Trajetórias da produção de podcasts narrativos de ciência no Brasil
Resumo
Podcasts narrativos têm ganhado espaço nas produções nacionais, incluindo programas que tratam de ciência. Esses produtos podem ser usados como fonte de informação e entretenimento para ouvintes que buscam conhecimento de forma contextualizada e a partir de novas perspectivas. Para analisar os contextos e caminhos de produção desse formato de podcasts, foram realizadas entrevistas com produtoras de seis podcasts narrativos de ciência nacionais: 37 Graus, A Terra é Redonda (mesmo), Vinte Mil Léguas, Ciência Suja, Tempo Quente e Habitat. Por meio das entrevistas, identificou-se uma preocupação das produtoras em personalizar o conteúdo para atrair ouvintes e que as narrativas foram a estratégia para atingir este objetivo. Além disso, nota-se a forte influência de podcasts estadunidenses, assim como da Rádio Novelo e dos podcasts apoiados pelo Instituto Serrapilheira, nos desenhos de formato e fomento desses podcasts.
Referências
AMORIM, A. L. T.; ARAÚJO, M. J. C. G. Como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou o consumo de podcasts no Brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 25802–25815, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n3-335.
BONINI, T. La “segunda era” del podcasting: el podcasting como nuevo medio de comunicación de masas digital. Quaderns del CAC 41, v. 18, p. 23-33, 2015.
BUSSELE, R.; BILANDZIC, H. Measuring Narrative Engagement. Media Psychology, v. 12, n. 4, p. 321-347, 2009. DOI: 10.1080/15213260903287259.
CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS- CGEE. Percepção pública da C&T no Brasil - 2023. Resumo Executivo. Brasília, DF: CGEE, 2024. 30 p.
CONDE, M. J. G. La ciberradio. Nueva alternativa de futuro para la radio. Revista de Estudios de Juventud, v. 88. p. 51-62, 2010.
COWARD, R. Let journalists be themselves. British Journalism Review, v. 25, n. 4, p. 35-41. 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0956474814562770
DAHLSTROM, M. F. Using narratives and storytelling to communicate science with nonexpert audiences. PNAS, v. 111, n. 4, p. 13614-13620, 2014. DOI: 10.1073/pnas.1320645111
DANTAS, L. F. S.; DECCACHE-MAIA, E. O retorno da era do áudio: analisando os podcasts de divulgação científica. Rencima, v. 13, n. 4, p. 1-25. 2022.
DANTAS-QUEIROZ, M. V. et al. Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcasts. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 90, n. 2, p. 1891-1901, 2018.
DICICCO-BLOOM, B.; CRABTREE, B. F. The qualitative research interview. Medical Education, v. 40, n. 4, p. 314-321, 2006.
HESHMAT, Y. et al. Quality 'Alone' Time through Conversations and Storytelling: Podcast Listening Behaviors and Routines. GI '18: Proceedings of the 44th Graphics Interface Conference, p. 76-83, jun 2018.
KISCHINHEVSKY, M. et al. A consolidação dos estudos de rádio de mídia sonora no século XXI – Chaves conceituais e objetos de pesquisa. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 40, n. 3, p. 91-108, 2017.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio em episíodios, via internet; aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, v. 5, n. 10, p. 74-81, 2018.
KISCHINHEVSKY, M. Riscos à diversidade no ecossistema de podcasting na América Latina. 33º Encontro Anual da Compós, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói - RJ. 23 a 26 de julho de 2024.
LINDGREN, M; MCHUGH, S. A. Not dead yeat: emerging trends in radio documentary forms in Australia and the US. Australian Journalism Review, v. 35, n. 2, p. 101-113. 2013
LINDGREN, M. Personal narrative journalism and podcasting. The Radio Journal: Internacional Studies in Broadcast and Audio Media, v. 14, n. 1, p. 23-41. 2016.
