Pensar o objeto radiofônico: questões orientativas para um olhar ampliado para pesquisas de processos de comunicação radiofônica

  • Roscéli Kochhann Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Rádio; Interações; Metodologia da pesquisa. Protocolo metodológico.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um recorte da tese de doutorado intitulada "Por propostas metodológicas de processos de comunicação e interações do rádio contemporâneo". A pesquisa teve como objetivo a construção de um protocolo aberto para investigações a respeito dos processos de comunicação radiofônica. A partir da realização de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise de conteúdo de caráter qualitativo, a investigação apontou que o olhar para o rádio como objeto de pesquisa pode ser orientado a partir da observação de quatro dimensões: a caracterização do ouvinte, a caracterização do produto midiático radiofônico, as tecnologias envoltas nos objetos empíricos em análise e, ainda, os contextos de produção do fenômeno radiofônico em investigação. Além do protocolo, o percurso apresentou como resultado a construção de uma lista de questões orientativas que auxiliam a construção do caminho metodológico do pesquisador. Estas questões são apresentadas nesta comunicação.

Biografia do Autor

Roscéli Kochhann, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Comunicação na Universidade Federal do Paraná. -UFPR. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Comunicação Social - Hab. Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso- Tangará da Serra.  Tem interesse na pesquisa e docência em jornalismo, especificamente em radiojornalismo.

Referências

ALVES, João; LOPEZ, Debora C. Apontamentos metodológicos para a análise de podcasts seriados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42. Anais… Belém, 2019. Disponível em: Padrão (template) para submissão de trabalhos ao Acesso em: 20 dez. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2021.

BESPALHOK, Flávia Lúcia Bazan. As interações no rádio expandido: a experiência das emissoras curitibanas Massa FM, Caiobá FM e 98 FM. 2015. 251f. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens)- Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.

CASTRO, Kátia; BRUCK, Mozahir Salomão. Radiojornalismo: retórica e vinculação social. São Paulo: Intermeios, 2012.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HAUSSEN, Doris Fagundes. O Rádio em Teses e Dissertações dos PPGs em Comunicação brasileiros (2002-2012). In: ZUCULOTO, V., LOPEZ, D. C.; KISCHINHEVSKY, M. Estudos Radiofônicos no Brasil– 25 anos do Grupo 240 de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Coleção GPs (Grupos de Pesquisa), v. 22. São Paulo: Intercom, 2016.

JÁUREGUI, Carlos; LOPEZ, Debora C. Sonificação de dados: uma aproximação metodológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44. Anais...Virtual, 2021. Disponível em: Padrão (template) para submissão de trabalhos ao Acesso em: 20 dez. 2022.

KAPLÚN, Mario. A natureza do meio: limitações e possibilidades do Rádio. Tradução de Valci Zuculoto. In: MEDITSCH, E.; ZUCULOTO, V. (Org.). Teorias do Rádio: textos e contextos. Florianópolis: Insular, vol. II, 2008. 241

KAPLÚN, Mario. Produccion de programas de radio: el guion, la realizacion. Quito: Ciespal, 1978.

KISCHINHEVSKY, Marcelo et al. Desafios metodológicos nos estudos radiofônicos no século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38. Anais... Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: Padrão (template) para submissão de trabalhos ao Acesso em: 07 fev. 2023.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

KISCHINHEVSKY, Marcelo et al. A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI– Chaves conceituais e objetos de pesquisa. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), Intercom, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 91-108, set./dez., 2017.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Notas para uma metodologia de pesquisa em rádio expandido. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44. Anais...Virtual, 2021. Disponível em: Padrão (template) para submissão de trabalhos ao Acesso em: 20 dez. 2022.

KUCKARTZ, Udo; RÄDIKER, Stefan. Qualitative Content Analysis: Methods, Practice and Software. Los Angeles: Sage, 2023.

LOPEZ, Debora C. Radiojornalismo Hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã, Portugal: LabCom, 2010. Disponível em: http://labcom.ubi.pt/ficheiros/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf. Acesso em: 08 out. 2020.

LOPEZ, Debora C. et al. Metodologia para análise de referência com apoio em software: a abordagem de gênero nos estudos radiofônicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44. Anais… Virtual, 2021. Disponível em: Lopez, Betti, Freire, Gomes, 2021 Acesso em: 20 dez. 2022.

MAYRING, Philipp. Qualitative content analysis: theoretical foundation basic procedures and software solution. 2014. Disponível em: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0168-ssoar-395173 Acesso em: 09 abr. 2014.

MEAD, G. H. Mind, Self and Society- from the Standpoint of a Social Behaviorist. Chicago: The University Chicago Press, 1964. {2008}. Disponível em: bu000001.pdf (dominiopublico.gov.br). Acesso em: 04 nov. 2022.

MEDITSCH, Eduardo; BETTI, Juliana Gobbi. Os elementos sonoros na análise da informação radiofônica: em busca de métodos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EMJORNALISMO, 17, Anais.... Goiânia, novembro de 2019. Disponível em: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2019/paper/viewFile/2030/ 1173. Acesso em: 04 fev. 2023.

MENEZES, José Eugenio de Oliveira. Rádio e cidade: vínculos sonoros. São Paulo: Annablume, 2007.

SAAD, Elizabeth. Convergência de mídias: metodologias de pesquisa e delineamento do campo brasileiro. In: NOCI, Javier Díaz; PALACIOS, Marcos. Metodologia para o estudo dos cibermeios: estado da arte e perspectivas. Salvador: Edufba, 2008.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Tradução de Luciane de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Publicado
2024-12-27
Como Citar
Kochhann, R. (2024). Pensar o objeto radiofônico: questões orientativas para um olhar ampliado para pesquisas de processos de comunicação radiofônica. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 15(3), 06-21. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7688
Seção
Artigos