15ª ed. São Paulo: Papirus, 2008.
NAZÁRIO, Karoline Gonçalves; JULIANI, Douglas Palesky. A utilização do podcast como recurso educacional e compartilhamento de práticas inclusivas. Educação em Revista, v. 25, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/14483..
Acesso em: 2 out. 2024.
PERUZZO, C. M. K. (Org). Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2015.
RIBEIRO, R. M. Em alta na pandemia, podcasts apostam em novelas e séries de ficção. Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/em-alta-na- pandemia-podcasts-apostam-em- novelas-e-series-de-ficcao. Acesso em: 9 jun. 2024.
SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, I. de O. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação.
Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 23, p. 16-25, 2002.
SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, I. de O. Metodologias da Educação para Comunicação e Gestão Comunicativa no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, M. A. (org.). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014
BARROS, G. C.; MENTA, E. Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Eptic On-Line, Aracaju, v. IX, p. 74-89, 2007.
CITELLI, Adilson; SOARES, Ismar; LOPES, Maria Immacultta. Educomunica o: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 12 25, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330. Acesso em: 04 de Out. 2024.
DALBÓ, P. S.; AZEVEDO, Nathalia Helena. O podcast como ferramenta de gestão do conhecimento em um curso técnico da rede pública. 2020. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.
UFSCar. Anais. 2020.
FREIRE, E. P. A. Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. Dissertação. UFRN. Natal, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2009.
GUSDORF, Georges. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. Lisboa: Livraria Morais Editora, 1967.
IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em educação: Um contributo para o estado da arte. In: BARCA, A. et al. Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía: libro de actas. La Coruña: Universidad de La Coruña - Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 2007, p. 837-846. ISSN: 1138-1663. Disponível em:
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.
LIMA, K. M. C. F. M.; SOUSA CAMPOS, C.; BRITO, A. L. O PodCast como
ferramenta ao ensino: implicações e possibilidades educativas. In: VII Congresso Nacional de Educação (VII CONEDU), 2020. Anais ... Campina Grande/PB: Realize, 2020. p. 1-6.
LOPES, M. F.; MIANI, R. A. M dia-Educa o e Histórias em Quadrinhos Uma proposta de Alfabetização Crítica e Criativa na Linguagem das HQ com Estudantes de 5º Ano. In: PERUZZO, C. M. Comunicação Popular, comunitária e alternativa no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2015.
MELO, Narcisa Castilho. Podcast: uma nova ferramenta no contexto educacional.
Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n. 3, jun. 2021.
MORAN, J. M. Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida. [S.l.], 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp- content/uploads/2013/12/projetos_vida.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 15ª ed. São Paulo: Papirus, 2008.
NAZÁRIO, Karoline Gonçalves; JULIANI, Douglas Palesky. A utilização do podcast como recurso educacional e compartilhamento de práticas inclusivas. Educação em Revista, v. 25, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/14483..
Acesso em: 2 out. 2024.
PERUZZO, C. M. K. (Org). Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2015.
RIBEIRO, R. M. Em alta na pandemia, podcasts apostam em novelas e séries de ficção. Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/em-alta-na- pandemia-podcasts-apostam-em- novelas-e-series-de-ficcao. Acesso em: 9 jun. 2024.
SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, I. de O. Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação.
Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 23, p. 16-25, 2002.
SOARES, I. de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, I. de O. Metodologias da Educação para Comunicação e Gestão Comunicativa no Brasil e na América Latina. In: BACCEGA, M. A. (org.). Gestão de Processos Comunicacionais. São Paulo: Atlas, 2002.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014
Publicado
2025-11-21
Como Citar
SILVA, W. M. da, RIBEIRO, M. da S., MACHADO, M. M., & Negrini, M. (2025). Educomunicação e práticas docentes: : podcast como instrumento interdisciplinar e interativo no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas/RS. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 257-273. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.7651
Seção
Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contempor