LOPEZ, D. C. (Re)Construindo o conceito de audiência no rádio em cenário de convergência. In. ZUCULOTO, V; LOPEZ, D.; KISCHINHEVSKY, M. (Orgs.), Estudos Radiofônicos no Brasil. São Paulo: INTERCOM, 2016.
LOPEZ, D. C.; ALVES, J. Apontamentos metodológicos para a análise de podcasts seriados. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belém-PA, set/2019.
MACKENZIE, L. E. Science podcasts: analysis of global production and output from 2004 to 2018. Royal Society open science, v. 6, n. 1, online, 2019. Disponível em https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.180932
MARTIN, G. F. S. et al. Podcasts e o interesse pelas ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, p. 77- 98, 2020.
MCHUGH, S. How podcasting is changing the audio storytelling genre. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, v. 14, n. 1, p. 65-82, 2016.
MCHUGH, S. The narrative podcast as digital literary journalism: conceptualizing S-Town. Literary Journalism Studies, v. 13, n. 1 e 2, p. 101-129. 2021.
MEDEIROS, R. PRATA, N. Mecenato via plataforma digitais: o financiamento recorrente como modelo de negócio para podcasting. XII Encontro Nacional de História da Mídia, Natal/RN, junho 2019.
PASSOS, M. Y. et al. The Chudnovsky Case: How Literary Journalism Can Open the "Black Box" of Science. Literary Journalism Studies, v. 2, n. 2, p. 27-46. 2010.
PASSOS, M. Y. De fontes a personagens: definidores do real no jornalismo literário. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba-PR, set/2017.
PERKS, L. G.; TURNER, J. S. Podcasts and Productivity: A Qualitative Uses and Gratifications Study. Mass Communication and Society, v. 22, n. 1, p. 96-116, 2018. DOI: 10.1080/15205436.2018.1490434.
PIÑERO-OTERO, T.; PEDRERO-ESTEBAN, L. M. Audio communication in the face of the renaissance of digital audio. Profesional de la información, v. 31, n. 5, e310507. 2022. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2022.sep.07
SAMUEL-AZRAN, T. et al. Who listens to podcasts, and why?: the Israeli case. Online Information Review, v. 43, n. 4, p. 482-495, 2019.
SHAMBURG, C. et al. Podcast Listening and Informal Learning. The Qualitative Report, v. 28, n. 7, p.2033-2057. 2023. DOI: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2023.5862.
SILVA, A. C.; CHAGAS, L. J. V. A segunda era dos podcasts no Brasil: historiografia recente da consolidação da mídia sonora no contexto do rádio expandido. Comunicação e Mídias Sonoras, v. 8, ano 8. 2021.
THE INFINITE DIAL. The Podcast Consumer 2023. Edison Research, 9 mar 2023. Disponível em: https://www.edisonresearch.com/the-podcast-consumer-2023-an-infinite-dial-report/
TOBIN, S. J.; GUADAGNO, R. E. Why people listen: Motivations and outcomes of podcast listening. PLOS ONE, v. 17, n. 4, p. 1-16, 2022.
TRINCA, M. D.; FIGUEIREDO, S. P. Formatos de Podcasts: uma nova proposta de classificação baseada em estruturas. 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, João Pessoa/PB, set/2022.
TRINCA, M.D. Podcasts narrativos de ciência: análise de público e interesse. 2024. 156 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/22898. Acesso em: 30 mar. 2025.
VIANA, L. O uso do storytelling no radiojornalismo narrativo: um debate inicial sobre podcasting. Rumores, n. 27, v. 14, p. 286-305. 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.167321.
VIANA, L. O jornalismo em primeira pessoa em podcasts narrativos: encontros e tensões deontológicas. 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, virtual, out/2021.
YUAN, S. et al. "Listening" to Science: Science Podcasters' View and Pratice in Strategic Science Communication. Science Communication, v. 44, n. 2, p. 200-222, 2022.