Estudante Podcaster: o podcast como ferramenta de combate à desinformação com práticas de educomunicação em sala de aula

Palavras-chave: educomunicação; podcast; jornalismo; desinformação; educação midiática

Resumo

Neste artigo, apresentamos o recorte de uma pesquisa em andamento no mestrado da Pós-graduação em Comunicação e Inovação Social (PósCom) da UFPE. Analisamos como a educomunicação (Soares, 2020) pode desenvolver a leitura crítica da notícia entre adolescentes para o combate à desinformação. A proposta é implementar o projeto Somos todos repórteres? em escolas de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, por meio de intervenções práticas para a produção de podcast e materiais audiovisuais, tomando como base os formatos do jornalismo profissional e usando os aportes conceituais e metodológicos de Almeida (2024) na proposta da pesquisa-ação de intervenção da educomunicação na comunicação. 

Biografia do Autor

SHEILA Borges de Oliveira, UFPE

Sheila Borges de Oliveira é doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia, mestra em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e especialista em História Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em História, todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Publicidade e Propaganda pela UFPE. É professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação (NDC), da UFPE, desde 2015. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Comunicação e Inovação Social da UFPE. É vice-líder do grupo de pesquisa Observatório da Vida Agreste (OVA) e membra efetiva de dois grupos de pesquisa registrados no CNPQ: Convergência e Jornalismo (ConJor) e Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste (Laisa). É membra associada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra) e da Rede UnbCast de Podcasts Universitários. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de redes e tecnologias sociais, mídias digitais, mídias sonoras, rádio expandido, comunicação e educação popular, política e cultura participativa. É autora do livro "O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum", publicado pela Editora Cepe em 2015, e uma das organizadoras dos livros "Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação - artigos acadêmicos e relatos profissionais", publicados pela Cepe: o volume 1 em 2017 e o volume 2 em 2018. Recebeu o prêmio de menção honrosa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) em 2014 pelo reconhecimento da contribuição de sua tese para o campo do jornalismo, cujo título é o mesmo do livro acima citado. Por 24 anos, atuou profissionalmente em veículos impresso, radiofônico, televisivo e digital, além de ter exercido funções de assessora de imprensa em instituições públicas e privadas.

Referências

ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação Campina Grande: EDUFCG, 2024.

BECKER, Beatriz. News Literacy: a potência do diálogo entre jornalismo e educação contra a desinformação. Esferas, n. 29, 21 abr. 2024. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/14752. Acesso em: 22 julho de 2024.

BUFARAH, A. Proposta de classificação de podcasts jornalísticos na internet brasileira. 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, evento virtual, dez/2020.

CHAVES, Mônica. MELO, Luísa. Educação midiática para notícias: histórico e mapeamento de iniciativas para combater a desinformação por meio da educação. Revista Mídia e Cotidiano. Artigo Seção Temática. V. 13, n. 3, dez. de 2019.

CITELLI, A. O.; SOARES, I. de O.; VASSALLO DE LOPES, M. I. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165330. Acesso em: 28 fev. 2024.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. PODCAST: BREVE HISTÓRIA DE UMA NOVA TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Educação em Revista, Marília, SP, v. 18, n. 2, p. 55–71, 2017. DOI: 10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414.. Acesso em: 12 jun. 2025.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Ed. Atlas, 2008.

JENKINS, H; GREEN, J.; FORD, S. Cultura da Conexão – Criando Valor e Significado por Meio da Mídia Propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

KAPLÚN, Mário. Processos educativos e canais de comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, Brasil, n. 14, p. 68–75, 1999. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i14p68-75. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/36846.. Acesso em: 16 jun. 2025.

LENHARO, Rayane Isadora; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.01, 2016, p. 307-335. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v32n1/1982-6621-edur-32-01-00307.pdf. Acesso em: 14 julho de 2024.

MEDEIROS, Marcello Santos de. Podcasting: Um antípoda radiofônico. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília, 2006. Disponível em http://www.carosouvintes.com.br/pdf/medeiros-intercom-2006.pdf

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio da Pesquisa Social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 9-30.

PIRES, E. G. A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 281–295, abr. 2010.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

SILVA, Marcos Paulo; PENA, Felipe; AGUIAR, L. Pesquisas em jornalismo contra a desinformação: credibilidade para a defesa da democracia. In: PRATA, Nair; JACONI, Sônia; GABRIOTI, Rodrigo; NASCIMENTO, Genio; ANDRÉ, Hendryo; MATOS, Sílvio Simão. Comunicação e ciência: reflexões sobre a desinformação. São Paulo: INTERCOM, 2022, p 98-125.

VIANA, Luana. Estudos sobre podcast: um panorama do estado da arte em pesquisas brasileiras de rádio e mídia sonora. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 3, dez./mar. 2020.

SOARES, I. de O. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, I. O. Comunicação e Educação no contexto da crise das instituições paradigmáticas: a emergência da educomunicação. In PRATA, Nair e PESSOA, Sônia Caldas (orgs). Fluxos comunicacionais e crise da democracia. São Paulo, Intercom, 2020, pg. 44-63. ISBN: 978-65-990485-4-8. Disponível em http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/fluxos30112020.pdf. Acesso em 20 de julho de 2025.
Publicado
2025-11-21
Como Citar
Vianna Rodrigues, B., & Borges de Oliveira, S. (2025). Estudante Podcaster: o podcast como ferramenta de combate à desinformação com práticas de educomunicação em sala de aula . Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 16(2), 185-206. https://doi.org/10.63234/radiofonias.v16i2.8064
Seção
Dossiê Educação e Comunicação: Conexões Transformadoras e Perspectivas Contempor

Most read articles by the same author(s)